Rumores sobre o voo do PAK-FA e da possível participação do Brasil no programa aquecem a polêmica sobre a real situação do projeto

PAK FAOs rumores começam a ser mais frequentes e ao que parece, o controverso e misterioso projeto PAK -FA deve alçar voo ainda este ano.

Desta vez, fontes do setor industrial russo confirma a intenção russa da participação do Brasil no programa juntamente com Índia e Rússia. Esta participação brasileira no programa seria uma das prioridades russas que estariam de olho na grande capacidade industrial, da capacidade logística expertising do conglomerado EMBRAER.

No entanto, permanece intrigante o mórbido silêncio do lado verde amarelo, as informações não são negadas nem afirmadas, o que gera ainda muita especulação sobre a possibilidade do Brasil vir a participar no ambicioso programa PAK-FA, o futuro caça de 5ª geração Russo/Indiano que viria para tentar roubar a hegemonia Norte Americana dos seus F-35 e F-22 Raptor.

Não bastassem as informações referentes às intenções de inclusão do Brasil no programa, o anuncio de que o primeiro protótipo estaria em fase final de montagem e que este voaria ainda este ano trouxe mais lenha para a fogueira.

Isto porque até agora o que se conhece do PAK são apenas conceitos e concepções artísticas, as informações de que a aeronave já estaria em fase final de montagem sugerem que o programa tem sido tratado de forma secreta nos moldes da guerra fria onde a obtenção de imagens e informações referentes às aeronaves em desenvolvimento na então URSS custava a vida de muitos espiões.

Até agora não se tem uma imagem real do PAK (leia nas rapidinhas de Abril A GUERRA INVISÍVEL DA SUKHOI E LOKHEED MARTIN PELO FX-2+), no entanto, em se confirmando a montagem do protótipo e de sua exibição em voo como afirma o fabricante, ter-se-á a confirmação cabalde que a indústria aeroespacial russa não perdeu a sua capacidade tal como se afirma no ocidente desde a queda da URSS.

E.M.Pinto

Plano Brasil