WIKILEAKS: Ao embaixador, Lampreia disse que Celso Amorim ”odeia americanos”

http://i1.r7.com/data/files/2C92/94A4/291D/DB3E/0129/1E2B/1BD5/3F73/celsoamorim-hg-afp-20100609.jpg

Ex-chanceler teria afirmado ainda que Itamarty queria programa nuclear para o Brasil

Por Glauco Faria

Durante uma reunião realizada no início de 2008, em sua residência, o ex-ministro brasileiro das Relações Exteriores Luiz Felipe Palmeira Lampreia teve com o embaixador Clifford Sobel uma conversa informal sobre o governo Lula, as perspectivas para o próximo presidente brasileiro, além de questões bilaterais e regionais. É o que revela um documento diplomático enviado ao departamento de Estado americano em 16 de janeiro de 2008 pelo consulado do Rio de Janeiro.

A reunião veio na esteira de um artigo publicado por Lampreia na revista American Interest, na qual analisava a relação EUA-Brasil, o que forneceu o contexto para a reunião. Lampreia foi o chanceler brasileiro entre 1995 e 2001, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.

Àquela altura, o diplomata se mostrava otimista com as chances de José Serra na corrida presidencial que só aconteceria mais de dois anos depois (pesquisa CNT/Sensus de 18 de fevereiro daquele ano mostrava o governador de São Paulo com 38,2% das intenções de voto, contra 4,5% de Dilma Rousseff ).

Ele especulava que Sergio Amaral, ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do governo FHC, seria o próximo ministro do Exterior em um eventual governo tucano.

Em relação ao governo Lula, ele disse considerar o presidente um “pragmático conservador”, sugerindo que sua política externa se contrapunha à ortodoxia de suas políticas econômicas. Isso, segundo o diplomata, tornava possível que Lula tivesse amigos de espectros distintos, se relacionando tanto com o então presidente Bush como com o mandatário venezuelano Hugo Chávez.

Mas o alvo principal de Lampreia na conversa foi o então ministro das Relações Exteriores do governo Lula, Celso Amorim. Ele afirmou que o assessor presidencial Marco Aurélio Garcia era grande amigo pessoal de Lula, observando que deveria ser “humilhante” para o chanceler Celso Amorim não se envolver em situações como a negociação para a libertação de reféns das Farc – assunto que teria sido discutido pelo presidente diretamente com Garcia.

Em seguida, perguntado se um acordo comercial em Doha poderia ter sido alcançado caso Amorim não estivesse atuando em nível político e comercial simultaneamente, Lampreia respondeu que o ministro era “um homem de esquerda”, o que implicaria no fato de que o chanceler não poderia estar interessado em um acordo desse tipo, “por razões ideológicas”.

O ex-ministro do exterior disse ainda a Sobel que Amorim “odiava americanos”, ressalvando que “não necessariamente de modo pessoal, mas por razões ideológicas”.

Lampreia sugeria ainda que o Ministério das Relações Exteriores estaria interessado em  um programa nuclear para o Brasil, mas negou que isso tivesse a ver com o acordo nuclear firmado entre EUA e Índia, em 2008.

O ex-ministro avaliava que a execução de um programa nuclear seria um “crime contra o povo brasileiro, dados os custos de tal programa e outras necessidades prementes, como saúde, educação e habitação”. Segundo ele, como não havia necessidade de um elemento de dissuasão contra outros países da região, um programa desse tipo só poderia ser interpretado como uma defesa potencial contra os Estados Unidos.

Quando questionado sobre como melhorar as relações entre os dois países, Lampreia sugeriu que os Estados Unidos devessem ajudar a elevar a reputação do Brasil no mundo, mas, “discretamente”, para não levantar suposições de que os Estados Unidos estariam estabelecendo o Brasil como uma espécie de “substituto” no continente.

