Vídeo: NASA publica projeto de nave capaz de viajar mais rápido que a luz

O designer Mark Rademaker e o cientista da NASA Harold White apresentaram o projeto de uma nave espacial capaz de transportar pessoas pelo universo a uma velocidade superior à velocidade da luz.

A viagem com velocidade superluminal é teoricamente possível, utilizando o chamado motor de dobra espacial (ou propulsão de Alcubierre) que faz um campo de dobra para criar mini dobras espaciais, o que põe a nave em movimento.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1kW4PWE” standard=”http://www.youtube.com/v/-LmlqXVg7vc?fs=1″ vars=”ytid=-LmlqXVg7vc&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep3780″ /]

White é físico que passou anos para conseguir obter a velocidade da luz das naves espaciais. Em 2011, ele publicou um relatório em que apresentou, pela primeira vez, o conceito de movimento com velocidade superluminal. Agora, a sua equipe apresentou o projeto da nave que incorpora este conceito.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1kW4Qdt” standard=”http://www.youtube.com/v/X4n1DwxW5Zk?fs=1″ vars=”ytid=X4n1DwxW5Zk&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep9782″ /]

O espaço atrás da nave irá expandir-se rapidamente, empurrando-a para a frente. Usando este método, será possível atingir o sistema Alpha Centauri durante apenas duas semanas (a distância entre a Terra e este sistema constitui 4,3 anos-luz).

Fonte: Voz da Rússia

20 Comentários

  1. Também podemos usá-la como máquina do tempo,mas essa tecnologia pertence ao Dandolo !
    Agora sério, isso é impossível não existe matéria capaz de operar a velocidade da luz sem se decompor!

    • Ela não opera e nem acelera acima da velocidade da luz, o que ela faz é expandir, reduzir ou deformar o espaço em volta dela.

      Mas concordo, com as tecnologias de hoje isso é completamente impossível

      • Vai entender né, o conceito parece ser simples, mas estamos muito distantes dessa tecnologia, mas, pelo menos teremos mais um modelo de nave pro próximo Star wars rsrsrs. Sds

  2. Kkkkkk

    Ow palhaçada grande…

    A propaganda hollywoodiana só engana os inocentes e agentes da sna como o nosso querido tiririca Less

    Propaganda ideológica MACARTISTA de 5ª…

    Os EUA não conseguem nem copiar o motor da Soyuz, quanto mais viajar à velocidade da luz….

    Pelas teorias da relatividade geral e restrita, sabemos que isso não acontece…

    • Antes de ecrever KKKK! de uma pesquisadinha.

      Isso não é propaganda!
      Você não entendeu que esse é só um modelo teórico para os próximos séculos?
      só um exemplo de ciência que vai ser estudado.

      “Pelas teorias da relatividade geral e restrita, sabemos que isso não acontece…”

      Então você não entendeu nada. A nave não irá se deslocar acima da velocidade da luz, ela vai alterar o espaço e o tempo em volta dela.
      Possibilidade totalmente permitida pelas teorias da relatividade geral e restrita.

      “Os EUA não conseguem nem copiar o motor da Soyuz”

      Só no seu mundo de fantasia, inclusive os EUA tem tecnologias bem mais avançadas que o motor da Soyuz, que só é usada pq já está pronta e custa muito mais barato.

    • Impressionante como o Rafrutinha positrônico não consegue me esquecer! Cara, isso é que é amor! Mas vou logo dizendo cidadão que a minha praia é outra….

      No mais, vai ver que você pensa que o Saturno V usava os mesmos motores da Soyuz…..patético!

  3. Logicamente os Americanos usaram os foguetes Russos para poderem levar os matérias para a construção desta nave em um estaleiro espacial internacional

  4. Algumas correções: Não, a NASA NÃO publicou um projeto de nave capaz de viajar mais rápido do que a luz. O que houve foi com uma equipe da NASA liderada por Harold White está testando a viabilidade física(e não técnica) da ideia. Antigamente se acreditava que SE tal sistema como o motor Alcubierre fosse possível, necessitaria de uma coisa tal de “energia negativa” de tal forma que equivaleria a uma massa de Júpiter. Obviamente inviável. O que o White fez foi rodar uns programas de otimização para tentar explorar e maximizar a relação de dPhi/dt e tentar obter um formato viável. Para isso ele partiu do modelo da ficcional nave “Enterprise” e o formato obtido foi o das imagens. E o que notou-se foi que a massa do sistema cairia dentro de uma faixa dita como PLAUSÍVEL. Seria algo como 3 vezes a massa da ISS. Mas ainda tem-se um problema sem resolução: tal sistema de Alcubierre precisa de uma coisa chamada energia negativa. Acontece que ninguém no planeta faz ideia do que isso seja, muito menos como obtê-la, isso se ela existir.

    O que realmente a NASA está fazendo, é começar a rodar os primeiros testes de bancada pra testar usando interferômetros para medir se de fato é possível fazer dobra em escala microscópica. Os primeiros dados parecem promissores, mas ainda tem muita matemática para ser feita e muito estudo ainda antes de pular no hypetrain de que “uhulll vamos para alpha centaury”. Mesmo porque, mesmo que em micro escala seja possível, isso não significa que em macro o seja. Ainda existem uma porrada de soluções de engenharia que precisam ser estudas e trabalhadas para se quer se pensar em tal feito, e para isso ainda se precisa de maior conhecimento a respeito de fenômenos quânticos, e especialmente sobre a gravitação, já que nosso conhecimento hoje(ironicamente) é bem tosco sobre a mesma.

