Promotor público argentino Alberto Nisman que denunciou Cristina Kirchner foi encontrado morto com um tiro

Políticos duvidam da hipótese de suicídio e pedem apuração independente e rápida sobre morte de Alberto Nisman, que denunciou Cristina Kirchner por supostamente acobertar responsabilidade do Irã em atentado de 1994.

Políticos opositores da Argentina expressaram nesta segunda-feira (19/01) suspeitas sobre a morte do promotor público Alberto Nisman, que foi encontrado morto em sua casa em Buenos Aires, na noite de domingo.

Nisman morreu poucos dias depois de ter denunciado a presidente Cristina Fernández de Kirchner por supostamente encobrir a responsabilidade do Irã num atentado a um centro judaico em Buenos Aires, em 1994. Ele foi encontrado morto no banheiro da sua casa. Investigadores disseram que ele levou um tiro.

“Junto ao corpo de Nisman, que estava no chão, encontrou-se uma arma de fogo calibre 22, além de um cartucho”, afirmou o Ministério da Segurança em comunicado, detalhando que a porta do apartamento do promotor estava fechada a chave por dentro.

A deputada Elisa Carrió, da Coalizão Cívica, afirmou que se trata de um “crime mafioso e previsível”. “Quando alguém sabe como se comporta o poder, como se comportam os serviços [de inteligência], como se comporta a polícia e como se comporta o governo, sabe que isso poderia acontecer”, afirmou a uma emissora de rádio.

O deputado Francisco de Narváez, da União por Todos, disse ter dúvidas sobre a hipótese de suicídio e considerou que a morte gera medo e terror naqueles que têm a responsabilidade de que “a verdade prevaleça, não importa quem esteja envolvido”.

O prefeito de Buenos Aires e pré-candidato à presidência, Mauricio Macri, disse ser importante que a Justiça atue de forma independente, rápida e contundente para descobrir o que aconteceu com Nisman. “Se essa morte acabar em mais impunidade, é um desastre para o futuro do país.”

A Associação Mútua Israelense-Argentina (Amia) e a Reunião das Associações Israelenses Argentinas (Daia) divulgaram comunicado conjunto no qual manifestaram estupor pela morte e pediram o completo esclarecimento de suas circunstâncias. As associações destacaram a participação de Nisman na investigação do ataque à Amia, em 1994, e sua “inalterável determinação em chegar à verdade”.

AS/dpa

Fonte: DW.DE

49 Comentários

      • Que sirva de exemplo para todo babaca que tem cargo publico e pensa que isso o coloca acima das coisas.
        Eu tenho certeza que a Cristina esta agora se cagando de medo atordoada tentando entender o que aconteceu e ainda levando a culpa kkkkkk.
        Ação perfeita digna de reconhecimento deixou 5 PFs voando.
        E agora quero ver os indicios e as revelações contundentes e os culpados.
        Insistam e depois culpem Bolivarianos e Iranianos kkkk
        E ae Tirolesa voce pensa que so teus patrões Anglo-Sionistas que sabem fazer as coisas kkkkk

      • Para você ver maluco! Ao que tudo indica o La Campóra ( Gangue Kirchnerista comandada pelo filho da boça de botox Maximo Kirchner) também se especializou agora em assassinatos políticos.

      • coitado o tiraleite já esta falando com ele mesmo rsrs
        ele fala e ele mesmo pergunta rsrs ô coitado

        sobre o assunto ai foi o que eu disse a uns textos atrás que aqui como la temos uma imprensa sensacionalista que esta dentro da disputa eleitoral argentina

        e falei : sera que como aqui vao matar alguém rsrsrs

        o cara se suicidou e a oposição já diz que o cara era um santo rsrs

        acho que ele se suicidou pois depois que ver que estava acusando sem provas iria sobrar para ele mais tarde

      • Quanta besteira heim canídeo Comichoso! O Promotor Não é como jornalista petista, que acusa sem provas. Antes de ser morto ele iria depor no congresso ou seja, parece que agentes do Kirchnerismo tiraram a vida dele.

