Brasília: Vice-premiê russo propõe ao Brasil ampliar cooperação em alta tecnologia

Vice-premiê russo Dmítri Rogôzin (centro) durante visita ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, em São José dos Campos – Foto: Serguêi Mámontov / RIA Nóvosti

O governo russo está oferecendo ao Brasil uma colaboração ativa em esferas de alta tecnologia, incluindo exploração do espaço, construção naval e setor de aviação. Delegação comandada pelo vice-premiê russo Dmítri Rogôzin tem expectativa de que visita ao país resulte em acordos e reforço da parceria estratégica.

Nesta quarta-feira (18), o vice-primeiro-ministro russo Dmítri Rogôzin participou de uma reunião com o vice-presidente Michel Temer e com o ministro da Defesa do Brasil, Celso Amorim. Além disso, visitou a estação terrestre do Glonass, na Universidade de Brasília, onde é realizado acompanhamento do sistema global de navegação por satélite.

“Os brasileiros não querem comprar produtos acabados, mas querem participar da concepção e instalação dessas tecnologias russas no país”, declarou o vice-premiê russo, ao mencionar o setor espacial.

Moscou ofereceu às autoridades brasileiras uma coparticipação ativa no mercado de serviços espaciais – não somente em sistemas de navegação, mas em cartografia, comunicações e sensoriamento remoto da Terra, entre outros. “Os planos do Brasil de desenvolver a sua própria base para lançamentos espaciais são de grande interesse para nós”, acrescentou Rogôzin.

A parceria militar entre os países não se limita ao fornecimento de produtos acabados para o país sul-americano, uma vez que “o Brasil está ajudando a criar um centro de serviços para trabalhos de reparo e manutenção de helicópteros russos”.

No setor de construção naval, os projetos e tecnologias brasileiras e russas destinadas a exploração de jazidas de petróleo e gás apresentam boa compatibilidade, apesar de determinadas tarefas serem executadas em diferentes condições climáticas e geológicas.

Segundo Rogôzin, antecipando a visita da presidente Dilma Rousseff à Rússia, prevista para o próximo ano, “novos acordos de parceria e promoções devem ser coordenados e assinados nos setores de espaço, nuclear e aviação, na construção naval e em engenharia eletrônica”.

Publicado originalmente pela agência Tass

Fonte: Gazeta Russa

20 Comentários

  1. Mais uma excelente oportunidade que pode descer pelo ralo devido à nossa política “rabo entre as pernas” ou “meu pirão primeiro”!

    Certamente teríamos muito a ganhar em todas as áreas citadas… e a Rússia também, já que AINDA somos o CELEIRO do mundo… eles exportam energia e tecnologia… nós exportamos comida!

    Se nosso próprio DesGoverno não sabotar, o BRICS pode finalmente acordar o “Gigante Adormecido”!

    • Pô Mauro, assim não vale, você usou até a expressão que eu pretendia.
      De minha parte vou torcer para que nossos governantes deixem de ser tão “defecadores”, e tomem a coragem necessária para aproveitar essa oportunidade que a Russia oferece e que a China, a Índia, países que despontam no avanço tecnológico, já estão aproveitando. Sds.

  2. Muito bom!

    Excelente noticia

    Ja temos estações do GLONASS aqui…. mais parcerias com os russos seriam muito bem vindas!!!!!

  3. ”…O governo russo está oferecendo ao Brasil uma colaboração ativa em esferas de alta tecnologia, incluindo exploração do espaço, construção naval e setor de aviação..’

    Muitos comentaristas aqui no PB, são contra a parceria BRASIL/Rússia seja por questões ideológicas pirraça ou por acharem que devemos continuar atrelados ao EUA,esse mesmo debate ocorre quando o assunto é BRASIL/China.

    Eu já acredito que devemos buscar nossos objetivos seja com quem for,por isso vislumbro uma grande oportunidade para o nosso país com essa parceria estratégica com a Rússia (alias tudo agora é parceria estratégica ) é fato que países como China e Índia lucraram muito com essas parcerias, e eu pergunto:_ Porque não o BRASIL ?

    Perdemos verbas e tempo com os ucranianos com o projeto Cyclone, vivemos a décadas a vergonha das famigeradas tentativas do nosso VLS,mas agora há uma possibilidade real de se avançar,de se ter sucesso não só na área espacial mas também na naval e de aviação !

