Novos Vant

notpatroller

A SAGEM mostrou seu novo UAV de longo alcance Patroller baseado no planador S10-VT. A carga de até 250 kg pode ser instalada dois casulos nas asas e um na fuselagem. O Patroller tem peso máximo de 1050 kg, envergadura de 18 metros, motor 115hp Rotax 914F podendo atingir uma velocidade máxima de 315km/h com autonomia de 30 horas e teto de 8 mil metros.

vant

A EADS mostrou o mockup do UAV Talarion para concorrer em um programa conjunto da França, Alemanha e Espanha. O Talarion tem 27,9 metros de envergadura com capacidade de levar carga modular. O primeiro voo está previsto para 2013 e entrega em 2015. A proposta inicial de seis sistemas para a França e Alemanha e três para Espanha. Cada sistema tem três UAV e um centro de controle.

vant2

A USAF anunciou que o programa MQ-X deve iniciar 2010 para substituir os UAV Predator e Reaper. O MQ-X deve ter um maior desempenho em velocidade, raio de ação, autonomia e carga, arquitetura aberta, operadores com vários UAV sob controle simultaneamente. São problemas conhecidos do Predator e Reaper. O MQ-X deve ter o tamanho de um caça de 20 mil libras sem características furtivas entrando em operação em 2020. Seria propulsado por um Turbofan para resposta rápida e pode ter formas furtivas, mas sem material furtivo. Para voar alto e por longo tempo precisa de um nível furtivo que não é considerado desejável. Para diminuir custo também será equipado com um motor já disponível. A General Atomics já lançou o Avenger. A Northrop Grumman oferece uma versão maior do Bat. A Raytheon deve concorrer com uma versão maior do KillerBee-4 (KB-4). A foto abaixo é de um conceito da Boeing.

Fonte: Sistemas de Armas