Os documentos são parte de 2.500 relatórios diplomáticos referentes ao Brasil ainda inéditos, que foram analisados por 15 jornalistas independentes e estão sendo publicados nesta semana pela agência Pública.

Fonte: Pública

48 Comentários

  1. Celso Amorim é dos meus… também não gosto de americanos.
    .
    Um governo Tucano e Cosmopolitismo é tudo que eles “EUA” querem…
    Graças a Deus o Brasil cail fora dessa, com politicos como o Celso Amorim e Nelsom Jobim.

  2. Não dou muita credibilidade ao WIKILEAKS,mas se porventura o ex-ministro brasileiro das Relações Exteriores Luiz Felipe Palmeira Lampreia , fez essas afirmações isso só vem a demonstrar o grau de submissão que ele tinha perante ao governo dos EUA,como cidadão brasileiro e ex ministro do BRASIL, ele jamais deveria discutir tais assuntos de competência nacional com um embaixador estrangeiro!
    ”O ex-ministro avaliava que a execução de um programa nuclear seria um “crime contra o povo brasileiro, dados os custos de tal programa e outras necessidades prementes, como saúde, educação e habitação”
    Como é imaculado esse ex ministro,nem parece que participou do governo FHC !
    O MINISTRO AMORIM ESTA ENTRE OS GRANDES QUE SERVIRAM NO ITAMARATI,SUA POSTURA FOI SEMPRE EM PROL DO BRASIL !LEGITIMO CIDADÃO BRASILEIRO PATRIOTA!
    Supostas afirmações do ex ministro Lampreia não irão sequer ofuscar o trabalho do ministro Amorim

  3. Não se viu nada de novo. Apenas o que já sabíamos. Norteamericanos não são flores a se cheirar afinal até atentam contra a soberania de outros países como ficou provado no caso FDA. Mas é fato que o antiamericanos do ex-chanceler e megalonanico Celso Amorim é doentio e patológico. Não precisamos e nem sequer devemos ter as “relações carnais”que Carlitos Menen tanto se jactava, mas não podemos deixar de ter uma boa convivência com os EUA, inclusive por razões históricas. Mas uma diplomacia onde o chanceler coloca sua ideologia e sua vaidade pessoal antes dos interesses nacionais já começa errada. Desde que saiu da titularidade do MRE e passou a escrever na Carta-Capital Amorim vem destilando,por vezes velada e por outras abertamente, seu profundo ressentimento com os EUA em especial ao tratar de como suas equivocadas e mirabolantes iniciativas(vide rodada Doha e acordo nuclear fajuto de Teerã) foram pelo ralo.

  4. “ele, como não havia necessidade de um elemento de dissuasão contra outros países da região, um programa desse tipo só poderia ser interpretado como uma defesa potencial contra os Estados Unidos.”

    Vejão que dicotonia. Se o Brasil não se arma sua fraquea atrai inimigos. Se o Brasil se arma ou demonstra criar forças própria também é considerado uma ameaça.

    É a velha historia de quando o lobo descobre que as ovelhas estão se preparado para se defender, ele fica indignado.
    Este ex ministro seria um bom candidato a alvo por colaboração com o inimigo

  5. ” O ex-ministro avaliava que a execução de um programa nuclear seria um crime contra o povo brasileiro,dados os custos de tal programa e outras necessidades mais prementes, como saúde,educação e habitação.” Alguém concorda comigo? Cadê à saúde, educação, habitação ect? Bem acabamos até hoje sem nada disso e também sem programa nuclear dissuasivo…é brincadeira !!! SDS.

  6. Crime contra o Brasil fez um governante que aceitou submeter-se a tratados discriminatórios e impeditivos, como o MTCR e o TNP.
    Crime contra o país é permanecer sem força bélica dissuasória mesmo vendo os exemplos recentes de neocolonialismo e saque aos recursos naturais importantes de nações soberanas, sob discursos que beiram o cinismo descarado e pérfido.
    Se vis pacem, para bellum.
    E na paz é que se prepara para a guerra.

