O progresso militar da Coreia do Norte

Cientistas de Kim Jong-un estão cada vez mais perto de produzir mísseis balísticos de longo alcance, capazes de levar ogiva nuclear até os EUA. Rapidez do avanço obtido por Pyongyang preocupa região e o Ocidente.

Ditador norte-coreano Kim Jong-un inspeciona míssil Hwasong-12

Quando o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, fez seu discurso anual em Pyongyang em 1° de janeiro e declarou que seu país estava no estágio final do desenvolvimento de um míssil balístico intercontinental (ICBM), capaz de transportar uma ogiva nuclear em direção a alvos nos Estados Unidos, muitos viram a alegação do regime com ceticismo.

Mas em 4 de junho, o jornal estatal norte-coreano Rodong Sinmun informou que os militares do país estarão prontos para testar um ICBM no futuro próximo. Isso deixou governos e analistas na região mais preocupados. Segundo o diário, qualquer lugar nos EUA está dentro da faixa de alcance dos mísseis norte-coreanos.

“O grande sucesso do teste de um míssil balístico intercontinental, que certamente conseguiremos, marcará um momento histórico, uma divisão de águas no fracasso da política hostil dos EUA contra nós”, afirmou um editorial do jornal. “Historicamente, os EUA nunca ousaram entrar em guerra com um país que possui armas nucleares ou ICBMs.”

EUA na mira

Em 8 de junho, a Coreia do Norte disparou uma salva de foguetes que pareciam ser mísseis antinavio em direção a alvos fora de sua costa leste. Os lançamentos foram o quinto desde que Moon Jae-in tomou posse como presidente da Coreia do Sul, em 10 de maio.

Norte-coreanos fazem avanços rápidos com seus testes de mísseis

O mais significativo dos testes recentes de Pyongyang, no entanto, ocorreu apenas quatro dias após a posse de Moon e demonstrou os avanços que os cientistas de Kim fizeram em um tempo incrivelmente curto.

Autoridades do setor de defesa da Coreia do Sul e dos EUA confirmaram que o lançamento do míssil Hwasong-12 de combustível líquido foi um sucesso. A Coreia do Norte afirmou que a arma atingiu uma altitude de mais de 2 mil quilômetros e percorreu uma distância de 787 quilômetros, antes de cair no Mar do Japão. O míssil teria percorrido uma rota parabólica acentuada, que testou sua capacidade de resistir à reentrada na atmosfera.

A mídia estatal da Coreia do Norte informou que o míssil – capaz de transportar uma “ogiva nuclear pesada e grande” – passou pela “pior situação de reentrada” e atingiu o objetivo pretendido.

Essa afirmação foi confirmada por fontes do governo sul-coreano, que disseram ao jornal JoongAng Daily que a análise dos dados de comunicação do centro de controle de mísseis da Coreia do Norte confirmou que a ogiva sobreviveu aos 5.000 graus Celsius e à vibração severa que sofreu na reentrada.

Controle dominado

Após inúmeros lançamentos, os cientistas norte-coreanos já dominam as capacidades de controle de longo alcance, enquanto uma série de testes subterrâneos demonstrou que o regime de Kim Jong-un adquiriu armas nucleares.

Analistas dizem que o último obstáculo restante que os mísseis norte-coreanos têm a superar é sobreviver consistentemente à reentrada, o que provavelmente será o motivo do lançamento do ICBM que Pyongyang está planejando.

“A velocidade com que eles desenvolveram a capacidade de lançar uma ogiva nuclear a uma longa distância é extremamente preocupante”, avalia Kim Jae-chang, ex-general do Exército sul-coreano e presidente adjunto do Conselho sobre Estudos de Segurança Coreia-EUA. “Os desenvolvimentos técnicos exatos que eles fizeram são apenas estimados, mas muitos especialistas agora acreditam que eles serão capazes de lançar um ICBM até o final deste ano”, afirma, em entrevista à DW. “E essa é uma preocupação muito séria para a Coreia do Sul.”

Em paralelo com a ameaça de um lançamento de ICBM, existem indicações de que a Coreia do Norte está se preparando para realizar um novo teste nuclear subterrâneo em suas áreas de teste de Punngye-ri.

Relatos da mídia sugerem que satélites registraram nova atividade no local, com cientistas se reunindo nas instalações, mais veículos nas proximidades e estradas nas áreas circundantes tendo sido fechadas ao tráfego não militar.

Teste de 10 quilotons

A Coreia do Norte realizou seu último teste nuclear em setembro, com especialistas afirmando que a explosão foi de 10 quilotons, a maior que o país já realizou. “As ações e demandas de Pyongyang têm sido surpreendentemente consistentes por muitos anos”, diz Garren Mulloy, professor de relações internacionais na Universidade Daito Bunkyo, do Japão. “Eles querem um diálogo de igual para igual com os EUA, porque querem ser respeitados e querem extrair concessões do resto do mundo. E eles concluíram que a maneira mais provável de ter sucesso com esses objetivos é ameaçar os EUA no mais alto grau possível”, acredita.