  1. tipico caso de ataque de falsa bandeira, para amplificar as acusações contra o governo Kirchner, nada melhor do que assasinar o promotor e jogar a culpa na acusada pelo promotor!
    é o imperio sionista em seu costumeiro jogo pesado de taticas criminosas, propaganda e intrigas

    • No afã desesperado de defender o ao que tudo indica homicida regime da beiçola do Prata, usam do velho teatrinho de tentar gritar mais alto: “É ataque de falsa bandeira ‘Duzsiúnista mau!'”

      • Já ouviu falar no atentado ao Rio Centro? Quantos atentados a extrema direita já realizou para culpar políticos e partidos de esquerda? Sempre em associação delitiva com o oligopólio da imprensa familiar.

      • E você não se cansa de falar besteira heim Japonesinho paraguaio! Agora querendo me dar aula de história! Não há meu caro petralhinha a menor chance de comparar o atentado do Riocentro com a tentativa da beiçola do Prata em encobrir criminosos e faturar propina

      • Walfredinho alegre sindicalista.
        Embora a nadega e a calça jeans andem intimamente se esfregando o que o furingo tem haver com as calças.

    • “Guarac1
      19 de janeiro de 2015 at 18:13

      tipico caso de ataque de falsa bandeira, para amplificar as acusações contra o governo Kirchner, nada melhor do que assasinar o promotor e jogar a culpa na acusada pelo promotor!
      é o imperio sionista em seu costumeiro jogo pesado de taticas criminosas, propaganda e intrigas”

      realmente Guarac…muito suspeito mesmo…pelo visto chacais entraram em ação para sabotar , incriminar e derrubar o atual governo Argentino que atualmente busca e faz aproximações e acordos econômicos com os maiores rivais atuais do regime estadunidenses como a Rússia e a China principalmente..isso significa para o poder dominante perdas de áreas de mercados e influencia…..e abertura para os rivais……muito óbvia e escrachada a coisa toda…

      https://www.youtube.com/watch?v=vO8vPa_H71g

    • Quanta besteira , agiram assim no atentado contra os chargistas , bradaram que seria uma falsa bandeira ,que a ultra=direita tava envolvida e bla bla bla , so espero que vc honre as calças que veste e apos a conclusao das investigaçoes peça desculpas aos sionistas , mas acredito que nao farah isso ,nao eh algo costumeiro de pessoas ideologicamente desonrados !

    • Foi ação de serviço secreto Argentino ou não.
      Pelas circunstancias serve apenas para trazer comoção social.
      As provas alegadas estão com a justiça e cabe a ela apresenta-las.
      O ex-marido dela era colaborador dos EUA,ela não é.

  2. Agora as frangirls piram kkkk
    Acham normal fontes anônimas que sejam usadas para darem idoneidade a manipulações e acham ético idiotas que passam por cima da própria justiça para divulgarem segredos de investigações dasesmas.
    Quando vocês irão aprenderem que fatos que adentrem segurança nacional e assuntos de estado o buraco é bem mais embaixo.
    Aposto que a boca murcha está tão estarrecida quanto vocês.
    Kkkkkkkkkk
    Falou o que não devia buscando notoriedade ou ate algum beneficio próprio remunerado….foi de ralo.
    Kkkkkkkkk
    Menos um
    Kkkkkk falador

    • O promotor não revelou segredo algum, apenas indicou que tinha provas sem revelar o teor delas. E não havia nada de segurança nacional envolvida mas sim o fato da beiçola do prata estar acobertando criminosos com o fim de faturar politicamente e também rechear o próprio bolso com alguns tapetes persas.

  3. O Sr. Nisman já tinha publicado um relatório de 300 páginas com sua acusação, não faria sentido cala-lo com a morte depois desta publicação.

    O juiz encarregado do caso do atentado em 1994, criticou Mr Nisman no final de semana passado por tomar para si a “iniciar uma investigação sem controle judicial” e disse que seu depoimento foi falho.

    “Tudo indica que foi suicídio”, disse à TV local o secretário de Segurança Nacional Sergio Berni. “Temos que ver se a pólvora é encontrada em suas mãos.”

