Novo helicóptero pesado Sino-Russo

ALHSugestão: Dragão Vermelho
Tradução e adaptação: E.M.Pinto
Leia também:

Rússia e China avançam em projeto conjunto de helicóptero pesado

 

Durante o terremoto de Wenchuan, em 2008, uma aeronave vermelha de fabricação russa, o helicóptero M-26, o maior helicóptero do mundo, foi frequentemente visto na TV transportando um grande número de bens e materiais extremamente necessárias para as áreas afetadas pelo desastre, as imagens das emissoras  de TV impressionaram o público.

No entanto, naquela época, só havia dois helicópteros M-26  na China e eles eram os únicos helicópteros capazes de transportar máquinas pesadas essenciais para o salvamento de vidas.
A dor de Wenchuan era também a dor da indústria de helicóptero na China. Depois disso, a China começou a acelerar o desenvolvimento de helicópteros pesados, bem como as negociações com a Rússia para o desenvolvimento conjunto de helicópteros pesados.
Uma fonte da indústria militar Russa informou em uma entrevista que o helicóptero pesado que está sendo desenvolvido em conjunto pela China e Rússia é ligeiramente menor do que o M-26 helicóptero. Com as necessidades da China levadas em consideração esta aeronave terá d epossuir capacidade de voo à grandes altitudes, informou a Interfax, a agência de notícias russa.
Com a ajuda da Rússia, que possui forte experiência técnica em helicópteros, este avançado helicóptero pesado para China começa a tomar forma.
Tão cedo quanto 2010, Andrei Shibitov, Chief Executive Officer da Russian Helicopters, declarou em uma entrevista coletiva que a Rússia e a China iriam desenvolver em conjunto um helicóptero que se posicionaria na faixa de 30-35 toneladas.
Os artigos nos últimos anos mostram que tal helicóptero pesado desenvolvido conjuntamente pela China e Rússia se tornará menor, mas mais prático.
Dmitry Rogozin, presidente russo da Comissão Preparatória para a Reunião Ordinária entre primeiros-ministros chineses e russos e vice primeiro-ministro da Rússia, disse que depois de conversar com o seu colega chinês, em agosto de 2013, afirmou que a Rússia e a China podem desenvolver em conjunto helicópteros extra-pesados capazes de transportar cargas duas vezes maiores que as do M-26.
Aleksandra Mikheyev, gerente geral do Russian Helicopters, disse na ocasião do Zhuhai Air Show, em novembro 2014 que o contrato seria assinado em dois ou três meses, e os parâmetros aerodinâmicos de configuração e desempenho de voo do helicóptero seriam determinados em fevereiro de 2015.
Mikheyev disse também que o modelo é desenvolvido a partir do helicóptero M-26T , e seu peso de descolagem e capacidade de carga são todos menores que as do M-26, mas que uma vez equipado com os novos motores D-136  do M-26, por conseguinte esta aeronave seria superior ao M-26 em termos da relação impulso-peso e mobilidade.
Na última cobertura dos meios de comunicação russas, no entanto, descrevem o helicóptero como “com um peso de descolagem de 38 toneladas e uma capacidade de carga de menos de 15 toneladas, ele pode ser utilizado em planaltos em condições climáticas adversas”, e que esta aeronave não seria um cópia e simples melhoria do helicóptero M-26.

1 Comentário

  1. E o Brasil de fora nesse projeto também. Se tivéssemos uma indústria militar estatal estaríamos fechando inúmeras parcerias. Mas nossos empresários só investem quando não há sinal de risco, dinheiro grosso é tudo encaminhado para paraísos fiscais.

1 Trackback / Pingback

  1. Novo helicóptero pesado Sino-Russo | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.