KC-X: Mala preta e os últimos desdobramentos

Concepção artística do KC-45 reabastecendo um B-2.

A Northrop Grumman informou o Pentágono, no dia 1º de dezembro, que não vai mais participar da oferta para a troca dos aviões reabastecedores da USAF no atual requerimento existente, chamado KC-X, a não ser que a RfT (Request for Proposal) seja alterada.

Na carta do dia 1° de dezembro para o Dr. Ashton Carter,o chefe de aquisições para o Pentágono, o Presidente e Chefe de Operações da Northrop Grumman, Wes Bush, disse que não acredita que o departamento de defesa publique uma segunda proposta para o KC-X e isso significa que a Northrop Grumman estaria fora da competição.

A EADS informou que estará apoiando as decisões da empresa parceira Northrop Grumman.

Bush adicionou que o DoD (Department of Defence) mostrou uma “clara preferência” por uma aeronave menor que a oferta do KC-45 da Northrop Grumman – o qual é baseado na aeronave comercial Airbus A330 – “com limitada capacidade multitarefa”, e que a “imposição” desses “pontos contratuais e há os encargos financeiros para companhia que nós simplesmente não podemos aceitar”.

A Northrop Grumman/EADS está competindo contra a Boeing – que compete com uma versão reabastecedora do 767 – para ganhar um contrato de US$ 35 bilhões na competição KC-X para construção de 179 novos aviões para reabastecimento aéreo, que substituirão os atuais KC-135, baseados nos 707.

A competição foi relançada no final de setembro, após o resultado de um protesto feito pela Boeing em fevereiro de 2008, que teria dado como vencedor da competição a Northrop Grumman/EADS. Relançaram a proposta, mas dessa vez com várias alterações beneficiando a aeronave 100% norte americana.

Fonte: Jane’s – Adaptação do texto e tradução: Cavok

Fonte: Blog do Vinna