Consequências de um gesto hostil.


As consequências derivadas do gesto de hostilidade turca para com a Rússia, culminada na emboscada aérea do dia 24 ultimo está tomando proporções maiores do que as previstas. Além do envio de uma bateria do Sistema S-400 “Triunph”, que altera substancialmente o equilíbrio das forças na região, tem-se ações dos combatentes curdos intensificadas. Na madrugada do dia 27 chegou a notícia, via grupo de mídia Voenkor, que combatentes da resistência curda explodiram uma secção do oleoduto
Baku-Tibilisi-Erzurum, ato este realizado na província de Kars. O ato foi admitido, inclusive, pelo governador da província junto ao diário Sabah, no qual afirmou: “a explosão foi obra dos membros do Partido dos Trabalhadores do Curdistão. O ataque foi testemunhado por vinte patriotas”.

Os atacantes conseguiram evadir-se sem perdas, após ludibriarem as forças de seguranças incluindo a “gendarmerie” local. De maneira evidente o oleoduto tornou-se inoperante, afetando o abastecimento da Turquia advindo do Azerbaijão via Geórgia. Percebe-se, portanto, que os efetivos do PKK, agora, tornaram-se um “ativo estratégico” da Federação Russa. Uma bela consequência.

Outra consequência imediata está já sobejamente anunciada, é a alocação do Sistema S-400 a meros 30 km da fronteira turca. Sistema dotado de um alcance que avança em muito o espaço aéreo turco acabou de maneira inadvertida por fazer cair as surtidas diárias da “Coalizão Ocidental” de 12,8 missões/dia para apenas 2,8 missões/dia. O motivo para tanto, acredita-se, seja a avaliação dos riscos impostos pelo novo ator, justamente o sistema AAA S-400. O interessante é a alegação do comando da USAF para a repentina queda das surtidas diárias: o “mau tempo”. Com o alegado “mau tempo” a VKS aumentou as suas missões diárias. Já a Força Aérea Turca suspendeu até segunda ordem, todas as suas saídas, não só evitando surtidas sobre a Síria, como mesmo sobre o seu território, em obediência a um limite de 30 milhas da fronteira com a Síria.

O conflito civil sírio, todavia, parece escalar devido as ações turcas. Após a destruição de um comboio de “ajuda humanitária” que explodiu como fogos de artifício ao ser atacado pelas aeronaves de ataque russas, Ankara resolveu mandar mensagens, ao realizar exercícios aeronavais no estreito do Bósforo, local de vital importância estratégica, bem como do envio de Carros de Combate M-60 para a fronteira sírio-turca. Notícias recentes, desta madrugada, dão conta da violação da fronteira síria por regimentos compostos por estes Carros de Combate, que deram combate contra grupos de infantaria do Exército Árabe da Síria. Caso confirmado, teremos uma agressão clara da Turquia a um Estado Nacional representado pelas Nações Unidas e uma guerra de fato entre nações, ao invés de uma guerra civil onde os conflitos se dão por “procuração”. É bom lembrar que uma das condições para que haja o bloqueio dos estreitos é a Turquia estar em guerra.

Autor: César A. Ferreira

59 Comentários

  1. Esses turcos estão avançando demais, será que a otan continuará a apoiar suas atitudes.
    Tá parecendo jogo de poker, ninguém sabe o que realmente o outro tem em mãos, é um duelo mental, que um dos lados pode sair da mesa com as mãos vazias.

  2. “Consequências de um gesto hostil.

    tem-se ações dos combatentes curdos intensificadas. Na madrugada do dia 27 chegou a notícia, via grupo de mídia Voenkor, que combatentes da resistência curda explodiram uma secção do oleoduto Baku-Tibilisi-Erzurum, ato este realizado na província de Kars. O ato foi admitido, inclusive, pelo governador da província junto ao diário Sabah, no qual afirmou: “a explosão foi obra dos membros do Partido dos Trabalhadores do Curdistão. O ataque foi testemunhado por vinte patriotas”. ”

    https://www.youtube.com/watch?v=5a7–u-mdiE

    • sem duvidas o que os Turcos fizeram foi a mando dos eua senhores para observar a reação dos Russos e intimida-los por suas ações na Síria…esta Turquia jamais faria uma coisa dessas sem a permissão dos eua…

      Os Curdos agora levarão através dos Russos o caos, a desestabilização e a guerra civil ao solo Turco…farão a Turquia o mesmo que fizeram a Ucrânia…

      https://www.youtube.com/watch?v=hlWRiEM7Zio

      • Engraçado.
        Os norte-americanos já disseram que isto é um problema entre os turcos e os russos.
        Nada mais natural.
        Quem pariu Mateus que o embale.

