Marinha do Brasil e Armada Argentina realizam

A Esquadra brasileira e a Armada argentina realizaram a Operação “Fraterno XXIX” entre os dias 13 e 20 de maio, na área marítima compreendida entre o Rio Grande (RS) e Mar del Plata, na Argentina. O propósito foi manter o nível de adestramento dos navios do Comando-em-Chefe da Esquadra, avaliar de forma controlada os exercícios e táticas empregadas e incrementar a cooperação e o estreitamento dos laços de amizade entre as Marinhas.

O Grupo-Tarefa 101.2, composto pelas Fragatas “Niterói” e “Bosísio”, pelo Navio-Tanque “Almirante Gastão Motta”, pelo helicóptero “Super Lynx” AH-11A e pelo helicóptero “Esquilo” UH-12/13, foi comandado pelo Contra-Almirante Wagner Lopes de Moraes Zamith, Comandante da 2a Divisão da Esquadra (ComDiv-2), a bordo da Fragata “Niterói”.

Já o Grupo-Tarefa 101.1, composto pela Fragata ARA “Almirante Brown”, a Corveta ARA “Parker” e um helicóptero AS555-SN “Fenec”, foi comandado pelo Capitão de Navio Osvaldo Andrés Vernazza, a bordo da Fragata ARA “Almirante Brown”.

Em apoio a eventos específicos da Operação, também participaram a Fragata ARA “Sarandi”, a Corveta ARA “Robinson” e as aeronaves B200M e P-3B.

Durante a Operação “Fraterno”, foram realizados exercícios no mar de caráter militar, concernentes às tarefas básicas do Poder Naval, contemplando as operações de ataque, antissubmarino, de esclarecimento e de apoio logístico móvel. Entre eles destacaram-se navegação em águas restritas; transferência de óleo no mar; exercícios de pouso a bordo e de “cross-deck” em proveito da Força Aeronaval (diurno e noturno); ataque coordenado a submarino submerso; e manobras táticas em formatura.

Para incrementar a interoperabilidade entre as duas Marinhas, ocorreu o intercâmbio de militares brasileiros e argentinos a bordo dos meios navais, atuando como observadores e integrando os Estados-Maiores dos Comandantes de Grupo-Tarefa. Durante a estada no porto de Mar del Plata, foram realizadas visitas protocolares às autoridades locais e eventos de confraternização entre as duas Marinhas.

Fonte: Nomar



10 Comentários

  1. E nesta data simbolica deu-se inicio com inusitante cerimonial onde um marujo em uma corveta Brasileira e um marujo em uma canhoneira Argentina fundeados lado a lado deram inicio a memoravel troca de bolinhas de sabão aja visto a calmaria do oceano e ventos.

  2. Gosto da interação das forças armandas sul americanas… mas as vezes parece ridículo ler estas reportagens e lembrar como foi a surra levada nas Malvinas… parece que tudo é um circo que não serve efetivamente para nada.

  3. Òtimo, mt bom essa medidas conjuntas, esses teinos juntos essa operações combinadas, dimininui o ranço de rivalidade q nunca existiu do BRASIL p c a Argentina. sds.

  4. amigo henrique..vc esta c esqueçendo de q na guerra das malvinas um dos maiores medos dos britanicos era de que o brasil entrasse a favor dos argentinos…..

  5. os britanicos nao devem tar gostando dessas alianças militares Brasil e Argentina porque enfrenta so Argentina e uma coisa enfrenta duas marinha de sucatas velhos e outra coisa muito dirente mesmo o britanicos vao te que gastar mais dinheiro para afudar mais naviossucata,
    o que vale e qualidade e isso nem Brasil e Argentina tem juntos a Royal Navy tem um Queen Elizabeth com F35 e os cambao a quatro bota todo mundo da america do sul pra correr.

  6. E so ele s se mandarem do fx naval os britanicos silva disse:
    01/07/2011 às 23:57

    os britanicos nao devem tar gostando dessas alianças militares Brasil e Argentina porque enfrenta so Argentina e uma coisa enfrenta duas marinha de sucatas velhos e outra coisa muito dirente mesmo o britanicos vao te que gastar mais dinheiro para afudar mais naviossucata,
    o que vale e qualidade e isso nem Brasil e Argentina tem juntos a Royal Navy tem um Queen Elizabeth com F35 e os cambao a quatro bota todo mundo da america do sul pra correr.

    Eles tem o exemplo italia caso cesar battisti se eles querem ser sacaneados pelo brasil vendam toda sua tecnologia afinal eles vão vender navios pra ca europeus são tolos em acreditar em um pais que e assecla americano e que combinado finge ser contra os americanos

Comentários não permitidos.