Defesa & Geopolítica

BAE e TAI juntas no desenvolvimento do caça Turco de nova geração

Posted by

Turcos se associam aos Britânicos para desenvolver o seu caça de nova geração

E.M.Pinto

Segundo a agência de Notícias Reuters, foi selado neste sábado 28.01.2017, um acordo de defesa entre a Grã-Bretanha e a Turquia no valor de mais de 100 milhões de libras que versa sobre o desenvolvimento de um caça de nova geração, abrindo o caminho para uma cooperação mais profunda ao longo da vida do projeto.

De Ankara onde fortlece os laços com a Turquia enquanto se evade daUnião Européia, a Primeira-ministra da Grã- Bretanha Theresa May saudou o acordo dizendo que “a Grã-Bretanha é uma nação grande, global e aberta a negócios”.

O acordo, anunciado envolve a BAE Systems e a TAI (Turkish Aerospace Industries)  nos trabalhos em conjunto para desenvolver o programa de caça turco TF-X.
O executivo-chefe da BAE Systems, Ian King, disse que o acordo é o próximo passo no aprofundamento da cooperação em defesa, ressaltando que ele também abrirá o caminho para uma parceria de defesa mais profunda e que poderia efetivamente tornar a Turquia um parceiro do Reino Unido, posicionando-o como um exportador de tecnologia aeroespacial chave para a Turquia.

O programa mais amplo pode converter  o Reino Unido num importante fornecedor de motores, armas, radares e sensores.

2 Comments

  1. Esta ai uma boa oportunidade para quem quer desenvolver tecnologia a um custo mais acessível, basta ter vontade e querer ser alguém grande. A julgar pelo estreito laço que a industria aeroespacial Sueca tem com a Britânica não me surpreenderia em ver Eles embarcando nesse “brinquedo” ai, hoje poucos tem capacidade econômica para levar esses projetos adiante sozinhos então quanto mais parceiros melhor.

    Sds

  2. É a disputa pela hegemonia regional no OM. A Turquia não está brincando em serviço. Árabes e Iranianos que corram atrás do atraso….

shared on wplocker.com