Alta tecnologia russa chega a Mato Grosso para controle de fronteira

http://www.jcorreio.com.br/noticias/13321/helicoptero.jpgO governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, embarca nesta quinta-feira (30.06) para a Rússia com gestores mato-grossenses para realizar a maior aquisição nacional da última década em equipamentos de alta tecnologia para o combate a crimes na região da fronteira do Brasil com a Bolívia. Dez sistemas móveis de radar permitirão o rastreamento de 180 quilômetros e a identificação de até 300 alvos simultâneos nas áreas delimitadas.

As negociações com a empresa russa Globaltech são conduzidas pelo Governo do Estado em parceria com a Agecopa. O presidente da autarquia, Eder Moraes, pontua que para atender as exigências de segurança da Fifa para a Copa do Mundo de2014, a autarquia investirá R$14 milhões na compra do Conjunto Móvel Autônomo de Monitoramento (Coman), que dispõe de radares com sistemas termais, que identificam o alvo pela temperatura corporal, e de mapeamento. O aparelho oferece também visor noturno.

“Duas viaturas equipadas com o Coman serão entregues na Rússia e as outras oito serão montadas em Mato Grosso, o que permitirá ao Brasil ter acesso a informações sigilosas de uma tecnologia que hoje só é conhecida por quatro países, Rússia, Israel, Estados Unidos e Alemanha”, pontua o governador Silval Barbosa.

Conforme a determinação do contrato, a empresa está se instalando em Cuiabá (MT), na avenida Fernando Corrêa, e realizará a transferência de tecnologia para profissionais do Estado e prestará serviço de manutenção ao longo de quatro anos. Os engenheiros russos já estão a caminho de Mato Grosso e trabalharão em parceria com os policiais do Grupo Especial de Fronteira (Gefron).

“Em quatro anos os engenheiros da Rússia são obrigados a deixar o país e então nós, mato-grossenses, passaremos a construir os mesmos radares e a exportar para toda a América do Sul. É algo inédito no Brasil e muito importante para a redução da entrada de droga no país e para a melhoria da segurança nos centros urbanos”, pontua o presidente da Agecopa.

O diretor de Orçamento e Finanças da Agecopa, Jefferson de Castro, estima que a produção do Conam em Cuiabá incremente em cerca de R$300 milhões a arrecadação anual do Estado. “Outro grande impacto será a criação de empregos em carreiras valorizadas, com a absorção da demanda de formandos em engenharia da Universidade Federal de Mato Grosso, por exemplo”, avalia.

A empresa Globaltech aportou em Cuiabá há um ano e marcou o início da construção do Parque Tecnológico do Estado voltado à segurança pública. Representantes do grupo e também de outras empresas russas se reunirão com a comitiva mato-grossense e discutirão possibilidades de investimento em Mato Grosso. As reuniões acontecerão nas cidades de Rostov e em Moscou até o dia 9 de julho, data em que o governador e o presidente da Agecopa seguem para a China.

REVOLUÇÃO NA SEGURANÇA

Para o comandante do Gefron, coronel Antônio Ibanez, a negociação com a Rússia representará uma revolução no sistema de proteção da fronteira do Brasil com a Bolívia. Mato Grosso é hoje o principal corredor de transporte da pasta-base de cocaína produzida no país vizinho, o terceiro maior produtor do entorpecente no mundo, perdendo apenas para o Peru e para a Colômbia.

“Esse problema grave é histórico, 80% da droga boliviana entra no Brasil por Mato Grosso. Fora centenas de carros roubados, que passam diariamente para as cidades bolivianas por “cabriteiras”, que são picadas na mata feitas por criminosos”, explica Ibanez.

Entre 2003 e 2010, o grupo de policiamento apreendeu duas toneladas de pasta-base na região de fronteira. “Cada quilo de pasta-base, rende três quilos de cocaína. Com o subproduto desse refino ainda se faz o crack e o oxi. Para cada quilo de cocaína, os traficantes produzem cerca de 450 “cabecinhas” da droga”, aponta Ibanez.

Para operar o Coman e intensificar as ações com tecnologia na divisão do país, treze policiais do Gefron e do Batalhão de Operações Especiais (Bope) participam do treinamento na Rússia até o dia 10 de julho. A atuação do Gefron tornou o grupo modelo para o Governo Federal na elaboração de políticas de proteção de fronteira, contudo a extensão de 983 quilômetros de fronteira, sendo750 quilômetros terrestres e o restante formado por áreas alagadas, dificulta o controle da passagem de “mulas” e traficantes.

“Prendemos muitos ‘mulas’, mas o grande volume de droga é arremessado por aviões que voam abaixo do que os radares de tráfego aéreo podem captar”. O Coman permitirá o monitoramento e identificação de aeronaves em voos baixos, de até 15º.

Com a nova ferramenta, o comandante do Gefron já faz planos para operações diárias na região dos municípios de Mirassol, Quatro Marcos, Glória D´Oeste, Araputanga e também na área de Cáceres. “Dos 28 municípios na faixa de fronteira, 17 concentram 60% da população. São cerca de 475 mil habitantes e é uma área que tem intenso fluxo de pessoas e altos índices de criminalidade pelo tráfico”.

