Decisão sobre compra de jatos pela FAB deve ficar para o ano que vem, diz Jobim

 

Agência Brasil

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse nesta quarta-feira (9) que somente em 2010 o governo deverá concluir a licitação para a compra dos 36 novos aviões de combate que irão substituir parte da atual frota da Força Aérea Brasileira (FAB). Segundo Jobim, que havia dito que a empresa vencedora seria anunciada ainda este mês, o “tempo está escasso” para que isso aconteça.

A Força Aérea ainda não me entregou o trabalho [a análise técnica das propostas apresentadas pelas três empresas concorrentes]. Vai entregar talvez na semana que vem e eu creio que isso vai ficar para o início do ano que vem”. Ele reafirmou que a decisão final sobre o negócio será política e caberá ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

A previsão inicial era de que a FAB concluísse a análise técnica das propostas e entregasse o resultado ao ministro até o fim de outubro. Cumprida essa etapa, o ministério iria repassar seu relatório ao presidente Lula para que ele então tomasse a decisão final.

As três concorrentes [ a francesa Dassault, fabricante do caça Rafale; a norte-americana Boeing, produtora do modelo F-18 Super Hornet e a sueca Saab, com o modelo Gripen NG. ], estão sendo avaliados em cinco áreas consideradas prioritárias pelo governo brasileiro: transferência de tecnologia; domínio brasileiro do sistema de armas oferecido; acordos de compensação e participação da indústria nacional, além de aspectos técnico-operacional e comercial. O domínio do sistema de armas irá garantir que o Brasil use, sem qualquer restrição, os armamentos próprios, já existentes ou a serem desenvolvidos.

Sugestão e colaboração: Konner

Artigo relacionado

FX 2: Porque a demora senhor presidente???

 

Fonte: Correiobraziliense

3 Comentários

  1. ….escrevam oque eu vou dizer ,o Brasil vai dar o tiro de misericórdia no rafale ,o Brasil vai fechar com os suecos…

  2. era de se esperar mesmo, com o FX-BR na época do Fernando Henrique fizeram a mesma coisa, isso vai acabar é dando em nada mesmo!!!Ou então o Lula vai usar para fazer chantagem e eleger a Dilma, com a aquela história de que o desenvolvimento tem de continuar…

Comentários não permitidos.