Coreia do Norte testa novo motor de foguete espacial

Governo norte-coreano afirma que novo foguete permitirá lançamento de vários tipos de satélite, mas especialistas acreditam que real intenção é o desenvolvimento de mísseis que possam atingir os Estados Unidos.

A Coreia do Norte realizou um bem-sucedido teste de um motor de foguete espacial, anunciou nesta terça-feira (20/09) a imprensa estatal do país.

O novo foguete vai dar ao país a capacidade de lançar vários tipos de satélite geoestacionários, incluindo um de observação da Terra em escala mundial, especificou a agência noticiosa KCNA.

O ditador norte-coreano, Kim Jong-um, supervisionou o teste subterrâneo no Centro Espacial Sohae, acrescentou a agência. Kim apelou aos cientistas e técnicos envolvidos para que finalizem os preparativos para o lançamento do satélite assim que possível, noticiou a KCNA. A Coreia do Norte afirmou que a nova conquista é parte de um programa de desenvolvimento aeroespacial de cinco anos com o objetivo de conquistar o espaço.

O novo teste acontece menos de duas semanas depois de a Coreia do Norte ter anunciado que conseguiu testar, com êxito, uma ogiva nuclear que pode ser colocada num míssil, e depois de uma série de lançamentos de mísseis balísticos. Os dois testes podem indicar que o país se aproxima do objetivo de desenvolver um míssil nuclear que possa atingir o território continental dos Estados Unidos.

Motores de foguetes podem ser alterados para uso em mísseis, e observadores afirmam que o programa espacial da Coreia do Norte é apenas uma fachada para o desenvolvimento de mísseis intercontinentais. “A Coreia do Norte pretende demonstrar que deu mais um passo no desenvolvimento de ICBM [mísseis balísticos intercontinentais] com o objetivo final de colocar no ponto de mira o território continental dos Estados Unidos”, afirmou à agência de notícias Efe o vice-diretor do Instituto Asan de Estudos Políticos, Choi Kang.

O jornalista Joshua Pollack, da revista americana Nonproliferation Review, disse que o governo em Pyongyang provavelmente recebe auxílio de especialistas iranianos.

Nesta segunda-feira, o presidente dos EUA, Barack Obama, e o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, concordaram em ampliar a cooperação nas Nações Unidas sobre a Coreia do Norte, depois de o país ter realizado seu quinto teste nuclear, no início deste mês.

O teste anunciado nesta terça-feira levanta a possibilidade de que o regime norte-coreano realize um novo lançamento de foguete espacial, talvez em 10 de outubro, quando o país celebra o 68º aniversário do Partido dos Trabalhadores.

AS/efe/afp/rtr

Foto: Imagens do teste norte-coreano exibidas pela televisão da Coreia do Sul

Edição: Plano Brasil

Fonte: DW

7 Comentários

  1. Dizem que faz tempo que um Norte Coreano não sabe o que é um bom cachorro no natal, mas já colocam satelite em orbita e tem brinquedinho feito de plutonio. Quero ver como é que vão resolver esse “pepino”, cada ano que passa Ela vai ganhando mais densidade e o papo termina em novas, e cada vez mais novas sanções.

    * A Coreia do Sul e Japão estão investindo pesado em defesa, tem muita gente ganhando um bom dinheiro com isso. Talvez isso explique em parte a atuação passiva por parte da grande policia do mundo perante a Coreia do Norte.

    ** Quanto a fome na CN já vi muita gente (e acredito que infelizmente não fui apenas Eu) comendo do lixo aqui no Brasil lá no final da decada de 90 e com bem menos frequencia nesses ultimos anos, e ainda assim não conseguimos por satelite em orbita.

    Sds

  2. É …

    Há que se reconhecer o esforço tecnológico dos caras

    Eu não estou fazendo juízo de valor sobre o regime… só reconheço que os caras são obstinados….

  3. Não entendo. Dizem os vira-latas pro USA que a C.N. vive as custas de doações das nações unidas. Mas, eles não conseguem explicar como é que um pais que vive na miséria, governado por um “ditador cumunista cumedor de criancinhas” desenvolveu tecnologia para fabricar bombas atômicas,foguetes e motores espaciais e, de quebra causar tanto medo na rica Coreia do Sul.
    Tambem não informam porque o Brasil, até hoje, com toda a subserviência aos “aliados do norte” não conseguiu fabricar um foguete que preste, apesar da base de Alcântaras.

  4. Esse comunismo e ruim mesmo ,desenvolve motores Espacial Todo ano …..já ela na america do Sul na democracia onde pode tudo o supra sumo da tecnologia só sobe foguetinho de treinamentos pq o resto explode na rampa de lancamento ex: VLS , vs-40 Sara ……sem autorização dos fálcoes de washinton nao sai do chao……Buy buy soberania nacional

    • pra vc ver né cara…um pais desse isolado do mundo…em situação precária…… de economia insignificante/fraca….tem armas nucleares, foguetes, misseis intercontinentais e o escambau….até SLBM…e este pais aqui nessa situação ….falta de recursos não é…é a 7 ou 8 economia do mundo….gastou centenas de bilhões em copa do mundo/olimpíadas…tem estrutura….tem tecnologia…tem pessoal capacitado…projetam sub nuc, míssil de cruzeiro, tanque…..só o que falta é vergonha na cara…só o que não tem ainda é vergonha na cara mesmo…….porque o resto tudo tem…

  5. Se por um lado e vergonhoso para um certo país da America Latrina que um balde de lixo comunista consiga fazer o que ele não faz com a vergonha chamada VLS (mimimi os gringu sabutaru mimimi) sendo que eles devem fazer isto como EUA e Russia nos anos 60, com réguas e esquadros, enquanto tal gigante adormecido passa vergonha em pleno Sec. XXI nesta área com seus supercomputadores. Por outro lado pelo menos nós aqui temos arroz e feijão para botar na mesa enquanto la eles não vão comer motor de foguete naquele gigantesco campo de concentração esfomeado disfarçado de país.

  6. Geoestacionários? Creio que China, Russia, EUA, India, França e Japão tem essa capacidade. Não duvido, até porque o ultimo teste a queima foi bem limpa. No passado fizeram uma grana vendendo a tecnologia pro Irã…

Comentários não permitidos.