BRICS e o árduo caminho rumo à multipolarização

Potencial do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) está justamente na qualidade de atuar como polos soberanos em uma economia global. Mas como conciliar os interesses nacionais com o desenvolvimento dinâmico do grupo?

A próxima cúpula do Brics acontecerá em junho na cidade russa de Ufa, onde serão identificadas novas áreas de cooperação e formuladas propostas para o desenvolvimento das cinco economias emergentes. Mas o Brics não deve ser visto como uma comunidade de integração baseada em instrumentos tradicionais, como a liberalização das economias e dos fluxos de comércio e investimentos. Tais mecanismos, neste caso, não são determinantes.

Hoje, o Brics simboliza um sistema de relações baseado na igualdade de cooperação e na possibilidade de implementação de uma estratégia unificada que leve em conta determinadas prioridades nacionais.  Para colocá-la em prática, é necessário a participação ativa desses países na elaboração de documentos no âmbito do G20. 

O potencial dos Brics de lançar iniciativas foi testado, por exemplo, durante os preparativos da Cúpula do G20 na cidade australiana de Brisbane, em 2014. Por isso, o próximo encontro em Ufa deve reconsiderar esta “falha” e propor a consolidação das iniciativas do grupo diante dos temas que estão sendo analisados e aplicados na esfera do G20.

Por outro lado, entendemos que as parcerias estabelecidas entre os Brics irão prosperar apenas naqueles setores e segmentos que relacionam-se com interesses e prioridades nacionais. Dessa forma, nada mais lógico do que questionar: nas atuais condições, quais são os interesses nacionais dos Brics?

Acreditamos que seja o desenvolvimento dinâmico das economias nacionais, com a consecutiva elevação dos padrões de vida das populações e a criação de oportunidades para a total realização dos potenciais individuais dos cidadãos, com o respectivo respeito a crenças nacionais, étnicas e religosas.

Também estão na lista de prioridades a garantia à estabilidade social e a segurança institucional e dos territórios nacionais, buscando nesse processo a diminuição das disparidades nos níveis de renda dos indivíduos e regiões dos países. Seria igualmente fundamental o desenvolvimento da sociedade civil e a defesa das liberdades democráticas, sem a violação das bases tradicionais da construção dos Estados.

Em outras palavras, os interesses nacionais dos Brics visam ao desenvolvimento interno de cada um dos países – não pressupõem objetivos de dominação internacional, mas buscam o estreitamento de laços econômicos regionais e transregionais para que suas metas sejam alcançadas.

Apesar do interesse mútuo dos países do Brics ser explícito quando se trata de estratégias de longo prazo, é possível notar consequências práticas aplicadas às esferas da vida particular. Exemplo disso é a utilização conjunta de recursos hídricos em obras de irrigação e drenagem, bem como a utilização econômica de fontes subterrâneas profundas. Soluções dessa natureza interessam à Índia, ao Brasil e à China, enquando na Rússia há uma reconhecida experiência em otimização do uso de recursos hídricos.

Também nos parece de real importância para as economias dos Brics o estabelecimento de padrões de ensino e treinamento conjunto em setores educacionais prioritários, particularmente os relacionados à aeronáutica, espaço, saúde, construção naval, segurança cibernética, nanotecnologia, meio-ambiente e outras áreas tecnológicas.

Por fim, o grupo deve estimular o desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa e desenvolvimento, com a participação de cientistas e outros especialistas dos países-membros focados em objetivos como a substituição de importações, a unificação do ambiente jurídico empresarial, o estabelecimento de parcerias público-privadas e a criação de novos postos de trabalho.

Viktória Pérskaia: Doutora em economia e membro da Academia de Ciências Naturais da Rússia. Mikhail Eskindarov é reitor da Universidade de Finanças sob o Governo da Federação Russa.

 

Publicado originalmente pela Rossiyskaya Gazeta

Fonte: Gazeta Russa

55 Comentários

  1. Havendo respeito e reciprocidade, e isso sendo projetado para o mundo, a tendência é essa célula BRICS agregar novos elementos e formar um corpo sólido, robusto e poderoso, com capacidade de mudar a atual dinâmica mundial.

    • Sim meu caro mas sem cometermos o mesmo erro da UE que saiu absorvendo economias não compativeis.
      Africa do Sul e provavelmente Argentina foi r sera convidada respectivamente pela importancia geoedtrategica de controle do Atlantico Suk.
      A quanto tempo canto essa pedra.

      • “”””””””””A quanto tempo canto essa pedra.”””””””””

        É mesmo, faz tempo que você falando em uma base chinesa nas malvinas.

        Além de algumas dezenas de coisas que não se concretizaram.