A maneira mais eficaz de ameaçar os EUA é através do desenvolvimento de sistemas de armas múltiplas, incluindo ogivas nucleares, mísseis balísticos lançados por submarinos e ICBMs, segundo Mulloy.

E os recentes lançamentos de mísseis de longo alcance que sobrevivem à reentrada na atmosfera e descem com precisão sobre o alvo seriam, diz ele, motivo de séria preocupação em Seul, Tóquio e Washington, já que a velocidade em que eles viajam dificulta o trabalho de qualquer sistema de defesa antimísseis, conforme o especialista.

“É claro que eles colocaram uma enorme quantidade de recursos nesses programas de desenvolvimento de armas e fizeram avanços muito mais rápidos do que eu e a maioria dos outros analistas acreditavam ser possível”, acrescenta. “Eles podem ter investido tão fortemente em armas nucleares e ICBMs por não acharem que têm outro meio de barganha “.

Fonte: DW

13 Comentários

  1. Como já diz o ditado popular … nunca bata palmas para um doido dançar pois, este termina fazendo besteira.
    .
    Para os americanos o mais terrível para eles … é a política nuclear do Irã do que os famosos testes de bombas atômicas da Coreia do Norte … os cara fazem o que fazem … e os americanos ficam só mostrando o músculo para o kim ? … nesse caso ai … até aqui …os americanos estão batendo palmas e o kinzinho não só está dançando como cantando .
    .
    será que a China ou a Russia tem alguma coisa para fazer com que os americanos fiquem só nessa frescura… “Olha só, como é bonitinho o meu barquinho !” … para os norte coreanos ?
    .
    As sanções americanos … não passam de uma piadas de salão …. isso é FATO …. a hegemonia americana é passado …. outro FATO .

  2. o sonho dos socialistas de araque, ver a tão temida hegemonia americana cair rsrs.. ah meus amigos, pois eu digo, no dia que isso acontecer, guardem bem essas palavras, vcs vão se arrepender amargamente quando chegar esse dia, vão sentir falta de comer seu mclanche feliz, de escutar sua música favorita no seu apple, de vestir seu tênis da nike, e tantas outras coisas que essa hegemonia americana LHE proporcionou.

    Se acontecer da hegemonia chinesa ascender e dominar o mundo (como vcs tanto querem), vcs vermelhinhos vão chorar lágrimas de sangue, eae vão ver como era felizes e não sabia, podem até ser próximos do regime, mas irão ver sua liberdade parar na lata de lixo, suas propriedades e até vc mesmo pertencer ao Estado totalitário comunista.

    VOCÊ será “premiado” por ser filiado a algum partido socialista do seu respectivo país, e será uma marionete na mãos deles e nem se dará conta disso, pq estará com MEDO demais pra ver a verdade, e aqueles meta capitalistas bilionários como George Soros que vc odiava, estarão andando com seus pares do alto escalão rindo e contando piadas do velho mundo, e vc não entenderá o motivo disso, e nem poderá questionar, pq saberá que levará uma bala na cabeça e sua família será cobrada por isso, então se calará e engolirá a seco a saliva de ódio ao ver essa cena.

    Não sou eu que estou prevendo isso, não sou nenhum tipo de adivinho, é oq acontece de FATO na China, relatos, história de pessoas que passaram por isso lá, na antiga URSS, nos países do leste europeu e por ae vai.

    E é esse modelo que VOCÊ socialista de araque APOIA, quando quer a queda da hegemonia americana, e rasga elogios todo sorridente ao regime chinês, é esse o FUTURO que VOCÊ quer para o mundo.

    Eu posso estar enganando e isso nunca acontecer, ou levar décadas pra isso, mas há bastante relatos de pessoas muito bem informadas, que há pessoas muito poderosas trabalhando pra isso nos bastidores, com o APOIO consciente e inconsciente de militantes nas redes sociais, blogs, sites e mídia em geral para que tenham sucesso !

    Se VOCÊ gosta de ser CONTROLADO como se fosse quase um robô, VIGIADO, e de não ter a liberdade de ESCOLHER, e de ESCOLHEREM por VOCÊ, oq vc deve fazer e gostar como se fosse um debio mental, então continuem mesmo apoiando o regime chinês ou algum outro totalitário, mas depois não reclame ou fica chorando, pois essa foi a escolha que vc fez !

    ps: meu comentário foi baseado na minha cunhada, filha de poloneses que viveram na Polônia dominada pela URSS

    Essa é a “revolução” que lhes aguardam no futuro, com esse ódio ao mundo judaico-cristão ocidental.

