América Latina tenta fugir do controle dos EUA

Durante muitos anos, a América Latina sentiu na pele todas as “qualidades” da “boa vizinhança americana”. Cuba, Venezuela, México, Chile, praticamente todos os Estados da parte meridional do continente estiveram sob um rígido controle dos EUA.

A doutrina Monroe, que definia a América Latina como uma sua zona de particular influência, continua a vigorar hoje. Não obstante as realidades políticas e econômicas terem mudado sensivelmente, os EUA não pretendem renunciar à anterior política.

Os EUA chamaram sempre à América Latina o seu “quintal”. Este princípio foi lançado na famosa doutrina Monroe de 1823, que definiu a política externa dos EUA. Em relação ao seu vizinho do sul, Washington chamou a si o papel de “protetor” e, além disso, limitou claramente a esfera de influência dos Estados europeus, afirma o perito Serguei Ermakov:

“O sentido consiste em que os países europeus não devem, de forma alguma, ingerir-se nessa zona. Ela é definida como zona de influência exclusiva dos EUA. Algumas dezenas de anos depois, podemos afirmar que a atitude dos EUA não mudou radicalmente. A América Latina para eles é uma zona de interesses especiais”.

A América Latina era vista por Washington como uma quinta onde tudo se pode fazer. O continente meridional tornou-se uma espécie de campo experimental de futuros princípios da famigerada democracia americana, explica Nikolai Mironov, diretor-geral do Instituto de Projetos Regionais Prioritários:

“Foi precisamente nos países da América Latina que eles (EUA) elaboraram todos os mecanismos das intervenções, das “revoluções floridas”. Foi precisamente aí que tudo começou. Tiveram lugar numerosos golpes de Estado, por detrás dos quais estiveram os Estados Unidos. Incluindo o conhecido, na história, golpe de Pinochet, que derrubou o governo socialista de Salvador Allende, que se orientava para outro bloco da política externa: para a União Soviética. Embora não completamente, mas mais para a Europa.

A política hoje previsível é a continuação da velha política dos EUA, que querem dominar absolutamente nesse continente, controlar todos os países e não lhes permitir uma política independente”.

Hoje, a situação no continente latino-americano mudou radicalmente. Começou a ganhar velocidade o Brasil, Argentina, Chile, Peru.

Todos os gigantes mundiais estão interessantes nos contatos comerciais com eles. Por isso, o outrora “quintal” poderá afastar os seus protetores. Os latino-americanos têm consciência hoje clara disso e tentam criar o seu centro comum, afirma Nikolai Mironov:

“Historicamente, os países latino-americanos gostariam de outro centro de atração, que eles poderiam apoiar e em torno do qual poderiam unir-se e contrapor-se aos EUA. Porque essa pressão – expansão econômica, domínio político – nem sempre lhes agradou, principalmente tendo em conta os golpes militares e as repressões que se lhes seguiram. Os latino-americanos inclinam-se mais para o seu areal. Por isso o mais provável é o aparecimento aqui de Estados fortes. Por enquanto é o Brasil. No futuro, poderá ser organizado outro bloco regional que irá opor-se aos EUA”.

Semelhante situação não agrada nada a Washington. Mas, por enquanto, não se prevê vias fáceis para o regresso dos EUA à sua hegemonia absoluta no continente. Os americanos devem preparar-se para isso. A era de Monroe passou.

 

Fonte: Voz da Rússia

 

31 Comentários

  1. E já vai tarde. Mas não será fácil já que ainda contam com muitos infiltrados, dispostos a entregar o páís por cinta de apitos e espelhos para o povo e muitas verdinhas para eles com garantia de Green Card para alem deles de toda a familia.

