Trump está sendo investigado por possível obstrução de justiça, diz Washington Post

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está sendo investigado pelo conselheiro especial Robert Mueller por possível obstrução de justiça, noticiou o Washington Post nesta quarta-feira.

Mueller está investigando a suposta interferência da Rússia na eleição presidencial dos EUA de 2016 e possível conluio com a campanha de Trump. O ex-diretor do FBI James Comey disse ao Congresso na semana passada que ele acredita que foi demitido por Trump para minar a investigação da agência sobre a Rússia.

O Washington Post, citando cinco pessoas informadas do assunto que falaram sob condição de anonimato, disse que Dan Coats, diretor de inteligência nacional, Mike Rogers, chefe da Agência de Segurança Nacional, e Richard Ledgett, ex-vice-diretor da NSA, concordaram em ser interrogados pelos investigadores de Mueller já nesta semana.

A investigação de obstrução de justiça sobre Trump começou dias depois que Comey foi demitido, em 9 de maio, de acordo com pessoas familiarizadas com o caso, informou o Washington Post.

A equipe de advogados de Trump rapidamente criticou a reportagem nesta quarta-feira.

“O vazamento do FBI de informações sobre o presidente é ultrajante, indesculpável e ilegal”, disse um porta-voz da equipe legal de Trump, Mark Corallo.

Um porta-voz da equipe de Mueller não quis comentar.

Vários especialistas em Justiça disseram à Reuters que o depoimento de Comey na semana passada de que Trump esperava lealdade e pediu a Comey que deixasse de lado uma investigação contra o ex-assessor poderia reforçar as acusações de obstrução de justiça contra Trump.

Comey não disse em seu depoimento na semana passada se ele achava que o presidente buscou obstruir a justiça, mas acrescentou que caberia ao conselheiro especial Mueller “resolver isso”.

Embora seja improvável que um presidente enfrente acusação criminal, a obstrução de justiça pode constituir a base para um impeachment. Qualquer passo desse tipo enfrentaria um obstáculo enorme, uma vez que exigiria a aprovação da Câmara dos Deputados, que é controlada pelos colegas republicanos de Trump.

Eric Beech

Foto: Reuters / Christian Hartmann – Presidente dos EUA Donald Trump, em Bruxelas, Bélgica, 25 de maio de 2017. 

Reportagem adicional de Steve Holland e Nathan Layne

Fonte: Reuters

9 Comentários

  1. Democracia é isso aí! Ninguém está acima da constituição e das leis. Enquanto isso aqui no Brasil os asininos amestrados repetem que foi “gópi”…

    • País que respeita CONSTITUIÇÃO não chama de “gópi” o defenestramento legal de bandidos travestidos de prefsidentes… e nem querem a todo tempo remenda-la para tentar empurrar a candidatura de um outro bandido antes do prazo… se bem que em semanas se tornará INELEGÍVEL… e parará de assombrar a nação com sua presença maligna…

  2. Rapaz é o mesmo modus operantes .. promotor,juiz,polícia federal, mídia sionista golpista … só falta os paneleiros com nariz de palhaço e a camiseta da CBF.
    .
    No caso de algum trouxa sair por lá… batendo panela, com nariz de palhaço com a camisa da CBF .. não fique admirado pois,de coxinha tupiniquim em Miami e NY .. é o pau que rola.
    .
    O mais engraçado que esse movimento de dar uma rasteira( GOLPE ) no vencedor das eleições é justamente nos EUA e o mais engraçado ainda ….é entre a direita nazista versos a direita sionista …uma verdadeira briga de porcos … HAHAHAHAH ..

    • O coxinha estava caminhando perto de uma lagoa e viu algumas pessoas apontando para algum lugar do lago de forma admirada e aflita e assim, vendo aquilo o coxinha foi verificar o que era.
      .
      Chegando perto dos curiosos, o coxinha viu que bem perto dali, estava na beira do lago o mortadela em frente de um jacaré de boca bem aberta e colocava dentro da boca do bicho o “bilau” e mesmo assim o jacaré maninha a boca aberta.
      .
      Sabemos que os coxinhas não gosta de ficar por baixo dos mortadela, deve ser a rivalidade entre os dois … rsrsr .. Então … o coxinha sem pensar duas vezes ( caso um coxinha pensasse ) .. ele desceu da ribanceira em direção ao mortadela e do jacaré e chegando lá .. falou para o público ali presente.
      .
      _ OLHA ! …EU SEI FAZER O MESMO QUE ELE FAZ ! .. Exclamou o coxinha.
      .
      Rapidamente ele pegou o jacaré com as mãos e jogou o bicho para bem longe e para surpresa dos presentes, ele ficou de quatro em frente do mortadela de boca aberta ……. POW! ..HAHHAHAH

    • correto é uma briga interna deles que fara com que se dividam igual aqui no brasil

      mas acho que os estados unidos nao serao igual a ao brasil e deixar acontecer o golpe
      eles sabem que golpe e para paises de terceiro mundo para poderem instalar apatridas corruptos entreguistas alinhados a metrópole

      isso esta mais para forçar o trump a fazer e seguir as ordens sionistas

Comentários não permitidos.