Defesa & Geopolítica

Britânicos retornam ao projeto do veículo blindado Boxer 8×8

Posted by

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

Segundo um comunicado do Ministério da Defesa britânico publicado em 31 de Março de 2018 e apresentado no Army Recognition, o Exército britânico deu um passo em direção a um acordo para uma frota de novos veículos blindados, potencialmente apoiando pelo menos mil empregos britânicos. Na ocasião foi relatado o anuncio da escolha do veículo de projeto alemão  Boxer para o programa de veículo blindado 8×8.

O Reino Unido voltará a participar do programa de veículos blindados Boxer 8×8 e explorará as opções para equipar o Exército Britânico com os transportadores de tropas 8×8 para modernizar sua frota e atender às exigências do Exército de Infantaria Mecanizada do Exército.

O Reino Unido desempenhou um papel importante no projeto original, no desenvolvimento e nos testes do Boxer 8×8  e iria retomar os direitos que tinha como parceiro do projeto se um acordo fosse realizado – permitindo a opção do veículo ser construído e exportado do Reino Unido. O negócio pode culminar na montagem completa do  Boxer no Reino Unido com pelo menos 60% da produção sendo executada pela indústria britânica, sustentando e desenvolvendo as capacidades, instalações e habilidades industriais do Reino Unido.

A Artec, consórcio que fabrica o veículo blindado Boxer, já assumiu compromissos com a indústria britânica, assinando acordos de parceria com a BAE Systems, Pearson Engineering e Thales UK, em antecipação a um acordo.

Espera-se que as empresas britânicas concorram para a fabricação e fornecimento de muitos dos subsistemas dos veículos, bem como para uma linha completa de produção e montagem no Reino Unido. As estimativas sugerem que o investimento planejado da Artec no Reino Unido pode garantir ou criar pelo menos 1.000 empregos, com base em todo o país, incluindo locais como Glasgow, Newcastle, Sheffield, Stockport, Telford e País de Gales.

Com empresas como a Rolls Royce já equipando os motores e a Parker-Hannifin, a William Cook Engineering e outras empresas britânicas que também fornecem sub-sistemas para o veículo, esse acordo poderia garantir uma parceria industrial britânica mais ampla.

O MOD britânico avança as negociações com a Organização para a Cooperação Conjunta de Armamento (OCCAR) e a Artec. Ansioso para a fase de avaliação, concluinda em 2019, este irá considerar os benefícios comparáveis ​​de locais de fabricação e diferentes cadeias de suprimentos para o Boxer, bem como, os custos. Qualquer acordo estará sujeito a negociação comercial e avaliação em 2019 e o objetivo é ter os primeiros veículos em serviço no exército britânico em 2023.

A OCCAR é uma organização intergovernamental européia que facilita e gerencia programas de armamento colaborativo através de seu ciclo de vida entre o Reino Unido e aliados europeus. A organização administra o programa de veículo blindado Boxer 8×8 e, como um estado membro da OCCAR, o Reino Unido tem os direitos de propriedade intelectual necessários ao Boxer e maior controle sobre a garantia de que o Reino Unido se beneficie do trabalho da cadeia de suprimentos.

O MOD britânico realizou uma análise abrangente do mercado de veículos de infantaria mecanizados em serviço, entrando em serviço e em desenvolvimento. A análise foi guiada pelos requisitos do Exército Britânico e pela melhor maneira de entregá-los. O Boxer ofereceu mobilidade, capacidade, flexibilidade, utilidade, proteção  e agilidade.

Como parte do acordo proposto, espera-se também que o Reino Unido veja um substancial investimento interno da Rheinmetall, uma das empresas controladoras da Artec, que sinalizou sua intenção de lançar um centro de produção e integração de veículos blindados no Reino Unido como parte do programa. Isso representaria um compromisso significativo que levaria à capacidade de veículos blindados de longa duração no Reino Unido.

A Krauss-MaffeiWegmann (KMW), já possui uma importante instalação de produção no Reino Unido em Stockport, de onde projeta, fabrica e dá suporte aos  equipamentos militares complexos em países como EUA e Austrália, além de partes da Europa. .

 

Fonte: Army recognition

6 Comments

  1. Pingback: Britânicos retornam ao projeto do veículo blindado Boxer 8×8 | DFNS.net em Português

  2. em vez de desenvolver um veículo 8×8 com base no guarani o boxer seria uma boa opção para o exército e fuzileiros?

    • Olha o Boxer é uma boa opção para qualquer pais, o problema é o preço. Para Nós acho que a família Italiana de veículos dessa categoria seria mais indicado, por questões de custo e facilidade de manutenção.
      O interessante é que os Ingleses já participaram do desenvolvimento inicial do Boxer e depois abandonaram ficando apena Holanda e Alemanha, e também tem sua empresa a BAE Systems como participante do SEP 8×8 Sueco. O SEP 8×8 parece ser um veiculo com potencial e deve ter um custo menor que o do Boxer.

      Sds

    • Assista esse video, sobre o Boxer: https://www.youtube.com/watch?v=Y2MBdMiZvsg&t=151s

  3. Britanicos dominam todas as tecnologias possiveis e as que os pobres mortais desconhecem , falta-lhes grana pois os auxilios socias estao quebrando a nacao.

  4. Os Britânicos e os franceses fabricam os melhores blindados do mundo

shared on wplocker.com