      • “Conan
        4 de dezembro de 2015 at 17:17

        Interessante, russos invadem o espaço aéreo turco, seu avião é abatido e a culpa é dos turcos!!!”

        Sim..

  3. (…) “O interessante é a alegação do comando da USAF para a repentina queda das surtidas diárias: o “mau tempo”.” (…)
    .
    Mas…, de fato…, “O TEMPO FEXOU” para USAF nos céus da Síria, e vizinhança.
    .
    É…,
    .
    Como já previam alguns — “I”spertos comentaristas — deste espaço, sobre o abate do caça da Rússia pela Turquia:
    .
    — “ISSO NÃO VAI DAR EM NADA…!!!
    .
    — “NÃO HAVERÁ ESCALADA DESTE CONFLITO – SÍRIA/TERRORISTAS & Daesh/RÚSSIA/ + TURQUIA”.
    .
    — “HAVERÁ SÓ PUCHÕES DE ORELHA NOS BASTIDORES POLITICOS”.
    .
    — “A RÚSSIA NÃO VAI ARRUMAR ATRITO COM UM MENBRO DA OTAN/TURQUIA, E QUE ACIMA DE TUDO, ELA AINDA TEM UMA – ‘GRANDE DEPENDENCIA EM TROCAS COMERCIAIS’”.
    .
    Muito “i”sperto estes comentarista…, “sabem tudo”…, gente “bem informada”…, muito “c”éria em seus comentários.
    .
    Me poupem…!!!
    .
    Fala sério…!!!
    .
    Ou essa gente é muito ignorante…, ou tem como único proposito/objetivo…, lançar DESINFORMAÇAÃO.
    .
    Saudações,
    .
    konner

    • e não se esqueça dos comentários nos outros blogs comemorando a morte dos pilotos..apoiando os terroristas em detrimento aos Russos…sem falar das pérolas do tipo que a força aérea Turca daria um sacode nos coitadinhos dos Russinhos caso tentassem alguma retaliação….

      “Nada mais cretino e mais cretinizante do que a paixão política. É a única paixão sem grandeza, a única que é capaz de imbecilizar o homem.”

      Nelson Rodrigues.

      • “Conan
        4 de dezembro de 2015 at 17:19

        Isso mesmo, leia essa sentença varias vezes olhando para um espelho!!”

        “Como são parecidos os radicais da esquerda e da direita. Dirá alguém que as intenções são dessemelhantes. Não. Mil vezes não. Um canalha é exatamente igual a outro canalha.”

        Nelson Rodrigues.

  4. Estratégia errada uma vez em territoro sírio estes tanques pode ser destruídos sem nada a Turquia poder fazer nem a emenda 5 eles podem pedir.

  5. A diplomacia ficou esquecida agora é só hostilidade em todo lugar e até aqui no Brasil também ….. o Ódio ficou no lugar da gentileza e da consideração ao próximo , é impressionante o poder da cultura do Ódio que é propagada pela imprensa e nos meios de entretenimento e até por algumas Igrejas que se diz cristã .
    .
    A hostilidade virou o cartão de visita de muitas potências para buscar por via do terror … o acesso a energia, como no caso o petróleo e seus derivados …. veja o caso dos EUA com a China, outra hostilidade que o tio Sam tem.
    .
    ************************
    .
    Base chinesa em Djbuti na África Oriental
    .
    China terá a 1º base naval no exterior, junto a base aérea dos EUA em Djibouti
    .
    (*)fonte: http://undhorizontenews2.blogspot.com.br/2015/11/base-chinesa-em-djbuti-na-africa.html
    .
    .
    (…) Porta-voz da China Ministério dos Negócios Estrangeiros Hong Lei diz que as “instalações de apoio” fornecerá “apoio logístico” para combustível, descansar e re-abastecimento de navios da Marinha chinesa, abordando possíveis especulações a porta irá impulsionar a expansão militar de Pequim no Corno estrategicamente vital da África. (…)

  6. O preço de esfaquear uma nação da envergadura da Russia é sempre caro, mais caro ainda será para a Turquia com o passar dos meses, pois em menos de um mês jâ amargaram quase 5 bilhões de dólares de perda anunciados pela Russia, e com certeza vai piorar.

