Vídeo: China lança primeiro porta-aviões em viagem inaugural

É de fabrico original ucraniano mas nunca ficou concluído por causa do colapso da União Soviética em 1991. A China acabou por comprá-lo e esta quarta-feira entrou oficialmente em testes em alto mar.É o primeiro porta-aviões ao serviço de Pequim. Uma estreia ansiada há muito e que vai dar aos chineses um reforço do poderio naval.
Um contra-almirante na reserva chinês explicou que o processo de dotar o país com porta-aviões ainda está no início. Para um navio género e a tripulação estarem totalmente operacionais são precisos 10 anos.

Fonte: Euronews

24 Comentários

  1. Asim quebra a Estabilidade Americana na Regiao .OBS Por mais que leve 10 anos ja e um comeco. breve o cowboy vai ter que sai e volta pra sua little village in somewhere
    China ta fazendo Algo que Brasil por medo de ser nacao Exito .um deles foi de construir Misses Cruzeiros .

  2. .
    .
    Como disse antes, é o INICIO DA NOVA ORDEM MILITAR MUNDIAL!
    .
    Mas isso todos sabem, esse ai vai ser pra criar doutrina, depois os CHinas farão os deles mesmo em quantidade industrial de massa, como fazem pra tudo!
    .
    Valeu!!

  3. Nao espero que um Portao Aviao faca revolucao sozinho mais HOJE O CENARIO JA NAO E TAO CONFORTAVEL PROS YANKES LA IMAGINA DAQUI ALGUNS ANOS .Lembrando que o paizinho e grande devedor dos Chinas e sem falar que hoje a Venezuela faz obra de caridade la nao deixando o povo morre de frio no inverno dando gas pro aquecimento das casas de graca ,quando din din pras Armas se esgotarem axo que vao presiza de muito hamburgs pra toma economia de volta :). Uma pena NOSSO BRASIL TER ESE COMPORTAMENTO DE COLONIA

  4. E o EUA teve alguns chiliques hipócritas:
    ——————————————
    “Depois de quase uma década em reforma, o Varyag, primeiro porta-aviões da China, foi lançado ao mar nesta quarta-feira sob críticas dos EUA, que pediram explicações de Pequim sobre a necessidade de tal equipamento de guerra e mais transparência com relação aos seus objetivos militares.”
    .

    “Isto é parte de uma preocupação maior de que a China não é transparente como outros países. Ela não é transparente como os Estados Unidos sobre suas aquisições militares, sobre seu orçamento militar”, disse a porta-voz do Departamento de Estado americano, Victoria Nuland.”
    .
    “Em nossas relações militares com muitos países ao redor do mundo, temos o tipo de diálogo bilateral onde podemos ser bastante específicos sobre o equipamento que temos e seu fim pretendido e seus movimentos pretendidos”, disse Nuland, acrescentando que a China e os EUA “não estão nesse nível de transparência”.
    .
    Fonte: Valor

  5. “Analistas indicam que Pequim pretende construir mais porta-aviões e alguns especialistas americanos acreditam que os chineses já deram início a esse projeto em um estaleiro na ilha de Changxing, na costa de Xangai. Acredita-se que a Marinha chinesa poderá contar com um ou mais dois porta-aviões até 2020. O desenvolvimento do porta-aviões faz parte da estratégia da China de elevar seu poder naval em meio a disputa por território envolvendo Taiwan e o Mar do Sul da China.”
    .
    Fonte: Valor
    ——————————————–
    Uma autoridade chinesa já declarou que a China precisaria de 3 porta-aviões…

  6. O nosso nae é o mais antigo do Mundo, nossos caças tb, em resumo, temos um Museu flutuante sem nenhuma finalidade bélica, serve apenas como treinamento. Enquanto isso, vamos assistindo os Paises se armarem até os dentes enquanto as nossas forças ficam banguelas!

  7. A China não precisou implorar para ser membro permanente do conselho de segurança da ONU ,também não precisou estar se metendo em assuntos políticos externos pra mostrar que é potência, apenas tomou iniciativa própria e concreta e o mundo está a reconhecendo por si.

