EUA: Sistema “Ground-based Midcourse Defense” (GMD) – ‘Defeituoso’

© AP Photo/ Czarek Sokolowski

Pentágono se recusa a dar informações sobre sistema de US$ 40 bilhões defeituoso 

O Departamento de Defesa tenta manter em segredo os arquivos de bônus e incentivos que pagou a empresas particulares que entregaram um sistema balístico antiaéreo que custou US$ 40 bilhões e cujo desempenho vem sendo classificado como “irregular na melhor das hipóteses.”

Em janeiro, o jornal Los Angeles Times pediu a juiz federal que ordenasse ao Pentágono a divulgação de informações sobre o sistema “Ground-based Midcourse Defense” (GMD). O Pentágono respondeu na última sexta-feira, alegando que os arquivos não estão sujeitos ao Ato de Livre Informação (Freedom of Information Act, em inglês) e pedindo ao juiz que dispensasse o caso.

Em documentos obtidos pelo Courthouse News, o Pentágono classificou o pedido do Los Angeles Times como “defeituoso” e afirmou que o jornal não havia “esgotado seus recursos administrativos.”

Enquanto o governo americano pode acreditar que está guardando informações delicadas sobre sigilo comercial, a exceção que o Pentágono cita em sua defesa não se aplica a informações criadas por agências de governo, afirma um especialista jurídico.

Peter Scheer, advogado e jornalista que dirige a First Amendment Coalition, afirma que o Pentágono cita uma exceção que se aplica apenas a informações geradas por terceiros particulares. “Para mim, a posição do governo é muito fraca”, disse Scheer em uma entrevista ao Courthouse News.

A petição do Los Angeles Times, baseada no Ato de Livre Informação, pede registros financeiros de 31 de dezembro de 2001 até 1º de março de 2014. O público tem o direito de saber o quanto foi pago em bônus e incentivos por causa das “assustadoras somas gastas” no sistema, afirma o jornal.

Em sua cobertura, o Los Angeles Times afirmou que o sistema falhou em oito de 17 testes. Nos quatro testes de interceptação entre janeiro de 2010 e junho de 2014, o sistema falhou em três.

Fonte: Sputnik News Brasil

 

25 Comentários

    • Kkkkk… 😉

      Seria triste rir de uma afirmação como essa, mas atualmente é a mais pura verdade. Boa parte de nossa população está imbecilizada por esta publicação.

      E sobre o GMD: soltou pecinha? 😉

      • Pois é Bob! Quando o povo começa a perceber e se insurgir contra os malfeitos do ParTido, levados a cabo em nome da perpetuação de seu projeto de poder, ele está “imbecilizado pela VEJA”. Que coisa não! Bom mesmo é deturpar a democracia como explicitamente quer o ParTido conforme o teor da resolução da executiva nacional do mesmo, que defende “constituinte exclusiva para reforma política”, “voto em lista fechada” e “financiamento público de campanha, sandices essas bem espinafradas por Reinaldo Azevedo:

        Documento do PT deixa claro que o principal inimigo é o Congresso e propõe “saídas”: frente ampla de esquerda, Constituinte exclusiva para reforma política; voto em lista; financiamento público de campanha… Partido inicia campanha de ódio à democracia

        O PT realiza na Bahia, entre 11 e 14 de junho, seu 5º Congresso. É a hora em que partido recebe e debate as “teses” de suas várias correntes. Desta vez, todas elas falam numa espécie de “resgate”, de retomada do verdadeiro PT, como se este que conhecemos fosse o falso; como se este que aí está fosse uma invenção dos adversários; como se este que aí está fosse uma distorção de algo que é perfeito no mundo das ideias. Esse misto de platonismo com cara de pau repete a mistificação histórica das esquerdas: o socialismo, em essência, seria bom, os socialistas equivocados é que o corromperam… Nesse congresso de junho, o partido tenta se levantar dos escombros.