    • Tem toda razão, já vai tarde, eu quero ver meu pais forte e independente, livre de influência de EUA, RUSSIA E CHINA TAMBÉM.
      Acordos comerciais sim, alinhamento ideologico, capachismo e servidão NÃO.
      E NÃO!, maus país não se chama America Latina, maus país se chama Republica Federativa do Brasil, e não e socialista, nem nunca vai ser.
      O que vale para EUA Russia,China, para mim deve servir também para Venezuela Cuba,Argentina,etc. Comercio sim alinhamento ideologico não, eles que se lasquem para lá.E seria legal se o partidão parasse de gastar o dinheiro DOS MEUS IMPOSTOS, nesta latrinas falidas socialistas.

    • Eu acredito caro Julio, que você seja fã de, sei lá?! cinema Iraniano por exemplo.
      Seria decepcionante para mim ver alguém de credibilidade como vc, que sempre se posicionou claramente contra os EUA e sua cultura, admitir que assiste series e filmes estadunidenses.
      Seria como ver o Pé de cão, que defende a destruição total dos EUA, usando um Nike por ai, mas creio que os senhores não iriam me decepcionar;
      😀 😀 😀

      • por LUCENA
        .
        .
        O que se sabe,é que os chineses adoram comer cachorros no café da manhã … abra o seu olho ! … Hahahah …

      • Meu caro pastor Alemão, você deve ser um privilegiado e profundo conhecedor da cultura cinematográfica Iraniana, quiça de todos os países. Eu não, desde criança fui bombardeado pela exclusividade dada a cultura yanke. Mesmo e portanto sem condições de manifesto a minha vontade. Não conheço outras culturas para fazer avaliações sobre o pior o melhor. Tudo que tenho sabido sobre o que vem a ser o melhor, veio através do que pode ser qualificado como vendido através de muito marketing. Por isso, tantas convicções sobre o ponto de referencia que este país deva seguir, veja, seguir e este é o ponto que você defende, sem defender, autonomia baseada no seguimento ao lider que acostumaram-nos a seguir.
        Já tivemos outras nações em outros tempos liderando. Mas lideres nem sempre oferecem o que outros países precisam. Nosso país precisa ser autônomo descobrindo nossas vocações. Fomos relegando até mesmo a nossa cultura a ponto de vermos gente aqui em profundo delírio, renegando-a, por causa de decisões governamentais de apoio a cultura da nossa pátria. Certamente defensores de uma atitude suicida cultural, provavelmente fruto da mais completa dominação feito vicio e crise de abstinência. Mas indo ao ponto realmente eu gostaria de conhecer mais outras culturas, inclusive a Iraniana, antes de poder vender uma critica baseada no aprendizado passado por interesses alheios ao da nossa própria cultura.

      • O cinema iraniano e muito bom Julio, premiado em diversos festivais de cinema mundo afora, principalemtne os do diretor Asghar Farhadi. Os persas tem uma capacidade muito grande de expressar a sensibilidade humana.

        Eu em questão de cultura, particularmente adoro tanto Metallica quanto legião urbana, valorizar o que e nosso, não significa desprezar outras culturas.

      • Se somarmos a opinião do juju e do pastel de vento não dá matéria nem para um exame de carbono 14, dada a inexistência de subsídios vindos da massa cinzenta desses anões diplomáticos… 🙂

      • Exatamente por isso sou a favor da pluralidade cultural com enfase a nossa. Mas não é o que temos tido, e isso prejudica principalmente os economicamente mais frágeis que ficam presos a apenas um ponto na hora de entender a costura do mundo.

      • E a proposito voltou o velho e costumeiro boçal yanke e suas desqualificações costumeiras e preconceitos arraigados, fruto mais de seu ego altamente inflado por um narcisismo evidente, que por qualificação e conhecimento. ” O boçal voltou novamente”.