    Alguns site chegam a anunciar até a possibilidade de construção de uma nova fábrica de aviões no nosso país, oque a meu ver seria ótimo ! vejam o link:

    http://www.defesanet.com.br/br_ru/noticia/17774/Russos-querem-criar-fabrica-de-aviao-no-Brasil-independente-da-Embraer/

    Mas para se ter sucesso é preciso coragem,soberania,vontade política, o BRASIL precisa aproveitar esse momento !

  4. Provavelmente os russos estão correndo atrás de uma alternativa para não ficar nas mãos dos chineses depois que azedou as relações com a OTAN. Eles estão nas nossas mãos por assim dizer, não querem sofrer o triste fim que a nova ordem mundial os legou, a de coadjuvante da China. Podemos ganhar com essa parceria sem prejudicar as relações que temos com os países da OTAN se não partidarizarmos como faz a Índia. Se a Rússia focar em negócios diminuindo essas disputas fronteiriças, sem descuidar da defesa claro, facilitaria o entendimento com o BRASIL que tem de lidar com os dois lados. Também iria fortalecer nossa posição perante a insaciável China que terá de lidar com duas forças BRASIL/Rússia ao invés de países isolados com seus pontos fracos. Uma estratégia que possa romper com o cerco da nova ordem mundial tornando o país uma potência independente que negocia com todas as partes. Más para isso a liderança não pode ser cheia de vícios ideológicos e pensar em nosso povo acima de tudo.

  5. vários foguetes americanos tem motor russo .
    isso já demostra que temos que nos fortalecer justamente nos pontos aonde os russos nos mostraram
    espaço ,naval ,e nuclear !!!

    esta ai a oportunidade a que nosso regime militar foi podado ,

    na época do regime militar foi tentado fazer varias usinas nucleares com a Alemanha ,os estados unidos nos podaram
    na época do regime militar foi tentado fazer o sbnuclear mas os estados unidos através do fmi comandava a economia brasileira e não deixou
    e tantas outras coisa que sofremos embargos deles

    já com os russo nos podemos nos adiantar verdadeiramente e finalmente entrarmos para o conselho de segurança não porque todos gostam de nos mais sim porque temos nossa força militar em pronto emprego

    com os russo nosso programa espacial , e nuclear sai da planilha e se torna realidade

    vencemos agora temos 4 anos para adiantar o brasil
    e com essa medidas os próprios americanos irão começar a soltar algumas coisas também pois senão perde por completo o aliado que ele tinha nas mãos que era o brasil
    exemplo é esses misseis que a marinha comprou se tivéssemos como antes capachos com certeza eles poderiam nem sair do papel pois para gente empre foi mais caro sem transferência de tecnologia usado defasado etc

    então aos entreguistas e separatistas só lamentos vocês serão dizimados !!!

    quanto mais forte as forças armadas mais forte vai ser a força que teremos para eliminar esses pilantras do brasil esse é o desespero deles
    o tempo esta a nosso favor chupa que é de uva trairas

  6. Ou seja ,o cara propos trocar carne e patuas por maquinas de guerra superfaturadas ,kkkkkkkk,o os otariiiiiiozinhos molhando calcinhas por isso,kkkkkkkkk !

    • Querem oferecer ao brasil tecnologia de ponta que eles possuem ,kkkk,ou seja, tirar o brasil da decada de 70 e coloca-lo na decada de 90,kkkk,pois a tecnologia deles estah neste NAIPE, prefiro tecnologia chinesa, a china pelomenos possui um futuro mais promissor !

      • Não seja assim Teropode, não é sensato comentar coisas sem sentido ou meramente pra irritar alguns comentaristas, vale mesmo a análise critica dos fatos, e gostando ou não a Russia é um país que domina tecnologia de ponta em diversos setores, e tais acordos vão nos agregar muito, caminhos que demoraríamos decadas pra percorrer podemos aprender em pouco tempo com a ajuda russa. Lembre-se, grande parte ( quade tudo) do que a China e India aprenderam de tecnologia belica, espacial e de comunicação foi com a Russia, e amvos evoluiram muito. Sds

  7. O setor em que os russos tem que entrar muito forte é o espacial e de defesa antiaérea os outro setores estão bem encaminhados e será muito difícil penetrar.
    Não há chance de a FAB hoje de comprar algum vetor de combate russo ,já que o programa Gripen é a prioridade.
    O setor aeroespacial é muito promissor e essencial para nossa soberania.