        Mas será que consegue? Na sexta-feira, publiquei aqui uma resolução da direção nacional da legenda. Trata-se de um dos documentos mais delirantes de sua história. Segundo os companheiros, existe uma “escalada das forças conservadoras”, de “caráter reacionário”, para “derrotar a administração de Dilma” e “revogar conquistas históricas do povo brasileiro”. A direção do partido não economiza: o Parlamento seria formado hoje por uma “maioria conservadora”, empenhada em implementar “contrarreformas”. Ou por outra: o partido que detém o maior número de deputados da Câmara elegeu o Congresso como seu adversário. Assim, saibam: sempre que deputados e senadores petistas se manifestarem, estarão empenhados em diminuir as prerrogativas do próprio Poder que eles integram.

        Que coisa! O PT não acusa seus adversários de erro. O PT não acusa seus adversários de insensibilidade social. O PT não acusa seus adversários nem mesmo de se mobilizar para defender privilégios eventualmente em curso. Não! Para os valentes, os que se opõem ao petismo têm o propósito deliberado de punir os mais pobres. No Parlamento, como se vê, não existiriam nem adversários nem aliados, mas uma maioria dedicada a prejudicar o povo brasileiro.

        Segundo o petismo, a conspiração em curso uniria os interesses de classe das elites que perderam o poder a partir de 2003 e setores da mídia que exerceriam o monopólio da informação. Perguntas rápidas, óbvias e sem resposta: que elite é essa que estaria contra o PT? Os industriais? Os bancos? Os empreiteiros? Não foram esses mesmos os grandes financiadores da legenda nesses 13 anos? Por que o partido não dá os nomes dos ditos monopolistas da mídia?

        O documento faz a defesa do “companheiro João Vaccari Neto” e acusa instâncias do estado — como a Polícia Federal, o Ministério Público e o Poder Judiciário — de protagonizar um “espetáculo de atropelos legais” a serviço de “forças antipetistas”. Sim, meus caros! Para esses iluminados, o Brasil se divide em dois grupos: os que estão com eles e os que estão contra eles. E, para que se esteja contra eles, basta que não se esteja com eles. Os celerados não perceberam que, se essa formulação, antes, chegou a render benefícios ao partido, rende, hoje em dia, ainda mais desgaste. Posta hoje diante desta dicotomia — ou se é petista ou se é antipetista —, a maioria dos brasileiros decidiu não ser escrava de ninguém: é antipetista.

        O documento expõe a pauta de uma luta ensandecida contra o regime democrático, que compreende:
        a: uma dita frente político-social unindo o partido, os sindicatos e o MST;

        b: constituinte exclusiva — proposta de inspiração obviamente bolivariana — para fazer a reforma política;
        c: proibição da doação de empresas a campanhas;
        d: financiamento público de campanha:
        e: voto em lista, cassando dos brasileiros o direito de escolher seus deputados;
        f: arranca-rabo de classes, com medidas contra os chamados “ricos”;
        g: mobilização contra o PL 4330, das terceirizações, o que só é bom para os sindicalistas;
        h: mobilização contra a PEC 371, da redução da maioridade penal, o que só é bom para os bandidos;
        i: mobilização contra a PEC 215, que atribui ao Legislativo um papel mais ativo na demarcação de terras indígenas, o que só é bom para os picaretas.

        Em certa medida, talvez devamos todos saudar esse documento. Afinal de contas, o partido reitera a pauta que hoje faz com que a maioria do povo brasileiro grite nas ruas, em número crescente: “Fora PT. Fora Lula. Fora Dilma”.