  2. O que adianta a AL sair da influência americana e cair na influência chinesa! Uma identidade própria parece ser uma utopia para esta região dado a infecção populista que ocupa a maioria de seus países!
    Quando tivermos governos realmente comprometidos com suas nações, um sistema educacional que realmente forme cidadãos conscientes, cultos e responsáveis e que consiga extirpar a corrupção do DNA de nossa política … não precisaremos seguir doutrinas americanas, chinesas, russas ou de qualquer lugar que seja !
    Abraços,

    • Tirou as palavras da minha boca, Henrique.
      Tem muito acéfalo frustrado e agentes infiltrados em nossa sociedade, inocentes ignorantes ou mal intencionados mesmo, que acham que os EUA são o grande mal da América Latina, e pior, acham que a solução para se livrar do mal é se entregar a outro pior. Nosso mal não é os EUA, é a corrupção impregnada no DNA.

      • Nosso mau é a ESQUERDOPATIA reinante, meu caro… até quem se preparou para combater essa merda, às vezes se vê utilizando-a sem perceber… essa merda é como bosta de cachorro de madame… prega na sola do cérebro dos latinos e não sai… só com muita limpeza mental para se livrar dela e de seus substratos, como o coitadismo, o politicamente correto, o populismo, as lutas de classe e demais baboseiras e engenharias esquerdizantes que fazem com que a população desavisada não consiga por esse país para andar sob os trilhos do desenvolvimento humano… já viu a lista do IDH da onu este ano ???… Brasil = 79 colocado… QUE MARAVILHA !!!… tá explicado porque temos tantos jujus brasilianos, pasteis de vento e pés de poodle rondando o PB e falando cacas… também, com uma colocação dessa, apoiar PETRALHAS é de menos… 🙂

      • Isso que estamos, e eu me considero neste novo Brasil em construção a apenas 12 anos, antes reinava a tua boçal e limitadora visão essa que nos legou essa posição ridicula aos teus olhos. Mas como todo criminoso insensivel a culpa é dos outros, aliás voces gringo boçal é um dos culpados por ter ajudado a fazer de meu Brasil esse país tacanho acomodado e de joelhos, por que sempre esteve pronto a intervir quer comprando quer convencendo cidadãos sem a devida identidade cultural com a própria pátria, gente sem caráter, sem moral e sem vergonha, gente como vocês os neos qualquer coisa que seja contra o domínio da rédeas do país pela maioria. Mas você eu entendo e apenas um boçal fazendo seu serviço sujo.

      • Neguinha, cê não sabe nada… pegue um livrinho sobre o que vem a ser MARXISMO CULTURAL e sente dois minutinhos com franqueza de espírito, se for possível de sua parte, e me diga que vc não é um completo enganado se achas que essa sua mentalidade irá tornar esse país um país mais justo e com menos desigualdade no seu IDH… vc deve ter sido cunhado naquele sistema: FAZ DE CONTA QUE APRENDES QUE FAÇO DE CONTA QUE TE EDUCO… seu “méqui” desde algumas décadas, tem por princípio aplicar nas crianças a doutrinação marxista… vc sabe disso… é fruto dela… só não contava que os internacionalistas vermelhuxos fossem suplantar os nacionalistas vermelhuxos… já disse e vc já leu o que sempre afirmei: o seu ídolo de 9 dedos tá vendido ao sistema marxista internacionalista… até o JOJO, que é comunista MESMO já percebeu isso… vc é carta fora do baralho… eles, seus ídolos, irão entregar o Brasil a sanha internacional em nome de uma ideologia que só serve aos internacionalistas que a todos enganam… vide RAPOSA SERRA DO SOL… ou vc acha que esse ato “generoso” do ingeridor de 51 foi um ato de amor a pátria ???… ACORDA JÚLIO !!!… se não fores um vendido, és um otário… tão te enganando…

  3. Voz da Russia. Gostaria de ver uma análise deles sobre o leste europeu.
    A interferência dos EUA nas américas é inegável, o que ele não falou é que a pressão era sobre os comunistas que tantaram se instalar por aqui.
    No final das contas, defendendo os interesses deles próprios, os EUA acabaram nos prestando um favor. Poderia ser pior, poderíamos ser o novo leste europeu.

