Fim da linha para o F-22 Raptor… e para a política de dual source

No mesmo dia que o Presidente Obama recebia a futura candidata do Partido dos Trabalhadores à eleição presidencial de 2010 o Congresso americano negava 1,7 Bilhões de dólares para a aquisição adicional de caças F-22 Raptor.

Pressionado o Congresso Americano, inclusive com o voto do Senador Republica McCain, votou na prática pelo fim do programa F-22. Uma decisão já prevista quando em Abril a Administração Obama decretou a morte das armas avançadas. Armas estas inúteis para a Guerra ao Terror segundo o Secretário de Defesa americano Robert Gates.

O programa do caça F22 Raptor que tem a Lockheed Martin como contratista principal e a participação da Boeing e Pratt&Whitney deverá terminar com 187 aviões. A meta inicial era de substituir o F-15 com 750 aviões foi sendo reduzida nas décadas de 90 e atual para 442, então 381, 243 e agora 187.

Uma prática dos americanos em especial da USAF de ter sempre uma fonte adicional de fornecedor de motores para caças foi abandonada com o cancelamento do programa do motor do alternativo para o F-35 Joint Strike Fighter , a turbina F136 –desenvolvimento conjunto da GE e Rolls-Royce.

Permanecerá somente a turbina F135 produzida pela Pratt&Whitney.

Comentário do Blog:

Quanto a primeira matéria não comentário a fazer, pois isto já era mais do que anunciado, o custo benefício do F22 foi posto em prova e demonstrou ser substituível.

Os desenvolvimentos de novos sensores e detectores  bem como dos VANT-C podem em um futuro à médio prazo superar as “excepcionais” vantagens deste tipo de aviões, a própria USAF camaninha para uma conversão total dos seus meios onde os VANT serão cerca de 30% da força de combate  nos próximos 20 anos.

Entretanto a segunda notícia embora curta, contém algo muito importante para o Brasil que agora avalia a aquisição de caças 4.5G, como lê-se a Grã Bretanha agora não terá uma válvula de escape no tocante à motorização dos seus F-35.

O que era quase certo e contratualmente selado agora já não o é.  Bom para os Britânicos que terão que pedir autorização para Washington sempre que quiserem adiquir uma aeronave nova ou tão somente os motores, tornando-se dependentes cada vez mais do humor e tecnologias Norte Americanas.

A R&R que desenvolveria a motorização em conjunto com sua parceira deixará de absorver a tecnologia e  de quebra perdará os direitos no desenvolvimento deste importante projeto que era considerado por muitos como o mais avançado motor de aeronaves de combate em desenvolvimento.

É um risco que deve ser avaliado, chamo a atenção para este fato pois ele é um dos exemplos de transferências de tecnologias seladas e carimbadas por acordos governo-governo, certos e mais do que  certos e  que do dia para noite viraram poeira bastando para isto a decisão do Senado dos EUA.

E.M.Pinto

Fonte: Defesa@Net

4 Comentários

  1. vtc carlos esse bagaço desse avião q vc ta flando n tem nda ve moro intaum o f-22a raptor pode se caro mai compensa por causa do armamento do radar e mto mai intaum leia mai

  2. Mais uma sandice do senado dos USA, lembram-se do que fizeram com os B-2 Spirit? e na década de 1060 com o programa do XB-70 Valkyrie, que ficou só em dois protótipos sendo que um deles acidentou-se, sendo perda total. Agora é a vez dos F-22 Raptor, os políticos são completamente loucos, eles são capazes de transformarem o possível em impossível, até hoje alegam que o projeto espacial foi mais gastos do que benefícios, será verdade? O teflon, o computador pessoal, o GPS, as fibras sintéticas……..

  3. Uma decisão já prevista quando em Abril a Administração Obama decretou a morte das armas avançadas.

    NEIF MADRUGA.’.
    ALUNO DE DIREITO – NATAL RN – BRASIL

Comentários não permitidos.