  7. Parabéns ao Wikileaks, mais uma vez mostrando as entranhas podres do governo vassalo de FHC, mostrando tb o patriotismo do governo do PT que não se curva aos yanques, parabens ao Celso Amorim, que nunca tiraria os sapatos na alfândega americana. Sabemos que ainda assim alguns se posicionarão contrários ao atual governo, diram que nossa diplomacia é pífia, que temos que bajular os EUA e coisas assim, mas não devemos nos esquecer que durante toda a nossa história bajulamos eles e nunca fomos respeitados, não podemos perder de vista nosso patriotismo diante de fatos históricos, que claramente mostram os yanques nos sabotando e fazendo de tudo para impedir nosso desenvolvimento, existem defensores, só podem ser pessoas ligadas ao outro governo politicamente ou que ocupou cargos comissionados, e então querem voltar, sob esse aspecto até respeito as opiniões deles. Afinal todos nós temos nossa opinião e é livre a manifestação.

  8. Com relação a um programa nuclear, é lógico que seria um recado para os EUA e a OTAN, afinal quem andou dizendo que a Amazônia não é nossa?, quem nos ameaçou? Foi a Rússia, a China ou o Hugo Chavez? lógico que não, e se ameaçaram, que nossa nuke seja para eles tb. Pau que dá em Chico, também dá em Francisco.

  9. O sr Celso Amorim pode ser chamado de um monte de coisas menos de traidor, pois tudo que foi feito na sua gestão, foi visando os interesses do Brasil. Já o sr Lampreia engessou a defesa do pais ao assinar o tratado MCTR e junto com sr Sardenberger aquele que distorce as noticias nos jornais da globo, assinaram um pré contrato com americanos para a entrega da base de Alcantara nas condições que todo mundo sabe. Na minha opinião o sr amorim é um patriota, já o sr Lampreia é entrgista comprado pelos americanos.

  10. Esse tucano é um traidor, conspirou contra a própria nação para tentar colocar EUA e Brasil em conflito. O patriotismo dessa turma me espanta.

  11. So que gosta do IRMÃO CAIM DO NORTE é FHC o entreguista çeiloeiro e seus baba óvos Serra e Jobim rsrs rsrs Nem a besta do Amorim sapiencia gosta rsrs rsrs E não venham dizer que somos potenciais terrorista defensores das causas dos sem causas e descamizados rsrs rsrs Essa aversão Brasileira a Washington é culpa da politica arrogante de quem sempre nos olhou como os otarios que habitam o rico solo e que barbaros e famintos somos facilmente aliciados e prostituidos.O Senhor Deus odeia O SOBERBO e os soberbos do mundo todo ate nossos “hermanos” bundas brancas tão é levando ferro de todo tipo e de todos os lados.Que a assenção do Brasil se dê com a humildade de quem passou privações e sofreu todo tipo de dificuldades para chegarmos onde chegamos e chegaremos…BRASIL ACIMA DE TUDO LIBERDADE…

  12. ATE TU LAMPREIA rsrs rsrs SEU TRAIRA rsrs rsrs Brasileiros e Brasileiras a coisa é seria E COMO TEM ENTREGUISTAS TRAIRAS NESTE PAIS…..ESPIÕES CONTRA O BRASIL E O POVO BRASILEIRO A SERVIÇO DE YANKEES.

  13. WIKILEAKs esta servindo como meio de comunicação de utilidade publica (ja que a velha imprensa defende os entreguistas). Deveriamos acolher o seu criador no Brasil.

  14. Celso Amorim é um patrióta e quem disser algo ao contrario menti. E mais uma coisa só os politicos de oposição do Brasil para tramar pelas costas do governo e prejudicar a sua nação, apenas para prejudicar o governo e consequentemente o país e tentar tirar vantagens politicas.
    E deus abençoe o Wickleaks que mostra o que a TV sem moral não mostra.