“Com o Coman vamos aumentar as prisões, as apreensões e a recuperação de veículos roubados. O Estado de Mato Grosso vai dispor de uma tecnologia que nem mesmo o Exército Brasileiro possui”, conclui Ibanez. Também integram a comitiva da Missão à Rússia, a primeira-dama e secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Roseli Barbosa, o secretário-chefe da Casa Militar, Antônio Moraes e o diretor de Orçamento e Planejamento da Agecopa, Jefferson de Castro.

Fonte: Jcorreio

27 Comentários

  1. Os americanos e europeus nunca irão nos repassar tecnologia de ponta. Vamos nos unir aos russos, chineses, indianos e israelenses. Os judeus gostam do Brasil.
    Para pegar os mulas, só mesmo a polícia. As FFAA são para grandes operações. Tem que povoar a fronteira. Vamos ter que desmatar um corredor na fronteira de 15 km de largura e povoá-lo com o tempo. Desmatar parcialmente (20%).O radar não serve para tudo. Agora, se as autoridades de corromperem na fronteira, o tiro vai sair pela culatra.

  2. ENFIM O BOM SENSO DERROTOU A XENOFOBIA IDEOLOGICA…Nossos militares,nossos politicos e boa parcela de nossa sociedade ja se conscientizaram que devemos sair do campo gravitacional da OTAN e EUA e deixarmos de ser seus satelites.O Brasil é POTENCIA EMERGENTE e como emergente deve se harmonizar com iguais e não com falidos invejosos que sempre nos trataram como seus serviçais não nos repassando nada e ainda boicotando nossos esforços de desenvolvimento em areas essenciais a segurança,defesa,aeroespacial e comunicações.Tudo o que tinhamos com eles nos deixava sempre dependentes e monitorados de forma que as informações poderiam estar sendo filtradas ou interceptadas…Calma Dondoquinhas não se descabelem antes da hora para não sofrerem de aguda TPM…Vira muito mais por ai da Russia e da China.A hora que o irmão Cain do Norte realmente cair a ficha que a galinha dos ovos de ouro botou seus ovos escondida no mato e que a omelete não esta mais garantida primeiramente vira com dialogo da reconciliação oferecendo tudo a sua mais novinha,empinadinha e tenrinha putinha.É hora não de sermos orgulhosos mas realistas.Podemos comercializar em tudo com todas as nações do mundo mas devemos buscar alternativas em quesitos essenciais fora do campo de atração dos Vampiros.O problema é fazer compreender a uma boa parcela de nossa sociedade que esse posicionamento independente é o melhor a se fazer aja visto que essa boa parcela de nossa sociedade sofre do mal da VISÃO CANINA DE UM MUNDO EM DUAS CORES onde ou se é reacionario de direita ou extramista de esquerda,como se uma escolha fosse um pacto ideologico de sistema rsrs rsrs

  3. Sempre defendi a tese de que a solução de todos os nossos problemas está nas nossas próprias mazelas, o pior do nossos problemas, e isso parece que não tem solução, é a mediocridade dos nossos dirigentes!E pior, parece que eleiçao não resolve issso!

  4. Se tudo isso se concretizar o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, tem que acumular também a pasta da defesa!
    pois já esta tendo mais sucesso que o Ministro Jobim !
    ”…Estado de Mato Grosso vai dispor de uma tecnologia que nem mesmo o Exército Brasileiro possui…”

  5. Um espetáculo de iniciativa, vinda de um Estado abre-se a mentalidade para outros Estados agirem também, acho , e já escrevi isso e repito que as Polícias Civis e Militares do Estado, principalmente os de fronteira, devem ter repensados as doutrinas e investirem mais séria e agressivamente, leva ponto não o governador mas o Brasil.É inadimissível um policial não saber operar um fuzil, uma sub-metralhadora ou uma grnada de mão, também acho que devemos repensar a idéia dos Estados possuírem seus próprios blindados nas principais cidades do pais, assim como helicópteros blindados com metralhadora fixada em base própria operada pelo tripulante, visão noturna, lanchas rápidas nos portos devidamente equipada, etc.
    Sabe quem é tropa especial?
    Resposta: quem tá na rua dando a carcaça pra tomar bala em defesa da população.

  6. Nãp gastaria 1/3 disso tudo se tivessem comprado os radares SABER60.
    Além do custo mais baixo, teriamos um material a altura do importado e com geração de empregos aqui pra nossa indústria.

  7. amigos o danolo sempre dizendo m. Nao devemos nos aprixma dos chineses. temos nos aproximar de nos mesmos. Temos que investir aqui e nao comprar dos outros!