      • E vc que vem falando sites afora que a OTAN bate de frente com a Rússia, que a Rússia obedece a OTAN, que a Rússia não tem condições de rivalizar com o ocidente.

        Dezenas de seus comentários não se concretizaram e claro, isso o irritou bastante!

        De novo: péssimo comentário seu. Não ajuda em nada na qualidade do blog.

      • deagogó

        sem maldade ,mas suas ideias não correspondem as fatos

        o maluquinho é muito mais antenado ao que esta acontecendo e ao que vai acontecer !!!

        e eu estou falando agora sem ironia ,pois é difícil ver uma pessoa se mutilando intelectualmente e ainda de achando superior

        como eu não gosto de ser falso tenho que lhe dizer você é um exemplo de lavagem cerebral bem sucedida do sistema

        sobre o BRASIL e o brics , VENCEREMOS !!!!

        e para não ficar magoado !! da uma visualizada nisso ,
        https://www.youtube.com/watch?v=vPAlphS6LtE

      • Daegógó, mais conhecido como CADELINHA VIRALATA YANKE.
        Eu te desafio a posta o link com o comentario que eu fiz como voce alega que eu disse que teria base Chinesa nas Malvinas. Onde esta ele? Quem é o mentiroso.
        Tu não passa de uma franga vendida a defender o interesse do cobiçador. Um caraveleiro.
        Esse teu ativismo separatista, maconha livre, independencia dos povos indigenas, golpista contra a democracia Brasileira é tipico de um verme zero aesquerda que não tem argumento nenhum sobre assuntos de geopolitica e geoestrategia. Nada acrescentar.
        Microbio invejoso.
        Gosta de ser esculachado. Bem a cara de uma franga que veste cinta liga por baixo da pilcha.

      • Meu caro, essas economias não compatíveis a que você se refere, que foram absorvidas pela Europa, se deveu muito mais a força dos interesses Yankes em alijar um possível restabelecimento de poder Russo, mas também a cadelização dos principais países Europeus. Que aceitaram seguir o modelito capacho, feito por acordos pós segunda guerra mundial. Acordos esses que, acreditaram, lhes daria compartilhamento nas decisões geo estratégicas mundias. Só esqueceram de medir a fome de glutão de seu principal parceiro, que não gosta de compartilhar, mas de ser o dono do time, conforme a própria cultura, lá dominante, demonstra. De qualquer forma, a estratégia de aglutinar com parceiros de importancia geo estratégica, em casos bem analisados evidentemente, podem ser muito proveitoso, superando do ponto de vista estratégico, algumas perdas que porventura se tenha no ponto de vista econômico. Ainda acredito que os países que se aglutinam apesar de não terem que perder de vistas seus interesses individuais, devem trilhar caminhos de parceria compartilhando avanços e permitindo apoio aos países parceiros´observando aqueles pontos que falei acima, respeito e reciprocidade.

      • Concordo em parte contigo Julio.
        Mas houve tambem a ganancia dos maiores pensando absorver os menores em proprio beneficio alem de falta de estrategia economica.
        Gastou-se muito por conta.

    • Concordo Julio e sim, o BRICS é o futuro!

      O Brasil precisa ser multi-roll, ter acordos com o ocidente e com os BRICS, só assim veremos como é ser potencia!

      Valeu!

  2. “Um mundo multipolar é inaceitavel e inconsebivel. O mundo deve mesmo permanecer unipolar” – – – Willian Waak, apresentador do Jornal da Noite da Rede Globo de Televisão. Um velho conhecido agente colaborador Yanke que prefere um Brasil condicionado e subjugado do que um Brasil independente e auto-suficiente.
    Independencia e auto-suficiencia pra ele é sairmos dos BRICS e sermos eternos escravos de colonizadores Ocidentais.

      • Péssimo comentário (novamente).

        Multipolar significa mais de um centro de convergência financeira que se conectam à pólos menores porém com vitalidade econômica, não estando atrelados a um único centro ou a mercê do mesmo.

        Vá estudar!

      • “mais de um centro de convergência financeira”

        Não, warpath.

        Mais de um centro significa bipolar!
        Não sabe contar?

        Multipolar seriam mais de dois centros.
        Pensa, meu.

      • mas logico que terá mais centros o brasil é credor do FMI

        E NOS NAO VAMOS DESTRUIR UM PARA APENAS FICAR COM OUTRO

        acorda deagogó !!!!!

    • E é esse tipo de trolha que tem voz para propagar sua dissimulada cantilena de traíra, para uma maioria de cidadãos incultos sobre o que vem a ser cidadania nacional brasileira e a ligação dessa expressão com o sentido de patriotismo.

