A Índia entregou o primeiro lote de mísseis de cruzeiro supersônicos BrahMos às Filipinas como parte de um acordo de US$375 milhões assinado pelos dois países em 2022 para três baterias da variante anti navio baseada em terra do sistema BrahMos. O contrato inclui a entrega de três baterias de mísseis, treinamento de pessoal e apoio logístico. O regimento de defesa costeira dos fuzileiros navais filipinos será o principal usuário dos sistemas de mísseis.
Os BrahMos, entregues por aeronaves de transporte C-17 Globemaster da Força Aérea Indiana, e por um avião Ilyushin IL-76-TD fretado da empresa Aviacon Zitotrans chegaram ao Aeroporto Internacional Clark em Pampanga. Não está claro quantos mísseis BrahMos foram entregues às Filipinas neste primeiro lote.
O sistema terrestre do BrahMos possui de quatro a seis lançadores móveis , cada um equipado com três mísseis a que podem ser disparados quase simultaneamente. Além dos lançadores existem veículos de apoio. O BrahMos é um míssil de cruzeiro supersônico que pode ser lançado de diversas plataformas.. O nome BrahMos vem da junção dos nomes de dois rios: o rio Brahmaputra na Índia e o rio Moskva, na Rússia. O míssil viaja a velocidades de Mach 2.8 a 3.0 e um tem um alcance de 290 km.