Medvedev promulga emendas que ampliam utilização do Exército russo

Moscou, 9 nov (EFE).- O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, promulgou hoje emendas à Lei de Defesa do país que ampliam os pretextos para o emprego do Exército russo fora de seu território, informou o Kremlin.

As emendas legais, apresentadas pelo líder russo ao Parlamento após a guerra com a Geórgia em agosto de 2008, pelo controle da região separatista da Ossétia do Sul, foram aprovadas pela Câmara dos Deputados e pelo Senado em outubro.

 A nova norma permite a utilização do Exército fora do país para “repelir ataques contra unidades das Forças Armadas ou outras tropas russas que atuem fora do território nacional” ou para “rejeitar ou prevenir uma agressão contra outro Estado que tenha solicitado ajuda à Rússia”.

Além disso, o presidente poderá utilizar o Exército para “defender cidadãos da Rússia fora do país” e a fim de “lutar contra a pirataria e garantir a segurança da navegação”. Anteriormente, a legislação russa só permitia o emprego de unidades militares fora do país com fins antiterroristas e segundo acordos internacionais assinados pela Rússia, como em missões de paz.

Colaborou Konner

Fonte: Último Segundo

1 Comentário

Comentários não permitidos.