      • Esse Joanzinho ainda está no jardim da infância, adora fazer uma birra Sr.Brasileiro …hahahahah … depois vai se queixar da diretoria que está sendo trolado aqui … hahahahah..

      • Quem é piada em toda internet é você helvécio.
        não desconte a sua raiva em mim.

        Quem foi expulso daqui foi você e não eu.

      • deagol ,você com seu jeito de ser polido

        fez com que os donos do site fizessem um çaça as bruxas

        mas vou ser sincero com você ate o zoinho azul que nunca concordava comigo por sua causa foi excluido também e vários outros

        por causa de sua criancice

        você é muito mimado

        no EB ENSINA A SEREMOS UNIDOS E VOCE DESAGRAGA

        NAO ME IMPORTA ESQUERDA OU DIREITA

        VOCE DESAGRAGA para de ser desunido !!!!

        fala do cisco nos olhos dos outros mais não enxerga a trave nos seus olhos !!!

        e ate o zoinho azul que falou que iria no banheiro e nunca mais voltou ,foi sim uma perda para o site tembem ele é apenas um exemplo

        sites militares tem pouca aceitação em um pais tropical abençoado por DEUS

        então quanto mais pessoas lendo essas matéria camufladas por nossa mídia sionista e aliada aos interesses internacionais melhor

        e não vai poluir o defesa aérea e naval ,também tem que saber chegar rsrsrsrs

    • “Um mundo multipolar é inaceitavel e inconsebivel. O mundo deve mesmo permanecer unipolar”

      mais fascista impossível…Nós só compramos e pagamos….e ainda tem gente alienada aqui neste pais que defenda isso….o clientelismo…que o brazil se limite/conforme em ser uma republiqueta de bananas capacha, submissa e subserviente de nações parasitas que não possuem nenhum outro interesse a não ser nos explorar e nos manter na correia…na sua influencia ou domínio…

      • O clientelismo é uma ferramenta utilizada para enfraquecer o capital social e humano de uma determinada localidade, ou de uma nação por inteiro…Ao se privilegiar a obtenção de benefícios oriundos de entes externos a uma localidade, ocorre o enfraquecimento das relações horizontais, homem a homem; cidadão a cidadão, diminuindo a capacidade de colaboração destes indivíduos e ampliando a competição por mais recursos exógenos, e que não geram riquezas locais. Este processo gera um círculo vicioso que ao longo do tempo é capaz de desmobilizar completamente uma comunidade..Como nota característica o cliente fica em total submissão ao patrão…

      • mas não adianta…fazer um povo que viveu séculos na base do voto do cabresto e do coronelismo entender essas coisas é impossível…é cultural…são séculos de uma cultura arraigada na mentalidade….a maioria dos brazileiros nasceu para puxar carroça mesmo….em todos os sentidos…..termos/expressões como “curral eleitoral” não foram cunhados por acaso para o povo deste pais….

  3. PRETEM BEM ATENÇÃO NISSO
    ## Tambem estão na lista de paridades a garantia a estabilidade social e a segurança intitucional e dos territorios nacionais ##
    PARA BOM ENTENDEDOR O PINGO É LETRA

    • Sim Maluquinho, vc não está errado, no futuro se espera uma aliança militar que possa defender os interesses do BRICS, até porque a tendência do mesmo é o domínio do mercado mundial no futuro, e isso trará muita discórdia e provavelmente conflitos, e tendo um exercito conjunto para casos extremos dá alívio ao bloco. Provavelmente há quem diga…e as diferenças entre China e Índia? essa talvez seja a mais fácil das dificuldades a se resolver, até porque não tem tido nenhum desrespeito territorial entre os dois países, eles tem coexistido de forma pacífica, isso é um avanço enorme, mas pra mim o problema é o nosso país, que tem suas forças armadas em completo sucateamento, sendo talvez inferior em força de dissuasão (aparatos bélicos) a própria África do sul…vergonha. Sds

      • Quem que ja não pode existir meu caro.
        So as cadelas que pensam que algo pra existir tem de estar publlicado no google e comentado na bbc

  4. nossa quanto blá blá até parece que a russia é burra,
    pois bem, a criação do BRICS não passa de planos globalistas russo-chinês para atender os interesses deles , que visa a destruição do dollar como a moeda principal do mundo, é a destruição parcial da economia americana, eles não querem gerar o multipolarismo coisa nenhuma, eles querem é assumir o controle mundial, fazendo assim, maquiagens é se escondendo no “terceiro mundismo” para conseguir o que querem…..ou seja o BRICS visa instaurar uma nova ordem mundial socialista que seria sediada na ONU
    mas isso não é novo, os planos globalistas russo, sempre existiu, isso vem desde a epoca da união sovietica, mas o bom é que os planos sempre deram errado, o objetivo do putin atualmente é nada mais nada menos que refazer o imperio russo, é ele já deu sinais disso.

