Marinha chilena se expande

O Comandante-em-Chefe da Armada chilena, Almirante Edmundo González Robles, afirmou que aumentará elevará para 25.000 militares os efetivos da força. Os dois mil homens adicionais serão principalmente adicionados na Infantaria da Marinha. O oficial acrescentou que as prioridades de material passam por um navio-desembarque doca com capacidade de uso em apoio a populações envolvidas em catástrofes. Com deslocamento de 9.000 toneladas e 155m de comprimento, o navio seria o maior já construído pelos estaleiros ASMAR, de Talachuano. Teria capacidade para embarcar três helicópteros pesados, 500 fuzileiros, além de lanchas de desembarque com capacidade para 50 pessoas cada.

Anunciou também a construção de mais dois Patrulleros de Zona Marítima (na foto, o “Piloto Pardo”), além dos já encomendados (o terceiro terá a construção iniciada em março de 2010). Serão também construídas quatro lanchas de desembarque de 1.000 toneladas, para substituir embarcações semelhantes, mas já antigas. Encontra-se em construção o navio de pesquisas científicas “Cabo de Hornos” (ilustração: ASMAR), com tripulação de 68 pessoas e velocidade máxima de 14,5 nós.

Recentemente, a U. S. Navy transferiu para o Chile o navio de apoio logístico “Andrew J. Higgins” (TAO-109), que atualmente se encontra no estaleiro Atlantic Marine Alabama, em Mobile (Alabama) sendo submetido a um processo de preparação para o translado ao Chile em fevereiro de 2010, para subsequente incorporação. O valor da compra e colocação em serviço é de US$50 milhões, e a incorporação permitirá a substituição do já obsoleto AO-53 “Araucano” (foto). (Juan Carlos Cicalesi e Santiago Rivas).

Fonte: Segurança&Defesa