    • Nossa, a turcaiada deve estar morrendo de medo e extremamente preocupada. Deixa ver se eu e lembro….hum…..pera ai! Onde fica mesmo o estreito de Bosfor e o Mar de Mármara?

      • Lembre-se esquecido Conan, vc está falando da segunda maior potência do mundo, sua predileção lelo Ocidente e seus vassalos não pode mudar o fato que se a Russia entrar em guerra com a Turquia, vai acontecer o que ficou claro nas declarações da OTAN, vai se tornar alvo de uma chuva incalculavel de mísseis Iskander M. Acorda, a Russia é a segunda maior potencia do mundo em meios convencionais e a primeira junto dos EUA em armamento nuclear.

  7. Os turcos acabaram de jogar fora a possibilidade de uso da Emenda 5 da OTAN que lhes garantia apoio em caso de guerra….em resumo a Rússia e a Síria podem atacar
    as forças turcas que estão no estreito de Bosforo caso necessário.
    Tenho outra noticia , o comandante do Estado maior militar da Grécia autorizou o abate de aeronaves turcas que invadissem o espaço aéreo grego.

    • Ainda não.
      A Turquia é um membro importante da OTAN, aliás, sempre o foi, devido a localização geográfica, de vital importância estratégica, bem como pelo tamanho do efetivo: o maior efetivo da OTAN em termos numéricos – e que cresce em termos qualitativos, visto que nos últimos 15 anos a base industrial de defesa da Turquia cresceu, exponencialmente.

      Todavia, os gestos Turcos, apesar de não criticados publicamente, sofreram censuras duras nos bastidores, por parte da Grécia e da França. Outros membros da OTAN também fizeram críticas, caso da Alemanha, tradicional aliada da Turquia.
      A Grécia foi especialmente contundente, dado as repetidas violações do espaço aéreo grego, a França usou de um tom quase hostil para com a Turquia, no entanto, as críticas germânicas foram especialmente sentidas. Este foi o clima da reunião extraordinária da OTAN nos seus bastidores.

    • Acho o M-60 um senhor Carro de Combate, mas… Como todos CC é vulnerável as modernas armas anti-carro que as forças de infantaria, hoje, podem dispor. Um exemplo disso é a coluna de M-60 saudita, que os houthis transformaram em fumaça.

  8. UMA PERGUNTA PARA VOCES
    não seria a hora da China mostra um apoio mais forte?
    Na minha opinião os Estados Unidos tão cercando a China, ela vai precisar da Rússia.
    Acho estranho este silêncio da China, e a Rússia vai cobra está falta se atitude.
    Eles parecem que tão se esquivando.

    • A China move-se por um outro relógio…
      Para eles 100 anos é logo ali… Vão, por exemplo, recuperar Taiwan sem dar um tiro, mesmo que isso leve 200 anos, ou mais.
      Esta é a mentalidade chinesa.

    • O Governo chinês só usa forças armadas para intimidar países fracos ou a própria população , a República Popular da China não é amiga de ninguém e só se importa com dinheiro.

    • Amigo, a China é tão ou mais ADVERSÁRIA da Rússia que os EUA.

      Exemplo: a Sibéria está sendo praticamente colonizada por imigrantes chineses, o que preocupa sobremaneira aos russos. Enquanto a China põe o pé no acelerador do crescimento demográfico (agora o chinês pode ter dois filhos), a Rússia deve decrescer em população.

      Hoje em dia existem praticamente dez chineses para cada russo.

      Imagine o que os russos pensam a respeito

      Os russos querem vender óleo e gás para os chineses, mas não querem, de forma alguma, virar uma “potência-júnior” vassala da China.

      Da mesma forma, os chineses tem ainda a cultura do “Império do Meio”, ou seja, eles são o centro do Mundo e o resto é a periferia.

      São visões de Mundo irreconciliáveis.

      • Discovery One.

        Você está equivocado. A Rússia possui uma taxa de crescimento populacional positiva.
        Atualize-se.

      • “Ilya Ehrenburg
        1 de dezembro de 2015 at 22:20

        Discovery One.