    Talves este promotor estivesse sob forte pressão de chantagens e ameaças, provenientes de forças poderosas interessadas em promover uma acusação formulada por estas mesmas forças, através dele o promotor, que não aguentou e realmente se suicidou…

    Já vimos este filme aqui no Brasil por ocasiao do atipico e cheio de irregularidades “julgamento do mensalão”, juízes e promotores acovardados, agindo e forma totalmente tendenciosa. aqui nenhum deles se suicidou, preferiram ficar com as recompensas pela obediencia…como o “juizeco Joaquim Bananosa”, tratado como heroi pela mídia, ganhou fama e tietagem, emprego pro filho na Globo, apartamento em Miami, palestras com cachê milionario no Brasil e em universidades americanas e europeias, possivel entrada na politica…o “sistema” o recompensou bem!

  4. Lembram do caso do Collor, PC Farias o cara que poderia botar o presidente Collor na cadeia aparece morto com sua namorada que acabou recebendo a culpa e o asunto morreu na casca do ovo,aposto que este caso não sera diferente e a metida acabara tambem no congresso argentino.

    • Em dez anos o que eles tiveram de concreto sobre o atentado mesmo com colaboração Americana e Israelense ? Nada !
      E agora reavivam uma investigação de dez anos e querem culpar a atual presidente de acobertamento e culpa.
      Casos como esses presidentes não tomam decisões sozinhos.Envolve forças armadas e serviços secretos.
      A nova onda do momento é assassinar provocando comoção popular.
      O mundo todo sabe que o governo dela vive sobre pressão internacional.
      O marido dela era colaborador Yanke inclusive contra o Brasil.Ela não dá mole para os manipuladores do mundo.
      Eu duvido que resolvam o caso do atentado e duvido que encontrem alguma forma de incrimina-la derrubando-a do poder.
      A única intenção desta assassinato é derruba-la do poder.

      • Foi o que eu dice 1maluquinho na verdade o Collor não saiu do poder foi transferido para outro posto tirou umas ferias a custas do dinheiro publico desviado pelos outros envolvidos.

  5. Quantos atos terroristas,genocideos,atentados e espionagens Anglo-Sionistas praticaram pelo mundo heim kkkkk
    Uma investigação que começou la atraz e mesmo que venha a comprometer o atual governo seria para que não viesse nada a tona agora para não prejudicar interesses economicos e comerciais.
    Então o singelo mundo correto achou de mexer com isso agora e ainda incriminar a atual presidenta kkkkkk
    Ah façam=me o favor como tem idiotas e mal intencionados nessa blogosfera de defesa Brasileira.
    Muitos envergonham o Brasil com suas asneiras e esquizofrenias.
    Ninguem enxerga que muito mais coisas tem por traz de tudo isso.
    Muitos de voces deveriam irem é para conventos e virarem padres,mas ate la seus toinzinhos seriam molestados.

  6. Eu sei que os peronistas nao sao santos Ainda me recordo do regime de Isabelita na decada de 1970. sao bem capazes de ter eliminado esse promotor que estava trabalhando para CIA e Mossada. Mas eu nao acredito que foram os peronistas que o mataram. Esquece o suicidio., conversa para boi dormnir. Ele foi assassinado por alguem que esta interessado em acirrar o conflito interno na Argentina, entre aqueles que apoiam argentina no BRICS os que lutam para Argentina continuar como colonia dos EUA.Morte que parece suicidio e especialidade do pessoal da Langley. Tem ate livro publicado por ex agentes que discute como assassinar gente e parecer suicidio. Nao e internet nao, e livro que se encontra em livraria. So nao dou o nome do titulo, porque tenho que tomar cuidado. Mas repito, os peronistas nao mataram esse promotor, e ele nao suicidou.

    • Lá vai o JOJOzinho bipolar e seu conspiracionismo histerico e antiamericano. Desculpe meu caro mas aqui todos os indícios apontam na direção de que se trata de um assassinato político levado a cabo pelo Kirchnerismo no intuito de calar um promotor que iria denunciar o encobrimento de criminosos e terroristas por parte da Rainha louca dos Pampas.

      E não, Alberto Nisman não era agente da CIA ou do Mossad como seus delírios conspiracionistas dizem.

      • Nao trabalha para Langley e Mossada nao? Nao e o que tem ditto Adrian Salbuche, lider do movimento Segunda Republuca da Argentina. Salbuche e direita. Salbuche esta dizendo que Nisman trabalha para o Mossada desde 2009.