    mas o pior de tudo é que o esquerda / obama sabe disso, é infelismente ao invés de estar combatendo, ele estar ajudando.

    esse video do renomado professor olavo de carvalho explica bem isso.
    >> https://www.youtube.com/watch?v=znJz3KFTaxU

    • Pode até ser que você tenha razão, mas a historia ensina, quando se tem um imperio tirano se busca trocar o imperador, e essa é uma ação humana legitima que se toma historicamente para buscar encontrar estabilidade e respeito. Nunca a humanidade se conformará com a tirania humana, esteja ela partimdo de um individuo ou mesmo de um país. Esteja qualquer país com representatividade de lider mundial atuando dessa forma, desrespeitosa, como hoje, e sempre haverão outros a lutar pela sua derrubada, é a historia humana, sr. Lure, é a historia que ensina.

      • o senhor é bipolar né senhor Deagol?!…alias desde quando a Rússia e a China hoje são socialistas?…são as nações mais capitalistas selvagens que existem hoje..principalmente a China…

      • a china é capitalista no modo economico, mas no social os chineses são comunistas é pelo o jeito nunca vão deixar de ser.,…
        o comunismo pode até ter caido junto com a URSS, mas a KGB ainda estar ai nos dias de hoje, é continuam implantando o comunismo pelo o mundo.

      • terei de discordar caro Lure, pois a Russia não é mais uma ecobomia planificada, e não deseja que nenhum de seus aliados o sejam, até porque as empresas russas dependem do mercado descentralizado para venderem seus produtos, a Russia entendeu que é necessario um equilibrio entre o capitalismo e o socialismo, ou seja, setores chaves serem controlados pelo governo, a fim de servir aos interesses do estado, e os setores que não representam crucial importancia ao estado ocorre a abertura para o mercado. A Russia deseja implantar o multipolarismo no mundo não para ter o poder supremo, mas para evitar que episodios como os da guerra fria e outros conflitos de dominio hegemônico não ocorram mais, dando ao cenârio global maior estabilidade, e tirando dos EUA o poder de manipular a ONU. Sds

      • E o senhor é mal intesionado e mentiroso.

        Eu nunca disse que a rússia era socialista, pelo contrário contrariei o maluquinho e pé cão quando ele disse isso.

        Se a rússia não é socilaista ou comunista avise o seu colega pé de cão pois é o único que acredita nisso.

      • Aqui mal intensionado e mentiroso só tem você franguinha da lagoa dos patos que veste cinta liga por baixo da pilcha.
        “Sera que vamos ter que passar por isso.E nossas familias.Vamos estocar alimentos.Os comunistas vem ai”.

        Kkkkkk bando de frangas golpistas de merda kkkkkkk

      • E voce mais boçal ainda que não consegue distinguir UNIPOLAR de MULTIPOLAR.
        Como a boca aberta tu é uma boqueteira kkkkkk
        Pelo menos limpe a maionese do canto da boca antes de vir fakar asneiras querendo emprenhar os outros com o esperma que vomita kkkkkk

      • Franga como gostaria que estivesse no RJ.
        Sabe franga meu nick é registrado com e-mail oficial onde consta meus dados e o seu maconheirinho ativista e traidor.
        Tem um velho ditado que diz,”Quem procura acha”.
        Voce acha que eu sou doce pra alimentar sua verminose seu moleque.

      • Tá me ameaçando?

        Continue, continue e aí gente vê quem pode mais.

        Se eu estivesse no Rio de Janeiro o que você faria?

        Aqui a gente faz e não fica falando.

        Realmente suas baixarias só mostram quem você é.

        E você está errado sim como sempre.

    • Nem tanto meu caro.
      Ja existia um ideal sul-sul entre emergentes.
      Russia e China pegaram carona e a ideia se traduz em iniciativa.
      Como é uma guerra economica por disputa de mercados e fontes gradativamente intensificara interação emergente onde dominadores terão de abastecerem-se no combalido mercado Americano que é o unico entre eles que tem msis sobre vida.
      Escolham os grilhões ou a libetdade em um novo mundo onde todos terão votos iguais e tolerancias.
      A agonia decadente sr aprofundara no desabastecimento.

    • Caro Lure, o serviço de inteligencia russo existe com o proposito de defender seu país de ameaças externa e até internas de forma implicita, seja terrorismo, manipulações politicas, erc, assim como o Mossad, CIA, MI-6, enfim, como todo serviço de inteligencia. Sds

      • La antes que o microbio seja germinado por interesses externos eles quebram no centro de Moscou ao meio dia pra todo munfo ver e servit de exemplo

Comentários não permitidos.