  15. fica tranquilo que o governo ja tomou providencia..ja encomendou os sub nuclear e o passeio dos americanos e ingleses aqui na america do sul estao com os dias contados….quem quizer passear na america do sul vai ter que pedir ao brasil….quem manda aqui no sul e nos e vamos colocar o terror………selvaaaaaaaaa

    “MERGULHEM TRANQUILOS,ESTAMOS ATENTOS! MARINHA DO BRASIL

  16. Nucks pra ontem por favor, se possível sem causar alarde…
    Ah, ia esquecendo: Maldito seja o PSDB, FCH e todos os entreguistas deste país! Esses desgraçados deveriam ser presos e condenados por alta traição.!

  17. Esse senhorzinho que aplicou no des-governo do FHC a “política dos pés descalços”, deveria ser processado por trair seu próprio país ao fazer política rasteiro contra sua própria pátria.
    Um verdadeiro JOAQUIM SILVÉRIO comtemporãneo.

  18. E o PSDB ainda tem cara de pau de criticar o governo, estavam armando pelas costas e ainda planejando entregar o petroleo para os EUA. Entreguistas nunca mais.

  19. Isso é bem caracteristico de politicos sem respeito pelo seu país,primeiro descubrimos que eles estavam planejando acordos com empresas norte americanas para seder nosso petróleo, e agora descubrimos mais esse absurdo. Daqui a pouco descubriremos que a turma FHC estavam criando um contrato para vender o Brasil e nos transformarem em escravos. Entreguistas nunca mais.

  20. Novidade,igual a ele existe bilhoes,nao vejo nada de excepcional nisto,todo mundo tem o direito de apaixonar por uns e odiar outros,da mesma forma que descriminar gays pela opçao sexual,nao se deve descriminar anti-americanos,desejo boa sorte pra eles,deve ser horrivel odiar quem e´superior a gente em tudo,por exemplo:pesquisas farmaceuticas,geneticas,nucleares,informatica,engenharias.Sei de casos que os caras chegam ate a se matar.kkkkkkkkkkkkk sem ressentimentos

  21. Vamos colocar Celso Amorim como Presidente da República. Ele é ótimo. Não acredita em Papai Noel.
    Ministro da Defesa Celso Amorim.
    Luiz Felipe Palmeira Lampreia, que papelão …

  22. incrível! o único que pode salvar o Brasil dum ataque da Otan é ter um programa nuclear, e o traidor Lampreia vai e conta pra o único possível inimigo, conta quem é que está interessado nisso!
    .
    isso é mais que entreguismo,
    como colocaram os colegas: isso é traição,
    isso é crime de lesa-pátria

  23. Voces todos estão certos em sentirem nojo da filosofia entreguista leiloeira de FHC assumida por Serra e cantada em prosas e versos pelo X9 Jobim mas sintam tambem enjoos pela putada do PT PORQUE COMO NUNCA ANTES NA HISTORIA DESSE PAIS TANTO SE ROUBOU e o ladrão mais sem escrupulos é aquele que vivia apontando a bunda cagada dos outros e na primeira oportunidade faz igual e ate pior dos que os que sucedeu É A VELHA REALIDADE DA CADELA REMIDA QUE RETORNA AO VOMITO OU DA PORCA LAVADA QUE RETORNA A ALIMENTAR-SE DE VERMES rsrs rsrs

  24. O DOM QUIXOTE AMORIM CONTRA OS MOINHOS GIGANTES
    .
    .
    Quando Celso Amorim estava a frente do Itararaty,o Brasil deixou de ser mero coadjuvante no cenário internacional e passou a ter uma atuação mais protagonista que no mandato do bisonho Lampreia,submisso ao EUA.
    .
    No mandato do Sr.Amorim teve acerto e erros assim a do Sr.Lampreia,más o seu mandato será lembrado pelo seu protagonismo e a altivez;uma coisa que na época do FHC,não acontecia.