      • Ah claro! (mais)Um cretino de extrema direita, provavelmente antissemita, que apenas consegue divulgar suas sandices na Russian Today e na Press Tv. Não seja ainda mais ridículo meu caro JOJO bipolar!

  7. Regra básica da investigação criminal é se perguntar: quem se beneficia com isso?

    A Cretina ganha com certeza… mas alguns vão afirmar “você acha que ela, sob os holofotes das declarações do promotor nos últimos dias, iria agir assim? Se colocando como principal suspeita?”

    Minha resposta pessoal: SIM! porque a Argentina divide dessa nessa característica brasileira: o gatuno é pego dentro do cofre, e a promotoria ainda tem que provar que ele estava lá para efetivamente roubar, e não para passar um paninho com cândida no chão!

    “Ah, mas o Sr. Nisman já tinha publicado um relatório de 300 páginas com sua acusação, não faria sentido matá-lo”. Bem um relatório é uma coisa, pode ser que nem tudo que o promotor soubesse estivesse nesse relatório. No mais agora a Cretina está livre, leve e solta para desqualificar o trabalho do promotor (no melhor estilo PTista) sem que o mesmo possa responder…

    “Ah, mas o juiz encarregado do caso do atentado em 1994, criticou Mr Nisman no final de semana passado por tomar para si a iniciar uma investigação sem controle judicial”. Hipoteticamente o promotor pode ter tomado para si a investigação pois sabia do aparelhamento da justiça portenha, em outra palavras, “se eu não pegar essa porcaria pra fazer, isso vai acabar em pizza de banana com canela”.

    FECHANDO: a arma não era do Sr. Nisman. Se foi emprestada, logo o “amigo” aparece (se bem que acho muito suspeito alguém “emprestar” uma arma, ainda mais para um promotor que tem direito de portá-las). Depois que quem se sente perseguido e acuado, entra em um estado de fobia social… não me parece o que estava a acontecer, pois o próprio iria depor nesta segunda-feira…

    • Meu caro ganha muito mais com isso a manipulação externa.
      Esse assassinato foi apenas para trazer comoção e instabilidade do que para beneficiar um débil governo.
      Em dez anos nem a justiça Argentina e nem os serviços secretos anglo-sionista jamais conseguiram chegarem a um resultado.

  8. A morte suspeita do promotor Argentino que acusava Cristina de acobertar ação terrorista do Irã. E mais: Hezbollah no Brasil, junto com o PCC

    O promotor federal argentino Alberto Nisman está morto. Toda a cena remete para um suicídio. E é aí que as coisas começam a ficar complicadas. Seu corpo foi encontrado no apartamento em que morava nesta madrugada com um tiro na cabeça, ao lado de um revólver calibre 22. Nisman falaria nesta segunda no Congresso sobre a ação da presidente Cristina Kirchner para acobertar a participação do Irã em ataques terroristas ocorridos em Buenos Aires. Nota: ele vinha denunciando há tempos que estava sendo ameaçado de morte.

    No dia 18 de julho de 1994, a explosão de um carro-bomba na Associação Mutual Israelita Argentina (Amia) deixou 85 mortos e mais de 300 feridos. As vítimas, na sua maioria, eram crianças. Em março de 1992, um atentado à embaixada de Israel na capital do país já havia matado 29 pessoas e deixado 200 feridos. Há indícios de que os dois ataques foram planejados pelo Irã e executados pelo Hezbollah, que tem células na América do Sul, especialmente na Tríplice Fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai) — e isso inclui a cidade brasileira de Foz do Iguaçu. Já chego lá.

    A investigação das autoridades federais argentinas apontavam, desde o começo, para o Irã. A Justiça do país chegou a pedir a extradição de Ahmad Vahidi e de Ali Akbar Hashemi Rafsanjani. Sem sucesso. São dois potentados da política iraniana. O primeiro é um ex-comandante da poderosa Guarda Revolucionária e foi ministro da Defesa entre 2009 e 2013. O outro, ora vejam, é nada menos do que um ex-presidente: comandou o Irã entre 1989 e 1997 e é considerado um moderado. Como se nota, a apuração não esbarrava em figuras de pequeno porte do establishment iraniano.