  5. Torço p seja verdade, isso poderá impulsionar a humanidade p outros milhares de planetas similares à n terra, q se encopntram nos esperando…então, a´sim, teremos extraterrestres de fato…será os msm os únicos c esse tipo de pesquisa?!?! Quem viver verá.Sds. 😀

  6. A voz da russia adora FAKES , mas isto serve para preencher as cabecinhas vazias que adorao estas barrigadas , alimentando os porcos ,kkkkkkkkkk

  7. Me parece que é possível viajar sim, mais rápido que a luz… eu acredito em ETs… e seriam impossível receber estes ilustres visitantes de outra forma.

    Com relação à teoria, cito duas frases do filme Kpax:

    “Segundo Einstein é impossível viajar à velocidade da luz!” – “Isso é um mal entendido… o que ele quis dizer é que é impossível ACELERAR à velocidade da luz!”

    Isso faz sentido pra mim: se um carro gruda você no banco ao acelerar, um foguete espreme suas vísceras… tal aceleração iria “atomizar” um ser humano mole, mole!

    “O que você pode nos explicar sobre usar a luz para viajar!?” – “Nada, absolutamente nada… vocês acabariam explodindo alguém, ou a si mesmos!”

    Como disse algum cientista, e foi confirmado ao longo da história: “nossa única limitação é nossa imaginação… se pode ser imaginado, pode ser feito!”… apesar de todos os “incrédulos” gritando que era impossível!

    Sugiro a leitura magistral do autor Isaac Asimov, e os filmes “De volta para o futuro”.

    O primeiro porque antes de morrer admitiu que errou em duas previsões: o máximo que computação portátil que previu foi uma calculadora de bolso, e a colocação de uma civilização em marte.

    O segundo só pra lembrar que, muito do desenvolvimento tecnológico da humanidade não passa por mega empresas, mas por cientistas auto-didatas e independentes como Santos D’umont, Irmão Wright, Tesla… e tantos outros que, mesmo com recursos limitados em relação à estas corporações… tinham muito mais paixão, e SONHAVAM alto!

    Assim como todas as previsões para onde estaríamos no ano 2000 falharam… creio que ainda precisamos de uns 2 séculos para chegar perto de viagens espaciais de fato. Ainda nem conseguimos pisar em Marte, já estamos afirmando viagens inter-estelares… sem chance! Nem uma base lunar temos ainda (ao menos que eu saiba… do Tio Sam dá pra esperar tudo!)

    Se pudéssemos fazer isso hoje, aquele ET do filme “O dia em que a Terra parou”… o Kla Tu… ia aparecer aqui pra dar o seu recado!

    Abraço galera!

    • Acelerar até a velocidade da luz geraria uma força G insuportável e duraria anos.
      Acho que você entendeu o conceito! Assim como a terra,o sol e todos os corpos estelares alteram o tempo e o espaço em volta deles, essa teoria quer gerar um campo gravitacional tão forte que reduziria o tamanho do espaço.

      Se reduzirmos o espaço em mil vezes quando andarmos um quilômetro teremos nos deslocado 1 mil km. Não contraria as leis de Einstein. Mas é uma tecnologia ainda muito distante de nosso potencial, talvez leve centenas de anos para conseguirmos

      É uma teoria simples, mas na prática é impossível hoje e nos próximos séculos.Mas quanto antes começarem os estudos melhor.

      E sobre UFOS, já tive o prazer de ver um bem perto de mim, à menos de oito metros e quase caiu na minha cabeça.
      Era do tamanho de uma bola de tênis e emitia três feixes de luz verde para os lados, parecia transparente, começou caindo em um movimento circular e depois executou manobras lineares durante uns dez segundos.
      Em seguida acelerou e fi embora.
      No dia em o vi fui atrás para ver de novo, porém nos dias seguintes comecei a ficar com um pouco de medo pois não sabia se a coisa poderia queimar ou dar choques!

      Não era um disco voador, pois não caberia ninguém dentro, mas que era um OVNI com certeza era. E pela minha religião espírita acreditamos que exista vida em vários outros planetas, uns mais avançados que os outros.
      E o nosso não é dos melhores, é um mundo de expiações…
      Onde estamos para aprender.

  8. por LUCENA
    .
    .
    Na velocidade da luz,toda a matéria se converte em energia pura .
    .
    O que se supõem,através de teorias é que se busque uma forma de está na velocidade da luz ou acima dela, burlando o espaço-tempo e há diversas teorias nesse tópico,como por exemplo, o ” buro-de- minhoca”,onde se supõe que há portais onde se pode entrar neles para lugares bem longe com distâncias anos-luz.
    .
    A Física quântica, é a mais promissora nesta área,de onde se tiram as bases para as pesquisas do tele-transporte,que aliás,está bem desenvolvida… em escala de laboratórios.

    • “Na velocidade da luz,toda a matéria se converte em energia pura .”

      O texto e a teoria não tem a ver com alcançar a velocidade da luz.
      Mais um que não entendeu nada…

Comentários não permitidos.