Defesa & Geopolítica

Fuzil IMBEL IA2 calibre 5.56X45mm é destaque em dois eventos internacionais organizados pelo Centro de Instrução de Guerra na Selva.

Posted by

article-5

Ghost Especial para o Plano Brasil

O Fuzil IA2 calibre 5.56X45mm fabricado pela  Indústria de Material Bélico do Brasil – IMBEL foi destaque em dois eventos internacionais ministrados recentemente pelo  Centro de Instrução de Guerra na Selva  (CIGS) a 2ª Competição Internacional de Patrulha realizada no período de  entre os dias 15 e 25 de agosto de 2016 que contou com a participação das seguintes Nações : Alemanha, Bolívia, Canadá, China, Colômbia, Guiana, México, Siri Lanka, Timor Leste e Venezuela e o Estágio Internacional de Operações na Selva (EIOS) realizado entre os dias 12 de setembro e 14 de outubro de 2016. O estagio contou com a participação de mais de quinze países (Canadá, Estados Unidos da América, China, Japão, Bolívia, Polônia, Espanha, Alemanha, Reino Unido, Índia, Sri Lanka, Nigéria, Guiana, Vietnã e Portugal ).

article-13

II Competição Internacional de Patrulha

Em ambos os eventos foram utilizados como armamento padrão o Fuzil IA2 5.56X45mm (Fz Ass 5,56) fabricado pela Imbel. Durante todas as instruções em ambos os eventos cada participante portava o seu próprio fuzil IA2 onde os mesmos foram expostos a toda prova de sua resistência e confiabilidade  no interior da floresta. Devido a sua excelente operação o mesmo foi elogiado por vários participantes alguns deles acostumados a armamentos bem mais modernos como no caso dos participantes membros da OTAN.

II Competição Internacional de Patrulha

article-2

O fuzil IA-2  é,  sem dúvidas, um ótimo fuzil, isto está provado pelo simples fato dele ter conseguido passar pelos rigorosos testes do Exército.  Uma característica desejável hoje em dia, no entanto, foi deixada de lado:  a possibilidade de troca dos calibres com a simples troca de algumas peças da arma, tendo em vista que o Exército e demais forças armadas, que também irão adotá-lo para que exista uma padronização no armamento básico.

II Competição Internacional de Patrulha

cos_9576

Pode-se afirmar que o IA2 é um fuzil moderno, porém  não se encontra no mesmo grupo que os melhores e mais modernos fuzis do mundo atualmente. O Fuzil IA2 5.56X45mm, partiu da base do MD97 (porém com as deficiências desse últimos sanadas) para a sua concepção, onde foram empregadas novas técnicas de projeto, desenvolvimento e produção. 

article-15

1º Estágio Internacional de Operações na Selva

Entretanto, ele é de um projeto recente e mudanças podem ocorrer deixando ainda mais capaz. A conclusão é de que nossas forças armadas estarão muito bem servidas com o IMBEL IA2.  Porém, estariam  melhor servidas se algumas características fossem adicionadas ao projeto.

article-14

2 Comments

  1. luiz anselmo pias perlin says:

    Legal mas eu gostaria de saber se integrantes das forças armadas do Brasil vão a estes paises fazer o mesmo nas selvas deles.

  2. Q equipamentos seriam “bem mais modernos ” que o AI2? Ele acabou de ser desenvolvido e é ultrapassado?

shared on wplocker.com