  8. EU SOU MATOGROSSENSE com muito orgulho.
    que otima noticia.
    A segurança das fronteiras nao deveria ser responsabilidade exclusiva do Governo Federal. Os estados, não só o pais, mas cada estado se prejudica com a porosidade de nossas fronteiras.
    Mato grosso deu o passo inicial, tomara que mato grosso do sul, parana, acre, amazonas e etc, realizem algum esforço
    Pois governo federal comprometido, mais os estados fronteiriços, já seria uma verdadeira revolução no modo de se pensar em segurança nacional

  9. Parabéns ao governo de Mato Grosso, eu espero q a dilminha se espelhe nesse exemplo e compre td q n FAs está precisando p melhor desempenho de suas atribuições constitucionais de defesa do n BRASIL, e p ontem

  10. Fico me perguntando qual o real motivo para a exclusão do radar Saber M60 ? um produto novo, já testado em operações reais, segundo informações tem preço e qualidade imbatíveis, além do que é fruto de tecnologia nacional e a sua aquisição, acreditamos, impulsionaria o mercado, o aprimoramento da mão de obra, o aperfeiçoamento do Saber M200, etc, etc. Então por que não??
    Com a palavra os especialistas…

  11. Caro RL temos da Orbisat que esta sendo desenvolvido juntamente com o Exército o radar SABER M200 com alcance de 200Km. que devera ser 3D se não estou enganado deve ter o protótipo funcionando em 2012

  12. Acho que não entendi.
    É para vigilancia de fronteiras?
    Se for ,o que a matéria diz , deve haver algum equívoco.A atribuição para vigilância de fronteiras internacionais é da polícia federal e FA.
    Mas creio que seja para copa.

  13. CARLOS ARGUS não viaja na maionese amiguinho isso não foi uma iluminada ideia do Governo do Mato Grosso e sim obedece a uma postura de governo não so para os eventos mas tambem para o plano nacional de defesa.

  14. Aos Matogrossenses e demais Brasileiros e como choramingão tudo heim rsrs rsrs e não é desmerecer o produto nacional por traz disso tambem tem o conhecimento de novas tecnologias.Como voces pensam pequeno heim rsrs rsrs

  15. Sou de Cuiabá, Mato Grosso e sei que o Governador já se encontra por lá e está interessado em adquirir tal tecnologia, contudo, já tem um tempo que empresas russas e israelense estão interessadas em abrir fabricas de equipamentos tecnológicos em Mato Grosso ou outras regiões do país, e uma dessas empresas seria que fabrica carros blindados. Agora é só ver se realmente vai acontecer e acompanhar a viagem na China e ver se la também virá alguma compra.

  16. Russia? ah ta. Ate parece. O mesmo vale aos fabricantes de bugigangas Made in China.
    Keep your shit to yourselves.

  17. e vai ser bom pro Brasil verificar se os equipamentos russos sao bons mesmo e se eles comprem com os contratos, estou contento em ser no MT pois Cuiabano.

  18. O que vcs não sabem é que a policia civil, os praças da PM e os professores do RICO estado de Mato Grosso estão sem receber reajustes salariais a um bom tempo e o governador diz não ter condições de prover um salario descente aos profissionais da segurança publica do estado e aparece com esse discurso demagogico de reaparelhamento da segurança publica onde gastará milhões… quero ver isso funcionar sem a parte humana… só quem vive a segurança publica no estado é que sabe o que acontece de verdade… delegacias sem viatura ou sucateadas, faltam policiais e escrivãos, não possuaem delegados em numero suficiente, mas a propaganda do governo é maravilhosa… vcs acham mesmo que vai funcionar?…

  19. Em tempo… ontem, 01/06/2011, a policia civil do estado de Mato Grosso entrou em GREVE por tempo INDETERMINADO… alguém aí ainda duvida do que eu disse?…

  20. Blue Eyes, claro q ñ, os salários dos funcionários da Fesp-RJ saúde está sem reajuste a uns . . . anos e é de R$600,00 desde do ano 2000…sabe quanto deveria ser o n salário R$1.232,65 o cara vai nos dar esse reajuste? e ele até nos poderia tacar a pecha de vandalos….mt triste.Tal lá como cá..+ os salários deles sempre tem aumento e significativos,eu e mt outros na merda mesmo.Sds.

  21. Este estado é o grande Mato Grosso… o estado onde o TJMT emprestou milhões do dinheiro público a maçonaria e não teve garantia e nem recebeu um tostão de volta… onde um escrevente ganha menos que um guarda de escola (nada contra os guardas ganharem bem…), onde uma ação civil leva no minimo dois, eu disse DOIS anos para realizar uma audiencia de tentativa de conciliação, que dirá a sentença… BELA JUSTIÇA MATOGROSSENSE…

  22. Alguém comentou aí:”vamos nos unir aos chineses”!!! que
    bobagem… saibam que os amarelos também não são confiáveis, ora, o Lula reconheceu a China como uma economia de mercado, esperando em troca apoia para um assento permanente na UNO. Os amarelo ficaram caladinhos
    e o Brasil ficou a ver navios. A China é mais uma potência
    que surge com a intensão de dominar o mundo. Aliás, eles
    veem o Brasil como uma grande panela. Fiquem de olho!!!

Comentários não permitidos.