Rússia vai entregar duas novas fragatas da classe Talwar para a Marinha Indiana em 2024.

De acordo com informações publicadas pelo portal  Bloomberg, a Marinha Indiana deverá receber duas fragatas do classe Talwar (Projeto 11356) da Rússia até o final do segundo semestre de 2024. Os navios a serem entregues pela Rússia são o INS Tushil e INS Tamala.  O acordo para  a aquisição do terceiro lote de  fragatas da Classe Talwar foi assinado entre a Índia e a Rússia em outubro de 2018, com um contrato subsequente para navios adicionais (quarto lote) a serem construídos na Índia, assinado em janeiro de 2019. O acordo total está avaliado em mais de 2,5 mil milhões de dólares.

O INS Tushil, a primeira de duas fragatas stealth adicionais da classe Talwar construídas pela Rússia no Estaleiro Yantar em Kaliningrado para a Marinha Indiana, iniciou seus testes de mar em 5 de março de 2024, marcando um marco em sua jornada rumo à implantação.  O INS Tushil, é uma das quatro fragatas subsequentes contratadas pela Índia à Rússia, com duas (INS Tushil e INS Tamala) sendo construídas pela Rússia e as duas restantes sendo construídas na Índia pelo estaleiro  Goa Shipyard Limited por meio de transferência de tecnologia. 

 

As duas fragatas que estão sendo construídas por Moscou para Nova Delhi têm enfrentado atrasos na entrega. Em agosto de 2022, os russos perderam o prazo em seis meses devido à guerra na Ucrânia, após um atraso anterior de nove meses atribuído à pandemia de Covid-19. Posteriormente, as datas de entrega previstas de novembro de 2023 e abril de 2024 foram adiadas por seis meses, para maio e outubro de 2024. 

INS Tushil

As fragatas furtivas  da classe Talwar são baseadas nas fragatas russas da classe Krivak-III/IV ou Projeto 11356, conhecidas como classe ‘Almirante Grigorovich’ no Serviço Naval Russo. As duas primeiras fragatas, INS Tushil e INS Tamala, foram originalmente construídas para a Marinha Russa sob os nomes de Almirante Butakov e Almirante Istomin, respectivamente. 

 

A sua construção foi interrompida abruptamente em 2014 devido às tensões entre a Ucrânia e a Rússia na região de Donbass. Os ucranianos supostamente suspenderam a entrega dos motores de turbina a gás Zorya-Mashproekt M7N.1E necessários para alimentar essas fragatas.  Como resultado, a Rússia decidiu vender estas fragatas à Índia em 2016. A Índia enfrentou então o desafio de adquirir as turbinas a gás Zorya necessárias para as fragatas. Eventualmente, a Índia conseguiu obter estes motores da Ucrânia e posteriormente despachou  para a Rússia para instalação.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.