        Você está equivocado. A Rússia possui uma taxa de crescimento populacional positiva.
        Atualize-se.”

        infelizmente ele esta certo mesmo senhor Ilya Ehrenburg…e eu não entendo…eu ainda não consigo entender porque que aquela gente com todas aquelas mulheres que eles tem, não fazem filhos…rs…..se as mulheres deles fossem como as barangas inglesas tudo bem…ai compreenderia perfeitamente..mas eu ainda não consegui entender aquela gente daquele pais…..este pais é um completo mistério pra mim….rs..

      • As russas são lindas quando novas mas depois é um salve-se quem puder.Tem ai mais um detalhe……a vodka meu amigo, a vodka !!!!

      • “Conan
        4 de dezembro de 2015 at 17:39

        As russas são lindas quando novas mas depois é um salve-se quem puder.”

        Claro..quem gosta de coisa velha é antiquário..rs..

      • “Conan
        4 de dezembro de 2015 at 17:39

        a vodka meu amigo, a vodka !!!!”


        a Caipiroska meu amigo, a Caipiroska!!!!!!…ai sim…é bam dimais com uma Russinha..problema seu se não gosta….não é chegado né?!..já vi tudo..mais uma da turma da Sandy….rs….

  9. Se os russos decidirem apoiar o PKK para se vingar dos turcos, só espero que tenham a consciência de que estarão apoiando um grupo extremista que pode ser tão temível quanto outros daquela parte de mundo…

    • Não sei se você sabe, mas o PKK é uma relíquia da guerra fria. São socialistas e muçulmanos, tal como por aqui houve/há marxistas católicos. No PKK as mulheres curdas combatem e decidem com quem se relacionar. Isto é visível nas localidades curdas onde o PKK é influente. Portanto, pode-se dizer que os curdos do PKK não são uma afronta à civilização como os alucinados do Estado Islâmico, ou da Al-Nusra. Pelo contrário, a Turquia, antes uma república secularizada, encontra-se sob Erdogan em um processo tidos por muitos como irreversível de islamização. As vaias ao minuto de silêncio para as vítimas francesas do EI, aos gritos de Allah uh Akbar é o exemplo sintomático clássico.

      • Caro RR,
        Vou pelo caminho da lucidez.
        Existe uma nação sob agressão, duas aliás. Uma delas e a República Árabe da Síria, outra, o Iraque.
        A República Árabe da Síria é uma nação reconhecida, com assento na ONU, secularizada, onde uma mulher pode empreender, trabalhar, receber pensões e aposentadorias, dirigir, divorciar-se, casar-se com alguém da sua escolha, portar arma e servir às armas nacionais.

        Já os curdos lutam com um objetivo claro: constituir o seu lar nacional.

        Os demais, Al Nusra, Estado Islâmico, Answar Al-Istam, não passam de agrupamentos fanáticos utilizados como “ativos estratégicos” pela CIA, Casa de Saud e Turquia.

        Algo tão cristalino, que nem motivo de discussão poderia ser.

    • Então…
      .
      Mas…, e os EUA/EUROPA???
      .
      O que deveriam ter tido quando decidiram – TREINAR E ARMAR o Daesh/Al-Qaeda…???
      .
      Ou é só a Rússia que deve ter conciência…?
      .
      Saudações,
      .
      konner

      • Eu respondo…
        .
        EUA/EURPA, deveriam ter tido…:
        .
        — Juízo…, Consciência…, Prudência…, Responsabilidade…, Sabedoria…, Sensatez…
        .
        Saudações,
        .
        konner

      • Os – “monstrinhos” – alimentados a “Toddy” pelos EUA/EUROPA só para poderem se “divertir”, estão matando milhares de pessoas pelo mundo, isso só por terem uma determinada nacionalidade…, ou só por terem uma determinada religião…, como estas – feras – gostam de se referir, o “povo da cruz”.
        .
        Mas…, é a Rússia que tem de ter CONCIÊNCIA.
        .
        Saudações…, INDIGNADAS com tanta HIPOCRISIA…
        .
        konner

      • Caro Konner,

        Os americanos treinaram e equiparam ELS e Curdos. Aparentemente, dissidentes do ELS foram para Al Nusra ou deram origem a outros grupelhos menores ( que não são muito diferentes do EI em seus métodos, como sabemos ). É aí que está a culpa americana na questão síria, além, claro, da retirada precipitada do Iraque, movida a populismo ( como sempre disse, aliás )…

        O EI foi pesadamente reforçado por dissidentes sunitas iraquianos e sírios, totalmente contrários ao interesse do Ocidente, além de contarem com a “simpatia” de agentes da Península Arábica e apoio de outros movimentos locais… Tem outras origens…

        Seja como for, todos também sabemos que não há santos ou demônios… Há, em primeiro plano, os interesses de massas religiosas e seus pontos conflitantes, que culminam numa disputa política e guerra… E a seguir, vem as potências de fora, cujo intuito é estabilizar a região “a seu modo”…

        Saudações cordiais… E sem indignações por deparar-me com um ponto de vista diferente.

