Operação “Laçador” – atividades de Controle do Tráfego Marítimo

A Marinha do Brasil ativou a Organização do Controle Naval do Tráfego Marítimo (ORGACONTRAM), que orientará a participação da Marinha Mercante na Operação Combinada “Laçador”, do Ministério da Defesa.

 A ORGACONTRAM é composta por 23 Capitanias dos Portos, 16 Delegacias e 20 Agências, com a participação de 4.798 militares da Marinha do Brasil. Entre os exercícios realizados pela Força Naval durante a Operação Combinada “Laçador”, destaca-se o exercício de Controle de Área Marítima (CAM) e o de Controle Naval do Tráfego Marítimo (CNTM).

Para a realização dos exercícios de CAM e de CNTM, a Força Naval emprega os seguintes meios: Navio de Desembarque de Carros de Combate “Garcia D’Avila” (G29); Navio de Desembarque-Doca “Rio de Janeiro” (G31); Fragatas “Bosísio” (F48), “Constituição” (F42) e “Independência” (F44); Navio-Tanque “Gastão Mota” (G23); Submarino “Timbira” (S32); 1 helicóptero UH-14 “Super Puma”; 2 AH-11A “Super Lynx”; 1 SH-3A/B “Sea King”; e 2 UH-12 “Esquilo”.

As instruções para a adesão e a participação dos navios mercantes nos exercícios de CAM e de CNTM foram divulgadas na página do Comando do Controle Naval do Tráfego Marítimo (COMCONTRAM) e por meio do Avisos aos Navegantes, diariamente, em dois períodos distintos.

Vários navios mercantes aderiram ao exercício, destacando-se o Navio-Tanque “Gurupi”, de bandeira brasileira, que seguia viagem com destino ao porto de Rio Grande, transportando gás e óleo combustível para abastecimento daquela cidade. Saiba mais sobre a Operação “Laçador”.

Fonte: Marinha do Brasil