  8. Um NAe hoje é figura alegorica e serve apenas para uma nação mais forte arrassar uma bem mais fraca.Uma guerra entre potencias esses banheirões nem saem do porto.Ela se dara por misseis ate que alguem peça pinico ou que ambos os lados empreguem armas nucleares.No nosso caso Brasil ja que não temos preteções de invadirmos ninguem e para nossas necessidades se faz necessario muitos submarinos e um bom sistema de defesa antiaerea e antimisseis.O que essa vontade de querer sermos xerifinhos do mundo nos trara de beneficio se poderiamos empregarmos o que gastariamos com NAes em outros tipos de defesas que nos são mais necessarias e que são realmente nosso ponto fraco.No caso da China é projeção de poder aja visto que para se auto-defenderem contam com avançado sistema de defesa antiaerea e antimisseis.Estrategia não inteligente a nossa que temos um banheirão sempre inacabado que nem ao menos tem poder de auto-defesa e que em poucos anos saira de serviço.Precisamos de navios de superficie rapidos,modernos e com sofisticado poder de defesa e de fogo e muitos submarinos.Perdemos tempo buscando acompanharmos padrões internacionais ao invez de criarmos proprio padrão.Olhem o Irã que nem NAe tem mas que desenvolve proprio padrão e põe o mundo em alerta constante.


  9. não considero mais um PA uma arma suprema… e sim um trambolho supremo…rsrsrs

    com a evolução tecnologica PA viraram alvos faceis…

  10. A china gosta de se fazer de fraca, 10 anos para operar um Nae, só rindo, em 10 anos eles já terão uns 5 desses operacionais. É a tal da negação do poder.

  11. Um NAe é uma arma fantástica e difícil de ser neutralizada.
    Quem o possui nega ao atacante uma região do mar pelo menos 100 x maior que se não o tivesse, estabelecendo a superioridade aérea e o controle marítimo sobre vasta região do mar.
    O maior inimigo de um NAe com certeza é o submarino, já que o NAe consegue ter consciência situacional imensa do que ocorre acima da superfície do mar, negando a possibilidade de ser atacado ou pego de surpresa por navios e aviões.

  12. Agora, se você não equipar seu NAe com caças em estado da arte, aviões AEW, reabastecedores, etc, aliado a escoltas de superfície e submarinas adequadas, aí ele vira mesmo o maior alvo do mar.

  13. Quem é a china sem os EUA? se pararem de comprar suas bugigangas os chinas morrerão às moscas e por consequencia nós entraremos em recessão, pois a china sem grana para de comprar comodities brasileiras… dai, é só esperar o resultado…

  14. Também um ataque a um desses porta aviões é declaração de guerra geral e irrestrita!Que só em caso extremo pode ocorrer, assim vejo, que pra fins de politica estratégica num ambiente de paz relativa esses NAe são sim relevante e o Brasil não pode abrir mão de ter uns três no mínimo, pois quem vai proteger o atlantico sul, a costa da africa, ou mesmo o pacifico da américa do sul senão nós? O Brasil só estará seguro se a america do sul também estiver e integrada a nós como país lider, senão meus amigos correremos o risco de ser invadido pela fronteira seca!

  15. Se para defender um país com dimensões continentais como o Brasil bastam 36 caças de 4ª geração, como sustentar que um porta-aviões, móvel, infinitamente menor, mas com a mesma quantidade de aeronaves (se não, mais) é um alvo fácil?
    As armas de um porta-aviões são seus aviões e são eles que o defendem.


  16. reintero minha afirmação… com a evolução da tecnologia viraram alvo facil

    misseis de cruzeiro supersonicos (cada vez mais comuns em qualquer FA mambembe que se preze) as que não os tem.. rsrsrs.. nao sao FA são guarda costeira…rsrsrs… acorda Dilma…

    submarinos … satelites .. etc

    a unica vantagem de um PA é atacar país que não tem dinheiro ou nao quer usar nem para ter avião no ar… imagina se equipar…

    e se o alvo sob ataque de um PA tiver a BOMBA… eles nem usam o mesmo para atacar… usam submarinos/misseis… FATO !!!

  17. Blue Eyers, vc está certo, se a China entrar em recessão poderá até explodir, e alguns países c eles, inclisive o BRASIL e resto do planeta, estamos atrelados a locomotiva do império do centro. Sds.

  18. Tem países próximos ao mar amarelo q estão se borrando td, inclusive taiwuan seu estado rebelde. O dragão está alçando altos voo. Tem mt cobranças pela frente.Quem viver verá.

  19. Em todas a simulações nossos enferujados submarinos detonaram o NAe São Paulo algumas vezes e suas escoltas tambem rsrs que grande arma de supremacia heim rsrs e no nosso caso ainda temos que disponibilizar grande parte da esquadra somente para defende-lo.Prefiro uma boia,um binoculo contrabandeado do Paraguai e um arbalete rsrs Vão voces todos nele e vão juntinhos para os braços de Netuno rsrs

  20. Se os EUA cairem,como querem muitos aqui,leva a China junto,que leva o Brasil,etc…
    Se a China quiser cobrar a dívida que tem com os Eua?Como é que fica a situação?

Comentários não permitidos.