Lúz verde para o PAK DA: Rússia dá inicio ao programa de desenvolvimento de um novo Bombardeiro estratégico

O ministro da defesa russo assinou um contrato com a fabricante de  aeronaves Tupolev para desenvolver uma nova geração de bombardeiros estratégicos para a Força Aérea da Rússia, informou a agência de notícias Ria novisti nesta quarta-feira (19 de agosto).

Os Tu-95MC Bear, Tu-160 Blackjack e os Tu-22M3 Backfire, juntamente com os reabastecedores aéreos Il-78 Midas, formam a atual base da aviação estratégica russa. A Rússia espera substituí-los por volta de 2020.

Não foram revelados maiores detalhes sobre a aeronave.

Nota do Blog

Em duas reportagens especiais exclusivas, o Plano Brasil já havia citado o desenvolvimento do programa PAK-DA para o desenvolvimento do futuro bombardeiro estratégico da Força Aérea Russa.

clique aqui para ler

PAK DA T-4

Russia avalia novo bombardeiro estratégico

O programa segundo a mídia especializada parecia não ser real, uma vez que não se tinha evidências do desenvolvimento e não se acreditava que a Rússia teria condições técnico-financeiras para desenvolvê-lo.

Entretanto como se vê o projeto foi relamente iniciado, segundo o comandante da Força Aéra Russa este  programa aguardava apenas a melhoria nas condições financeiras.

Conforme a matéria, a Força Aérea Russa realmente levará à frente este programa que visa a aquisição de pelo menos 80 novos bombarediros estratégicos apartir de 2018 conforme havia sido anunciado anteriormente à agência Ria Novosti.

Resta saber se o programa realmente será baseado no antigo projeto T-4 conforme noticiamos, e se poderá estar concluído nos prazos anteriormente considerados.

E.M.Pinto

Plano Brasil


Fonte: Poder Aéreo