Rússia prevê desmontar dois dos três maiores submarinos do mundo do Projeto 941 Akula (Typhoon, na designação da OTAN), informou à Sputnik uma fonte da construção naval.
© AP Photo/ Dmitry Lovetsky
“Foi tomada a decisão de desmontar os submarinos Severstal e Arkhangelsk, já que seu uso posterior não seria rentável”, declarou a fonte, adicionando que a desmontagem está prevista para 2020.
Além disso, a fonte comunicou que os navios já estão fora de serviço.
A fonte indicou que o único submarino da classe Akula, que permanece em serviço da Marinha russa, é o Dmitry Donskoi que efetua manobras com o míssil balístico russo Bulava.
Na época da União Soviética foram construídos seis submarinos da classe Akula, que incluía os projetos 941 e 941UM.
Após a desintegração da URSS, a Marinha da Rússia incorporou três desses submarinos: Severstal, Arkhangelsk (projeto 941) e Dmitry Donskoi (941UM), adaptados para transportar mísseis estratégicos Bulava.
Os submarinos da classe Akula, com deslizamento máximo de 49.800 toneladas, 172 metros de comprimento e 23,3 metros de largura, são considerados os maiores do mundo.
Fonte: Sputnik
São caros de manter…
Não daria baixa neles, todavia. Os reformaria para serem portadores e enxames de mísseis de cruzeiro, com ogivas nucleares, que ficariam baseados em Kaliningrado, colocando em xeque o escudo anti-mísseis da OTAN…
😉
Falou e disse César!
CM