        Para encerrar: o partido lamenta a “ocupação das ruas contra o governo” e “clima de condenação moral contra o PT a partir de notícias distorcidas sobre investigações de corrupção na Petrobrás”. Que coisa! Viver para ver os petistas contra o povo na rua. A síntese das sínteses: o PT dá início, assim, à campanha de ódio à democracia.

        http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/documento-do-pt-deixa-claro-que-o-principal-inimigo-e-o-congresso-e-propoe-saidas-frente-ampla-de-esquerda-constituinte-exclusiva-para-reforma-politica-voto-em-lista-financiament/

        Agora, falando em “soltar pecinha” sou mais essa aqui. Notar o C*ço da galera quando o S-300 deu chabú:

        http://www.liveleak.com/view?i=e67_1429285933

      • Tireless esse cara é um fanboy.
        Que se diz vítima da nossa intolerânica com os mentirosos que idolatram.

        Acontece que ele ficou com raiva por ser ter sido desmentido em outro blog.

        Mas o assunto vai aparecer aqui e ele será desmentido de novo.

      • Não deixe passar a oportunidade garoto. Mostre qual outro blog é esse. Aliás, eu vou dar uma força a vocês dois e dizer quem já
        foi de fato achincalhado em blog: HMS quando anos atrás deu piti lá no Cavok porque ninguém dava bola para sua opinião. Foi zoado por um monte de comentaristas como um bebezão.

        Agora você tem ao menos um motivo como desculpa para falar bobagens. Fico no aguardo dessa informação fodástica que você alega ter.

      • Se estou falando bobagem demonstre!
        Traga argumetos, aja como homem.

        Acontece que você não gostou de um ter desmentido a sua mentira sobre o Mistral em outro blog.
        E como não tinha argumetos para se defender ficou ofendido.

        Quem está atacando os outros são vocês. eu, por exemplo nunca havia me dirigido a você.

        HMS anos atrás?
        Você não tem vergonha de fazer fofoquinha?
        O que me interessa o que aconteceu anos atrás.

        O senhor defende mentirosos e barraqueiros.
        Não tenho informação bombástica nenhuma.

        Só estou dizendo que seu ataque é devido ao fato de ter sido desmentido.

        Se eu escrever bobagem demonstre com argumetos e informações e não fugindo e bancando a vítima ofendida.

        Se não quer contrariado não participe de discussões.

        Para de chorar e cresce.

        O Tireless é ofendido e atacado todos os dias tem todo o direito de responder.

        Para mim desonestidade é defender mentiras!

        Cresce e se comporte como homem.

      • O bebezão aqui é você Bob, que só esperneia……No CAVOK eu sempre defendi (e defendo) meus pontos de vista, mesmo quando enfrentava a corja de trolls rafalíticos no auge do FX-2.

      • É Tireless, o cara vem fazer fofoquinhas de anos atrás do Cavok.

        E acha que isso é argumento???

        Demonstrar que os outros estão falando besteira ele não consegue.

        Como todo o fanboy tem partir para ofensa pessoal.

      • De onde o cara tirou que tenho alguma “”informação bombástica”” contra ele?

        Só disse que contrariei ele não gostou, não disse que tinha alguma coisa contra esse crianção.

      • Isto é o máximo que você consegue fazer garoto? Usar as justificativas criadas pelo Reinaldo Azevedo para defender um ponto de vista? E usar a Veja como fonte de referência? Você já tentou alguma vez criar algo seu, orgânico? A propósito, entende o conceito de orgânico?

        Você é a prova viva do que eu escrevi. Se não tem um texto para copiar a ideia de alguém não há nada de original vindo de você.

        E eu paro por aqui com essa perda de tempo.

      • “”E eu paro por aqui com essa perda de tempo.”””

        Obrigado!
        Terás várias oportunidades para justificar suas afirmções.