    • Como não há chances meu caro se o vetor preferido deles sempre foi o Sukhoi.
      Não foram eles que eliminaram o Shukhoi e sim o capaxismo politico que eliminou o Sukhoi e colocou o F18 em seu lugar.

      • Precisamos de um vetor de médio ou grande porte para complementar a defesa aérea nacional e não vejo a intenção da FAB em comprar outro vetor.
        A Embraer é a empresa escolhida pela FAB para liderar os projetos de reequipamento da mesma e pelo último episódio envolvendo Vice-premiê russo já se percebe o grau de amabilidade.
        Sou a favor da concorrência mas não vejo uma mudança de paradigma por parte da FAB ,usando suas palavras o capaxismo lá é forte.
        Nossa roubalheira não permite duas grandes empresas de aviação vendendo aeronaves para o governo, não fosse isso acreditaria em um novo player para concorrer com a Embraer.A esparança e se associar ao grupo Odebrecht que é tem um lobby forte no governo federal e está no ramo de defesa.
        Dito isso e levando em conta a situação a grande chance russa é o setor espacial e de defesa aérea que precisamos reforçar urgentemente.

  8. a proposta Russa é altamente estratégica tanto para eles quanto para nós…os interesses Russos em Alcântara beneficiam tanto a eles como a nós…de fato buscam alianças conosco e consolidar os Brics…disto não resta duvidas..mas no dia em que se concretizar uma coisa destas aqui…executam/põem em pratica outro Brother Sam…rs…..

    • Eles não tem interesse em Alcantara meu caro de entrarem e se estabelecerem em Alcantara como Americanos tem.Eles os Russos ja estão em Alcantara e em nosso programa aeroespacial a algum tempo.
      Temos parcerias nessa area com eles.

  9. Sou totalmente a favor da asociação com os Russos em qualquer area pois ao contrario do que dizem a tecnologia Russa não esta tão atras da dos EUA e nem da Chinesa alias que se diga de passagem que o desenvolvimento tecnologico Chines deve muito mais a Russia do que a Ocidental, penso eu de que esta parceria deva ser mais incentivada,e acreditem esta parceria dara muita dor de cabeça aos EUA que com certesa pensaram muito antes de boicotar e sabotar nosso desenvolvimento , e lembrando de quem destratou e dispensou um aliado de grande valor foi os EUA COM SUAS ATITUDES E NÃO O BRASIL COM SUA DETERMINAÇÃO EM SE DESENVOLVER.

    • Em qualquer area ?
      Se associação pra voce é parceria em desenvolvimentos conjuntos é viavel ja existe e se desenvolve cada dia mais.
      So quem tece um mundo divcidido entre caprichosos e garantido reluta em entender que a nova ordem de nações que surge atravez dos BRICS e emergentes é multipolar em multiplicidade.

  10. Visando arregimentar apoios para um conflito geopoliticamente muito maior, e sabedores do megalonanismo e antiamericanismo pueril que caracteriza a esquerda toddynho do Itamaraty e sua diplomacia dos atabaques, o Ministro Russo vem aqui e oferece alguns espelhinhos e miçangas. E ainda tem nativo que acha isso lindo. Devem estar se achando importantes..rs!

    • Tireless acorda dessa viagem lunatica de que estão fazendo nossas cabeças para em breve nos unirmos com o lado do “bem” contra os demonios.
      Esse tipo de raciocineo teu ja muito mal fez ao Brasil e insiste em permanecer nos atrasando.

    • Tá certo HMS os espelhinhos, e miçangas EUA são melhores,HÁ ACABO DE ME LEMBRAR OS ESPELHINHOS QUE OS EUA NOS ENVIARAM DA ULTIMA VEZ FORNESCIA IMAGEM DISTORCIDA CONSULTE A FAB ELA COMPROVARA MINHA INFORMAÇÃO EU O RESPEITO MAS SE USASTE O VOCABULARIO COMO NATIVO COM A INTENÇÃO DE DIMINUIR OS FAVORAVEIS A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS FOSTE DESRESPEITOSO.

1 Trackback / Pingback

  1. Brasília: Vice-premiê russo propõe ao Brasil ampliar cooperação em alta tecnologia | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.