    Em 2004, 10 anos depois de muita procrastinação, o então presidente, Néstor Kirchner, designou Alberto Nisman para investigar o caso. E ele acabou esbarrando no absurdo. O promotor acusava oficialmente a presidente Cristina e seu chanceler, Héctor Timerman, de acobertar a participação do Irã.

    Para lembrar: em janeiro de 2013, Cristina celebrou, acreditem, um acordo com o governo do Irã para o que seria uma “investigação conjunta” do atentado, feita pelos dois países. Entre outras delicadezas, previa que os acusados iranianos fossem ouvidos no próprio país. Atenção! Ahmad Vahidi, um dos principais envolvidos, ainda era ministro da Defesa. Imaginem a isenção!

    Antes que tentem turvar os fatos, vamos lá. Cristina é de origem judaica. Héctor Timerman, que ajudou a costurar esse acordo com o Irã, é judeu. O porra-louca Axel Kicillof, homem forte da economia (e seus desastres), também. E daí? Isso não muda uma vírgula do acordo indecoroso. De resto, quem disse que judeus sempre fazem a coisa certa quando o assunto é a proteção a… judeus? Em 2013, o então presidente da Amia, Guillermo Borger, protestou: “Não poderíamos estar menos consternados. Isso é ilegal e ignora o trabalho da Justiça nesses últimos 18 anos. Tomar os depoimentos em Teerã é inconstitucional”.

    Nisman tinha a proteção de 10 policiais, por determinação da Justiça. Alguém poderia indagar: “Mas como é que se pode obrigar alguém a dar um tiro na cabeça?” Infelizmente, é tétrico e simples. Basta que se tenham na mira, por exemplo, familiares do futuro “suicidado” e que se lhe imponha uma escolha: “Ou você ou eles”. E o terrorismo é capaz disso.

    Horas antes da morte de Nisman, um ataque atribuído a Israel matou Jihad Mughniye, 25, um dos mais conhecidos comandantes do Hezbollah na Síria. O ataque aéreo aconteceu perto da cidade de Quneitra, na parte síria das Colinas de Golã, a poucos quilômetros da fronteira com a área controlada pelos israelenses. A ação matou 12 homens, seis deles iranianos, incluindo o general Mohammad Ali Allah-Dadi, comandante da Guarda Revolucionária. Por que lembro isso aqui? Jihad era filho de Imad Mughniyeh, assassinado em Damasco em fevereiro de 2008 por um carro-bomba. Imad foi formalmente acusado pelas autoridades argentinas por envolvimento no ataque à Amia e à embaixada israelense em Buenos Aires, os crimes investigados pelo promotor “suicidado”.

    Brasil
    Eu não poderia encerrar este post sem lembrar um fato gravíssimo. A Polícia Federal do Brasil reúne desde 2008 provas de que traficantes ligados ao Hezbollah atuam em nosso país em parceria com o PCC. O epicentro dessa ação é Foz do Iguaçu, na Tríplice Fronteira. Há muito os órgãos de segurança dos EUA consideram essa região infiltrada pelo terror, coisa que o governo brasileiro se nega a admitir.

    Documentos obtidos pelo jornal “O Globo” em novembro apontam que a parceria entre o terrorismo e o crime organizado teve início em 2006. Traficantes libaneses de cocaína, ligados ao Hezbollah, teriam aberto canais para a venda de armas ao PCC. Quando esses traficantes são presos no Brasil, contam com a proteção da facção criminosa nos presídios. E o nosso país, como sabemos, não tem uma lei para punir terroristas.

    É isso aí. E ainda voltarei ao assunto.

    Por Reinaldo Azevedo

    http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/a-morte-suspeita-do-promotor-argentino-que-acusava-cristina-de-acobertar-acao-terrorista-do-ira-e-mais-hezbollah-no-brasil-junto-com-o-pcc/

    • Por acaso essa afirmação da veja é laudo tecnico criminalista oficial Argentino kkk.
      Cinco policiais federais fo lado de fora e ninguém ouviu um estampido mesmo que de pequeno calibre dentro do imóvel.

Comentários não permitidos.