      • “(…) Saudações cordiais… E sem indignações por deparar-me com um ponto de vista diferente.” Comentário => _RR_

        _RR_…,
        .
        Percebo que você tem ‘’TAMBÉM‘’, dificuldade de compreensão, quanto à acepção própria das palavras.
        .
        Vou lhe ajudar…
        .
        Eu me – INDNIGNO – com:
        .
        — FALCIDADE
        — DISSIMULAÇÃO
        — FINGIMENTO
        — COM QUEM DISSIMULA, SEUS VERDADEIROS PROPÓSITOS
        — HIPOCRISIA
        .
        Eu – NÃO – me indigno com:
        .
        — Desigual
        — Distinto
        — Diverso
        — Díspar
        — Dissemelhante
        — Diferenciado
        — Divergente
        — DIFERENTE
        .
        Você consegue perceber a diferença…???
        .
        E…, outra coisa…
        .
        “Os americanos treinaram e equiparam ELS e Curdos. (…)” => Comentário _RR_
        .
        SÓ ESTES…(?)
        .
        Esta SUA, verdade…, – NÃO CORRESPONDE AOS FATOS.
        .
        Saudações – ainda mais…, INDIGNADAS com tanta HIPOCRISIA…
        .
        konner

      • Caríssimo Konner…

        Penso que seja o colega que cometeu um erro de interpretação… Aliás, sugiro um melhor estudo sobre a definição real de hipocrisia, este conceito que diz tanto abominar…

        Eu realmente acredito no que digo. E não necessito de “subterfúgios” para dizer o que penso… Quando falo em teorias, digo que são teorias. Quanto falo em fatos, aponto onde eles podem ser confirmados… E não tenho receio de ser indagado sobre o que me perguntam… E não me envergonho se errar no meu prognóstico de uma situação ou não souber uma resposta… Apenas direi que errei ou que não sei… Simples assim…

        No mais, sinto muito se sou capaz de pensar fora dos padrões convencionais…

        Quanto a sua questão, se são só esses grupos treinados pelos americanos, isso é o que está aparente e é “oficialmente” admitido. Também é possível especular os efeitos disso, com dissidências que tenham reforçado o próprio EI e outros grupos menores… Seria de uma imensa superficialidade acreditar que os EUA são os únicos agentes nesse imbróglio ou os únicos e maiores responsáveis por um conflito que tem raízes ancestrais…

        Saudações…

      • O que é Hipocrisia:
        .
        [” — Hipocrisia significa fingimento, falsidade; fingir sentimentos, crenças, virtudes, que na realidade não possui. Hipocrisia deriva do latim e do grego e significava a representação no teatro, dos atores que usavam máscaras, de acordo com o papel que representavam em uma peça.
        .
        O hipócrita é alguém que oculta a realidade através de uma máscara de aparência. Mais tarde é que passou a designar as pessoas que representam, e que fingem comportamentos. A hipocrisia também é usada num duplo sentido, quando alguém acredita que cabe um grupo de normas morais a um grupo, e para outro grupo, caberiam outras normas morais. Um hipócrita muitas vezes finge possuir boas qualidades para ocultar os seus defeitos, e por isso é também conhecido como uma pessoa dissimulada.
        .
        Na religião há vários exemplos de hipocrisia, no Novo Testamento, onde os hipócritas são lembrados em muitas passagens bíblicas.
        .
        No mundo da música, os artista brasileiro Lulu Santos descreve a hipocrisia em “Tempos Modernos” como um muro “que insiste em nos rodear”. Ainda a respeito à hipocrisia, Cazuza afirmou: “O que mais odeio é gente complicada e preconceituosa, hipocrisia e ser acordado. Nenhuma outra coisa consegue ser pior do que isso”. “]
        .
        Saudações,
        .
        konner

