O ministro da defesa russo assinou um contrato com a fabricante de aeronaves Tupolev para desenvolver uma nova geração de bombardeiros estratégicos para a Força Aérea da Rússia, informou a agência de notícias Ria novisti nesta quarta-feira (19 de agosto).
Os Tu-95MC Bear, Tu-160 Blackjack e os Tu-22M3 Backfire, juntamente com os reabastecedores aéreos Il-78 Midas, formam a atual base da aviação estratégica russa. A Rússia espera substituí-los por volta de 2020.
Não foram revelados maiores detalhes sobre a aeronave.
Nota do Blog
Em duas reportagens especiais exclusivas, o Plano Brasil já havia citado o desenvolvimento do programa PAK-DA para o desenvolvimento do futuro bombardeiro estratégico da Força Aérea Russa.
clique aqui para ler
Russia avalia novo bombardeiro estratégico
O programa segundo a mídia especializada parecia não ser real, uma vez que não se tinha evidências do desenvolvimento e não se acreditava que a Rússia teria condições técnico-financeiras para desenvolvê-lo.
Entretanto como se vê o projeto foi relamente iniciado, segundo o comandante da Força Aéra Russa este programa aguardava apenas a melhoria nas condições financeiras.
Conforme a matéria, a Força Aérea Russa realmente levará à frente este programa que visa a aquisição de pelo menos 80 novos bombarediros estratégicos apartir de 2018 conforme havia sido anunciado anteriormente à agência Ria Novosti.
Resta saber se o programa realmente será baseado no antigo projeto T-4 conforme noticiamos, e se poderá estar concluído nos prazos anteriormente considerados.
E.M.Pinto
Plano Brasil