    • BRAVO !!!… NO PONTO X DA QUESTÃO !!!…o PB tem tido a felicidade de contar com novos participantes a altura da importância do blog, apesar de contar com alguns esquerdopatas que teimam em desmerecer a boa análise, madura, sincera e comprometida com a verdade… não queremos ser unanimidade, pois o contraditório é necessário e até desejável para que nossas teses ganhem força qndo confrontadas com a oposição… PARABÉNS Melkor !!!…

      • lucena o zoinho azul esta apenas tentando tirar o foco do texto

        esse texto que é bem claro a dizer que os yankes estão tomando um pedala Robinho de toda a américa latina
        zoinho azul agora se faz de sonso

        mas continua não acertando nada na geopolítica tudo ate agora que ele falou foi desmentido em menos de uma semana

        rsrs continua tentando zoinho um dia quem sabe antes de ser embalsamado você acerte alguma coisa

  4. É dessa forma que vejo o contexto geopolítico atual… e com toda sorte de mídia atual, não há como eles possam sustentar falsos argumentos para manter sua influência… o mapa geopolítico do mundo está realmente mudando, pode demorar um ano, uma década, ou um século… mas o tempo corre para a frente… e não pode ser detido…

    Esperemos que essas mudanças sejam realmente para melhor!

  5. Durante muitos anos, a América Latina sentiu na pele todas as “qualidades” da “boa vizinhança americana”. Cuba, Venezuela, México, Chile, praticamente todos os Estados da parte meridional do continente estiveram sob um rígido controle dos EUA.

    A doutrina Monroe, que definia a América Latina como uma sua zona de particular influência, continua a vigorar hoje. Não obstante as realidades políticas e econômicas terem mudado sensivelmente, os EUA não pretendem renunciar à anterior política. === Torço p q da à AC e AS saíam da esfera de domínio do nefasstoss iankss. E q cada país tome nas suas mãos o destino melhor p cada uma . E me preocupa mt esse olhar de galo velho dos n irmãos caim do norte, q às américas são o seu quintal..Sendo assim , os eslavos p os eslavos, a Russia teria direito ao seu quintal, à Ucrânia..o q ñ é verdade…O n chefetes, quer do GF,militares e ou, tem de olhar p essa assertiva e td fazer p mudar a mesma. A máxima: Qdo a vítima está armada o predador dorme c fome e mt das x bem ferido…esse tem de ser o n lema e pra valer…desde de sempre e p ontem..Sds. 🙁

  6. Só podia ser “Voz da Rússia”, o que os russos estão fazendo na Ucrânia, não é melhor do que o que os americanos fizeram na América latina, por isso eu digo nem tanto pra francisco ou para chico, queremos os nossos caminhos livre de qualquer tipo de criminosos.

    • Isso sem falar na Estônia, Letônia, Lituânia, Bulgária, antiga Tchecoslováquia, Hungria, Bielorússia, Romênia, Georgia, Azerbaijão, Polônia, Turcomenistão, Uzbequistão, Kirguistão, Tadjiquistão e Casaquistão,

      • Melkor, o mínimo já dá pra repugnar (Ucrânia+MH17=Rússia), querem nos jogar nos braços destes assassinos, deve existir um caminho livre da influência dos russos, americanos e chineses.

  7. “Só podia ser “Voz da Rússia”, o que os russos estão fazendo na Ucrânia, não é melhor do que o que os americanos fizeram na América latina”
    _______________________________________________________________________
    Xiii Carlos, eu concordo plenamente com vc, mas se o recado for para os esquerdinhas daqui, sinto informa-lo mas você falou muito bem, mas para as paredes.
    Eles não dão a minima para as barbaridades que Russia fez e faz nos países de sua orbita, nem por exemplo para as coisa que a China faz contra tibetanos por exemplo. Desde que possam destruir o grande inimigo do norte, ta valendo tudo.
    Antiamericanos, se tornariam satanistas na hora, se satã aparecesse por ai usando uma camiseta escrito “EUA, Go Home”

Comentários não permitidos.