Acordo fechado

Com Guilherme Queiroz

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, confirmou a compra ontem, durante gravação de entrevista para a TV Brasil, que vai ao ar hoje, às 22h. A compra de 36 caças Rafale, que o governo francês queria incluir no pacote, está fora do acordo. Segundo Jobim, o governo ainda analisa a oferta francesa, ao lado das propostas dos caças norte-americanos F/A18 e dos suecos Gripen. “A melhor opção será em função da transferência de tecnologia. Queremos construir os aviões no Brasil”, garante Jobim.

Mudança

Na sexta-feira, em reunião com os comandantes militares, Lula baterá o martelo em relação à proposta de reestruturação das Forças Armadas. Segundo Jobim, haverá alteração na estrutura militar de guerra que, segundo ele, está intocada desde 1980; na organização, no preparo e no emprego das Forças; na estrutura do Ministério da Defesa; e na articulação e equipamento das Forças Armadas. Há divergências entre Jobim e os comandantes das Forças quanto ao status de seu chefe de estado-maior, que hoje tem papel secundário, e o papel da Comissão de Compras do Ministério da Defesa a ser criada.

elemento-de-rafale-foto-armee-de-lair Nota do Blog

As informações divulgadas pelo Correio Brasiliense – Luis Carlos Azedo, ainda não são oficiais, uma vez que o próprio Ministro Nelson Jobim já afirmou ontem ainda de que o RAFALE nãos e encontraria incluso no Plano Estratégico acordado entre França e Brasil.

O Plano Brasil afirma também que os EC-725 a serem adiquiridos serão 50 distribuidos pelas 3 Forças Armadas e que a divulgação oficial do vencedor do programa FX será anunciada apenas em meados de Outubro segundo o comandante da Força Aérea Brigadeiro Juniti Saito.

E.M.Pinto

Plano brasil

Fonte: resenha CCOMSEX