    • “konner
      30 de novembro de 2015 at 7:23

      (…) “O interessante é a alegação do comando da USAF para a repentina queda das surtidas diárias: o “mau tempo”.” (…)
      .
      Mas…, de fato…, “O TEMPO FEXOU” para USAF nos céus da Síria, e vizinhança.
      .
      É…,
      .
      Como já previam alguns — “I”spertos comentaristas — deste espaço, sobre o abate do caça da Rússia pela Turquia:
      .
      — “ISSO NÃO VAI DAR EM NADA…!!!
      .
      — “NÃO HAVERÁ ESCALADA DESTE CONFLITO – SÍRIA/TERRORISTAS & Daesh/RÚSSIA/ + TURQUIA”.
      .
      — “HAVERÁ SÓ PUCHÕES DE ORELHA NOS BASTIDORES POLITICOS”.
      .
      — “A RÚSSIA NÃO VAI ARRUMAR ATRITO COM UM MENBRO DA OTAN/TURQUIA, E QUE ACIMA DE TUDO, ELA AINDA TEM UMA – ‘GRANDE DEPENDENCIA EM TROCAS COMERCIAIS’”. ”

      https://www.youtube.com/watch?v=X0mpKsygPsA

  10. Comboio Humanitário? Eu queria ouvir da Rússia os motivos para os ataques a estes caminhões. Quando Israel ataca, a mídia internacional diz que haviam armas disfarçadas como ajuda humanitária. Então?
    Acho que a Rússia não atacaria apenas por prazer.

  11. ……………os turcos não pedirão desculpas e tampouco entregariam os turcomanos que mataram covardemente o piloto russo….isso, nem que a vaca tussa…porém o
    Putin parece ter mais idéias de como ferrar a Turquia a médio prazo, no caso, no bôlso, com retaliações no turismo, importações de alimentos “y otras cositas” que representam grana na Economia turca (até porque os próprios russos já conhecem o efeito de sanções)….se apertar o torniquete será pior…porém o Putin poderá perder a passagem de sua esquadra do Mar Negro pelos estreitos do Bósforo/Dardanelos por dentro da Turquia com destino ao Mediterrâneo,porque o safado do Erdogan minaria os estreitos….é uma cartada arriscada….esperar pra ver……………..

  12. Tenho que dizer uma coisa importante: O islã radical de Said Qutb nada tem haver com o Islã tradicional e isso é historicamente comprovável…existe diferença entre não ser democrático e entre ser terrorista ou extremista.

  13. “O interessante é a alegação do comando da USAF para a repentina queda das surtidas diárias: o “mau tempo”.”

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

    Eh mau tempo MALDITO hahahahahahaahahahahahahaahaha

    😀

  14. Pessoal não vamos esquecer que a RÚSSIA VIVE TESTANDO AS DEFESA DA OTAN NA EUROPA QUASE QUE DIARIAMENTE COM SEUS CAÇAS E BOMBARDEIROS ,ACHO QUE HORA DELES REPENSAREM A SUA DIPLOMACIA MILITAR,ALÉM DO MAIS ACHO QUE ELES ENTRARAM NUMA FRIA APOIANDO A SÍRIA.SÓ COM ATAQUES AÉREOS ELES NÃO VÃO DERROTAR O EI E NEM AS OUTRAS MILÍCIAS E AÍ O PUTIN VAI TER QUE ESCOLHER ENTRE CHAMAR OS SEUS AVIÕES DE VOLTA OU ATACAR POR TERRA E AÍ O BICHO VAI PEGA.VAMOS ESPERAR PARA VER.

  15. E afinal…
    O grande país Banânia não vai tomar partido?
    Não vai participar também dessa nova rebordosa no Oriente Médio?
    Não vai ir lá jogar uns fogos caramuru, ou alguns sapos com a boca costurada, em cima do ISIS?
    Ou numa grande jogada de mestre, vai apenas comer sabe-se lá o quê pelas beiradas?
    rsrsrs!!

  16. Porque que não liberam meu comentário com matéria do Daily Mail mostrando os russos utilizando munição de fósforo branco contra civis na Síria?

    • Essa é fácil Vader, escreve no titulo ” Americanos jogam bomba de fósforo branco contra civis”, aposto que liberam na hora!! rsrs

1 Trackback / Pingback

  1. Consequências de um gesto hostil. | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.