  25. É muito pretensioso alguém ver e querer julgar o patriotismo alheio. Infelizmente uma corja esquerdopata vem aqui nesse espaço e, assenhorando-se da verdade e convertidos em julgadores, vem rotular aqueles com os quais não concorda dos seus adjetivos preferidos: Entreguistas, vendidos, traidores. Por isso eu não entro no mérito do patriotismo de Celso Amorim. Contudo, alguém colocar suas convicções e sua ideologia à frente dos interesses da nação erra, e erra feio. Basta lembrar: sob o pretexto de “tornar o Brasil um ator relevante no cenário do Oriente médio” nossa diplomacia, por vaidade e tentando satisfazer o delírio de esquerdopatas instalados no Itamaraty e no GF, resolveu entrar sem ser convidada nos intrincados problemas dessa região. E qual foi o resultado?enfiou os pés pelas mãos! tomou as iniciativas erradas! as atitudes erradas. Nessa triste aventura em nenhum momento o Brasil conseguiu ser reconhecido como um interlocutor confiável pois simplesmente agiu por motivos ideológicos e nunca geopolíticos ou práticos. A mídia aparelhada adorou propagar a foto de um manifestante palestino tomando porrada dos israelenses e abraçado à nossa bandeira mas, o que isso representa em termos práticos? nada, até porque a própria ANP(e não só israelenses) tratou de escorraçar a “boa vontade” Brasileira quando soube que teria que dividir a mesa com Hamas, Hezbollah Síria e Irã afinal, negociações de paz não são o mesmo que negociar a database no sindicato. Para fins de recodação, segue abaixo as realizações do “protagonismo e altivez” da nossa diplomacia sob o tacão de Celso Amorim, o megalonanico anão de jardim:
    NOME PARA A OMC
    Amorim tentou emplacar Luís Felipe de Seixas Corrêa na Organização Mundial do Comércio em 2005. Perdeu. Sabem qual foi o único país latino-americano que votou no Brasil? O Panamá!!! Culpa do Itamaraty, não de Seixas Corrêa.

    OMC DE NOVO
    O Brasil indicou Ellen Gracie em 2009. Perdeu de novo. Culpa do Itamaraty, não de Gracie.

    NOME PARA O BID
    Também em 2005, o Brasil tentou João Sayad na presidência do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Deu errado outra vez. Dos nove membros, só quatro votaram no Brasil – do Mercosul, apenas um: a Argentina. Culpa do Itamaraty, não de Sayad.

    ONU
    O Brasil tenta, como obsessão, a ampliação (e uma vaga permanente) do Conselho de Segurança da ONU. Quem não quer? Parte da resistência ativa à pretensão está justamente no continente: México, Argentina e, por motivos óbvios e justificados, a Colômbia.

    CHINA
    O Brasil concedeu à China o status de “economia de mercado”, o que é uma piada, em troca de um possível apoio daquele país à ampliação do número de vagas permanentes no Conselho de Segurança da ONU. A China topou, levou o que queria e passou a lutar… contra a ampliação do conselho. Chineses fazem negócos há uns cinco mil anos, os petistas, há apenas 30…

    DITADURAS ÁRABES
    Sob o reinado dos trapalhões do Itamaraty, Lula fez um périplo pelas ditaduras árabes do Oriente Médio.

    CÚPULA DE ANÕES
    Em maio de 2005, no extremo da ridicularia, o Brasil realizou a cúpula América do Sul-Países Árabes. Era Lula estreando como rival de George W. Bush, se é que vocês me entendem. Falando a um bando de ditadores, alguns deles financiadores do terrorismo, o Apedeuta celebrou o exercício de democracia e de tolerância… No Irã, agora, ele tentou ser rival de Barack Obama…

    ISRAEL E SUDÃO
    A política externa brasileira tem sido de um ridículo sem fim. Em 2006, o país votou contra Israel no Conselho de Direitos Humanos da ONU, mas, no ano anterior, negara-se a condenar o governo do Sudão por proteger uma milícia genocida, que praticou os massacres de Darfur – mais de 300 mil mortos! Por que o Brasil quer tanto uma vaga no Conselho de Segurança da ONU? Que senso tão atilado de justiça exibe para fazer tal pleito?