    • Tem muita propaganda dos EUA e Inglaterra exaltando seus equipamentos em detrimento aos equipamentos soviéticos/russos. E em muitos casos é pura propaganda. Foi assim com o F-15 até eles descobrirem que levariam uma surra dos Flankers. Foi assim com o Tornado, e está sendo assim com o Typhoon. Eles dizem que seus equipamentos são superiores mas quando querem aprovar um projeto novo, um caça por exemplo, alegam a necessidade devido a inferioridade em relação aos “mais novos” modelos russos. Kkkk.
      E o mesmo vale para o outro lado, mas nós não vivemos no lado de lá para vivenciar isso.
      Contudo, eu não acredito que isso seja culpa do PT, mesmo que a Veja ( a revista que mais denuncia este governo) tenha noticiado. O PT é o partido que centralizou a corrupção brasileira, é responsável pela quase falência da maior empresa nacional, está envolvida nos dois maiores escândalos de desvio de dinheiro (e o MPF ainda nem revirou o Ministério da Saúde, heim!), acoberta terroristas, ajudou a destruir o Mercosul, entregou patrimônio nacional à governos estrangeiros membros do mesmo sindicato que nacionalizavam as empresas estrangeiras, e muito mais. Realmente o PT é de uma força incrível, mas não creio que sejam tão fortes ao ponto de influenciar no Pentágono e seus contratos. Acredito que sua esfera de poder e influência se limita ao terceiro mundo somente.
      Bom, pelo menos eu acho que não.

  1. essas porcarias Russ….Perai?!….hihihihi…. 🙂

    soltou pecinha…faio….. 😉

    não se fazem mais essas coisas como antigamente né senhores…que o diga o programa abacaxi….hihihihi…. 😛

  2. O GDM é um sistema relativamente novo e ainda está sendo desenvolvido. Começou a ser testado em 1997, com o primeiro lançamento contra um alvo simulado em 1999. Até aqui, a taxa de acerto tem ficado em torno dos 50%, o que realmente não é aceitável, considerando ser um sistema de interceptação direta ( que visa chocar-se com o míssil adversário )…

    Sua função é providenciar defesa exo-atmosférica contra mísseis balísticos, interceptando-os ainda em sua fase intermediaria. Seria o sistema que cobre a camada mais externa, encabeçando o THAAD e o Patriot, que focam nas camadas mais internas, providenciando defesa contra outros artefatos além de ICBMs.

    Vale lembrar que o único equivalente atualmente em serviço no mundo é o sistema russo A-135, que faz uso de uma warhead nuclear para fazer detonar ogivas antes que elas atinjam seu alvo ( o que se configura em virtual suicídio, posto haver o risco de partículas radiativas caírem na área defendida ).

    • Dando uma pesquisada melhor, o sistema A-135 detêm hoje somente o míssil “Gazele”, que é endoatmosférico ( o míssil “Gorgon”, exoatmosférico, já foi desativado )… Por tanto, grosso modo, ele estaria agora muito mais para o THAAD que para o GDM. Assim sendo, a possibilidade de interceptar ICBMs com esse sistema é muito menor.

  3. Caraca, a bruxa ta solta no Pentagono meus caros, primeiro o F-35 que está dando dores de cabeça,e oF-35B que é quase um fracasso, e agora o GMD, se eu fosse os EUA, deixaria um pouco de lado essas projeções inovadoras de mais, e atualizaria os sistemas vigentes pra não sair perdendo mais do que já perde.

    • O problema é que poucos conseguem discutir a assunto a sério.
      Para a maioria é só uma oprtunidade de trolar.

      • Caro Deagol, prefiro uma análise de risco financeiro-estratégico quando procuro colocar minhas posições, quanto aos EUA tem capacidades tecnologicas admiraveis, mas realmente esse sistema está custando muito, e acredito que o melhor é diminuir pra menos da metade os investimentos nesse GDM e aperfeiçoar os já existentes, pois o prejuízo já foi grande, e tanto IAI quanto a Almaz Antey estão avança do muito neste campo, ou seja, perder tempo com algo que não esta dando certo pode deixar os sistemas dos EUA em atraso daqui a uns 10 anos. Sds

    • Que mané Russia rapa, a Russia já acabou, quem comanda é essa diabolica União Sovietica e seus socialistas marxistas de uma figa, comedores de nenem. Rarsrsrsrsrskkkkkkkkkkkk

Comentários não permitidos.