Venezuela apresenta drone de ataque Zamora V-1 baseado no projeto iraniano Shahed-136

No dia 12 de abril,  às Forças Armadas Nacionais Bolivarianas (FANB)  divulgaram imagens de um drone chamado ‘Zamora V-1’, que seria produzido localmente com base no projeto iraniano HESA Shahed 131/136. Foi observado um modelo que se assemelha com o sistema de ataque iraniano, juntamente com uma ficha informativa detalhando as características estipuladas para o projeto.

O projeto venezuelano Zamora V-1 apresenta as seguintes características: Comprimento e envergadura de 1,5 metros asas em  delta fabricadas em fibra de carbono e alumínio. Peso total de 35 quilos, velocidades entre 120 e 150 km/h, possuindo um alcance de  até 30 quilômetros, uma altitude máxima de voo de 2.000 metros  e uma autonomia de até 4 horas. O mesmo é controlado por um terminal remoto com tecnologia GPS, o Zamora V-1 usaria um projétil RPG-7 como carga explosiva.

Em termos gerais, a versão venezuelana  é menor em relação ao modelo iraniano  Shahed 136. Por exemplo a capacidade de carga, estimada em 50 quilogramas para o Shahed, que excede o peso total do drone venezuelano. O Zamora V-1 se torna uma alternativa ainda mais barata e simples de produzir. Além do fato de possuir tamanho e peso menores, o que facilita seu transporte .Os aparelhos foram fabricados e montados nas instalações da CAVIM (Compañía Anónima Venezolana de Industrias Militares) estatal venezuelana responsável pela produção de armas e munições na base aérea Libertador, na cidade de Maracay, no centro da Venezuela.

O Irã fornece tecnologia de drones à Venezuela desde 2007, começando com kits de montagem para o drone de vigilância Mohajer-2 iraniano de primeira geração, que tem um alcance de 50 quilômetros. As autoridades iranianas iniciaram a produção em massa do drone de combate Mohajer-6 em 2018.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.