    FARC
    O Brasil, na prática, declara a sua neutralidade na luta entre o governo constitucional da Colômbia e os terroristas da Farc. Já escrevi muito a respeito.

    RODADA DOHA
    O Itamaraty fez o Brasil apostar tudo na Rodada Doha, que foi para o vinagre. Quando viu tudo desmoronar, Amorim não teve dúvida: atacou os Estados Unidos.

    UNESCO
    Amorim apoiou para o comando da Unesco o egípcio anti-semita e potencial queimador de livros Farouk Hosni. Ganhou a búlgara Irina Bukova. Para endossar o nome de Hosni, Amorim desprezou o brasileiro Márcio Barbosa, que contaria com o apoio tranqüilo dos Estados unidos e dos países europeus. Chutou um brasileiro, apoiou um egípcio, e venceu uma búlgara.

    HONDURAS
    O Brasil apoiou o golpista Manuel Zelaya e incentivou, na prática, uma tentativa de guerra civil no país. Perdeu! Honduras realizou eleições limpas e democráticas. Lula não reconheceu o governo.

    AMÉRICA DO SUL
    Países sul-americanos pintam e bordam com o Brasil. Evo Morales, o índio de araque, nos tomou a Petrobras, incentivado por Hugo Chávez, que o Brasil trata como uma democrata irretocável. Como paga, promove a entrada do Beiçola de Caracas no Mercosul. Quem está segurando o ingresso, por enquanto, é o Parlamento… paraguaio! A Argentina impõe barreiras comerciais à vontade. E o Brasil compreende. O Paraguai decidiu rasgar o contrato de Itaipu. E o Equador já chegou a seqüestrar brasileiros. Mas somos muito compreensivos. Atitudes hostis, na América Latina, até agora, só com a democracia colombiana. Chamam a isso “pragmatismo”.

    CUBA, PRESOS E BANDIDOS
    Lula visitou Cuba, de novo, no meio da crise provocada pela morte do dissidente Orlando Zapata. Comparou os presos políticos que fazem greve de fome a bandidos comuns do Brasil.

    IRÃ, PROTESTOS E FUTEBOL
    Antes do apoio explícito ao programa nuclear e do vexame de agora, já havia demonstrado suas simpatias por Ahmadinejad e comparado os protestos das oposições contra as fraudes eleitorais à reclamação de uma torcida cujo time perde um jogo.

  26. 1 Maluquinho,praticamente vc disse em outras palavras o meu comentário em outro post…Ou seja o governo passado e o atual não fica atrás em nada aos governos anteriores à eles, já explodiu hoje outra roubalheira na cúpula do Transporte… Pelo amor de Deus, só tem dinheiro para as bolsas famílias da vida, PAC (pilantras armados…..), e para o bolso deles é claro. Saúde, educação, saneamento básico ect não tem…Para Defesa então, caças, fragatas, programa espacial…… aí vou começar a falar Grego, tipo psicografia. Desculpem à viajem. SDS.

  27. HMS TIRELESS,obrigado por ter,de uma certa forma,corroborado comigo quando eu escrevi que no governo passado a Brasil será lembrado pelo o seu protagonismo;
    embora o colega lembrou somente os erros e as perdas dos embates do itamaraty,esperá o contrário seria devaneios “QUIXOTIANO” de minha parte.Rsss…..
    .
    Como se pode vê por alguns episódios,já mencionado acima pelo cidadão HMS TIRELESS,se vê que o nosso querido Brasil no governo anterior a de Dilma, exerceu papeis muito fortes no cenário internacional.
    .
    .
    Valeuuuu!…..TIRELESS!

