Navio construído com aço do World Trade Center navega próximo ao Marco Zero

Construído nos estaleiros de Louisiana, o barco contém 7,5 toneladas de aço proveniente das Torres Gêmeas, destruídas no pior ataque sofrido pelos Estados Unidos em seu território continental, e que deixou cerca de 3 mil mortos.

O navio de 208 metros navegou lentamente pela baía de Nova York e pelo rio Hudson antes de parar por alguns minutos diante do Marco Zero, no sul de Manhattan, para uma salva de tiros.

No cais do sul de Manhattan, milhares de nova-iorquinos e familiares de vítimas da tragédia assistiram à breve cerimônia.

Vim porque meu filho Michael morreu no 11 de setembro. Ele era bombeiro com apenas nove semanas de atividade“, contou à AFP Nancy Cinei. “Saber que o World Trade Center é parte do USS New York significa muito para mim”, acrescentou.

Brian Dunwoody, membro da polícia da autoridade portuária de Nova York e Nova Jersey, disse que sentiu emoções mistas. “É uma ocasião feliz, mas que infelizmente resulta de algo trágico. Meu departamento perdeu 37 policiais naquele dia. O fato de terem construído este navio de guerra com o aço das torres é uma boa forma de recordar as pessoas que perdemos naquele dia“.

Depois de parar diante do Marco Zero, o USS New York seguiu navegando para o norte do rio Hudson, antes de atracar num dos cais da cidade.

Fonte: Último Segundo