    • Se VOCÊ gosta de ser CONTROLADO como se fosse quase um robô, VIGIADO, e de não ter a liberdade de ESCOLHER, e de ESCOLHEREM por VOCÊ, oq vc deve fazer e gostar como se fosse um debio mental, então continuem mesmo apoiando o regime AMERICANO ou algum outro totalitário, E CERTAMENTE VC É TAO ALIENO QUE NÃO reclama ou fica chorando, pois essa foi a escolha que vc fez !

      • Professor

        vc é tão bobinho e complexado que nem se deu conta que se vc tem a liberdade de escolher de odiar os EUA, e tudo que é ligado a eles, foi pq a democracia judaica-cristã ocidental lhe deu esse direito rsrs..

        Agora vai lá pra China vai, vai tentar odiar os chineses ou os norte coreanos e seu modelo comunista (eu sei que vc não vai, mas tenta só pra ver) e depois que vc voltar (não vai, é só uma piada rsrs..) vc nos conta.

        B 0 B I N H O esse menino !! Acha que engana que é professor rsrs…

  3. A cooperação entre Irã e Coreia do Norte teve seu início por volta dos anos 80.
    Se fortaleceu nos anos 90.
    Hoje são extremamente unidos, e o nível de cooperação em todas as áreas é altíssimo.
    Não ficaria surpreso se no futuro descobrirem que quem está financiando boa parte desse rápido avanço é o Irã, porque este recebe em primeira mão as novidades e avanços norte-coreanos.
    Tem coisa melhor do que outro país pagar o preço e você só ficar com o lucro?

  4. Se for isso aí ,muito bom para o Mundo , INTELIGÊNCIA se combate com INTELIGÊNCIA ,enquanto isso nós aqui a 127 anos dormindo Placidamente em Berço Esplêndido , a Reboque do Mundo e do Desenvolvimento ; através destas décadas vemos nações atrasadíssimas a nos passar e outras que nem existiam também e escutando a buzina de outras pedindo passagem Sai da Frente Paquiderme BOBÃO da REPUBLIQUETA CORPORATIVISTA !!

  5. …………….é uma excelente parceria do Iran com a Coréia do Norte sem a mínima dúvida….se o Iran tivesse continuado com o programa nuclear hoje já estaria próximo de fabricar sua bomba atômica.porém lamentavelmente teve que capitular devido às tais “sanções”……;o Kim jon un já está com artefatos prontos apontados pra Seul e dentro de pouco tempo pra Tóquio ….se os EU cometer o èrro de invadir Pyongyang Seul vira cinza e lembremos que a distancia entre Seul e a capital norte-coreana é de pouco menos de 200 kms. além de que a Coréia do Norte é vizinha da Rússia e China,países não tão “amigos” dos EU…..se nossos militares tivessem a seriedade que o líder coreano tem com suas FFAAs e seu equipamento militar, seríamos um país respeitado……infelizmente……………..

  6. Ao Irã foi dada uma saída: a de parar seu programa nuclear e ter o mercado ocidental aberto para suas comodities. Fora que o mercado iraniano é relevante, principalmente para as montadoras francesas. Diferente da Coréia do Norte que é economicamente irrelevante. Só sobrou pra ela se armar até os dentes para barganhar alguma coisa. Outra coisa que não faam muito é a nova classe de submarinos coreanos de 1.000 toneladas de deslocamento e capacidade de lançar mísseis de cruzeiro!

  7. Na minha opinião vão aceitar a Coreia do Norte no time nuclear.”Kim jão 3″ soube jogar e nesse momento esta com uma vantagem na mão.

    Trump amarelou,a saida é agora só com dialogo.

  8. quem faz fronteira com a coreia do norte
    russia e china

    coreia do norte nunca jamais teria condições de fazer nada sem a autorizaçao dos dois ultimos
    coreia do norte ponta de lança

    os estados unidos fez nascer um Vietnã nuclear fora que o proprio Vietnã o verdadeiro compra submarinos russos como se comprasse banana

    comunismo fingindo de morto e comendo o toba do coveiro
    china ja passando e encostando nos americanos na area economica rota da seda brics e etc e tal
    e fim do dolar como apenas a unica moeda universal

  9. A coisa ta ficando e ficará cada vez mais feia, estamos em fins do Apocalipse bíblico.
    Alessandro
    14 de junho de 2017 at 23:27
    Excelente comentário, havia um vídeo de uma menina norte coreana que conseguiu fugir de lá com sua mãe(a qual se não me engano ou morreu ou foi devolvida pela China à CN novamente). Esta menina conta do sofrimento de seu povo oprimido e isolado do mundo e de tantos que como ela tentam fugir e se não morrem, são deportados pela China após passar por tudo de ruim na tentativa de fuga por caminho dificil.

Comentários não permitidos.