  28. COM O TEMPO,A HISTÓRIA COBRA A VERDADE DOS MENTIROSOS!
    .
    .

    “(…)– Confirmada a tese do deputado Aldo Rebelo, de que ONGs estrangeiras têm sido financiadas por outros países para agir no Brasil contra o desenvolvimento econômico do país. Um relatório da ABIN o afirma;E não é o primeiro.
    .
    O relatório da ABIN é um cala boca para os que acreditavam que tudo não passava de teoria conspiratória da cabeça dos comunistas. Comprova que durante o debate acerca do Código Florestal ONGs estrangeiras receberam dinheiro para atuar contra os interesses do Brasil.
    .
    O tempo é o melhor remédio para trazer a verdade a tona. (Jornal O Globo, de 19/06)
    .
    – Por emenda constitucional (FHC) aprovada no embalo do Consenso de Washington, qualquer empresa estrangeira que se registre no Brasil é considerada brasileira. È fácil imaginar as consequencias: As transnacionais estão comprando com os dólares que perderão o valor tudo que é terra, especialmente as que produzem cana-de-açúcar, além das usinas alcooleiras. Com tal emenda constitucional em vigor, as empresas “nacionalizadas” cassarão nos tribunais qualquer medida que as impeça de adquirir terras com base na lei que venha a ser criada para lhes limitar o acesso.
    .
    “Para realmente conter a apropriação incontrolada de terras por estrangeiros, creio que passo indispensável para isso é emendar de novo a Constituição, em cujo capítulo econômico foi suprimida a distinção prática entre empresa de capital nacional e empresa de capital estrangeiro” ( Dr Adriano Benayon)(…)”.

    ********
    .
    .
    http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/1745/Comentario-Gelio-Fregapani—No-Pais-e-no-Mundo-

  29. Não sou esquerdopa mas sinto repulsa e nojo contra todos os traidores do Brasil. Principalmente essa turma ridicula do FHC que quando governavam tudo o que faziam era contra o Brasil.E a palavra corrupção é muito relativa, na minha concepção vender uma empresa com valor de mercado gigantesco por alguns trocados e depois essas empresas misteriosamentes financiarem esses partidos tucanos com rios de dinheiro, é uma forma de corrupção com estragos financeiros muito maiores.

  30. Parabéns Carlos , Lucena,Carlos Argus , Milton Brás e todos Brasileiros verdadeiros e que amam essa terra, é impossível ver uma matéria como essa e ainda ficar do lado entreguista, como se pode ver não aceitam adjetivos de entreguistas ,falam das derrotas e esqueçem das vitórias como a recente na ONU(FAO),sem falar do PAN, COPA e Olimpíadas(essa nunca aconteceu no Brasil.) lógico que sempre será difícil vencer , a américa e a União Européia são fortes e com uma diplomacia do chicote, aqueles que se rebelam são perseguidos, mas o jogo já começa a mudar e o protagonismo Brasileiro já é outro, já somos ouvidos e respeitados. Aos Direitopatas retribuo o adjetivo de CORJA, continuem falando, dizendo que Copa do mundo vai ser fracasso , que temos outros problemas ,que nossa diplomacia apoia ditadores(como se a américa não agisse do mesmo modo a décadas),etc… mas o fato é que vão ter que engulir mais quatro anos e recolherem os pedaços do PSDB e do DEM.

  31. […]
    Um tempo de mudanças extraordinárias, como o que estamos experimentando, pede ousadia.

    Seria realmente trágico se Dilma Rousseff recuasse na política externa criativa e ousada de Celso Amorim, aceitando pura e simplesmente uma papel subordinado do Itamaraty à política externa seletiva de “Direitos Humanos” de Washington.
    […]

Comentários não permitidos.