Canadá assina contrato para aquisição de helicópteros Chinooks

O Canadá assinou um contrato de US$ 1,1 bilhão visandoa aquisição de 15 helicópteros Boeing CH-47F Chinook e espera-se que as entregas dessas aeronaves aconteçam a partir de julho de 2013.

O governo de Ottawa iniciou o processo de seleção de um novo helicóptero médio para transporte de carga em junho de 2006 e escolheu o CH-47 F alguns meses depois. Entretanto, o longo período de negociações postergou para o corrente ano a formalização da encomenda.

Os aparelhos adquiridos para as Forças Armadas do Canadá receberão dois motores Honeywell T55-L-714A capazes de desenvolver 4.733 shp de potencia máxima cada um e serão equipados com um cockpit dotado de uma arquitetura de aviônica desenvolvida pela Rockwell Collins, incluindo um avançado sistema de controle de voo digital da BAE Systems. Adicionalmente, os CH-47F canadenses terão tanques de combustível de maior capacidade para proporcionar uma autonomia de voo estendida e sistemas de auto-proteção, incluindo um equipamento de contra-medidas emissor de radiação infra-vermelha, de alerta laser (LWR) e alerta radar (RWR).

O acordo de compra dos Chinooks firmado com o Canadá, prevê que 100% do montante a ser pago pelos aparelhos retorne em forma de offsets (compensações).

As Forças Armadas do Canadá retiraram seus últimos helicópteros Chinook CH-47C do serviço ativo em 1992 e atualmente operam seis CH-47D adquiridos recentemente do Exército Estadunidense e remetidos para Kandahar, Afeganistão.

Fonte: Tecnologia&Defesa