Welington Mendes Silva/Defesa Aérea
O Sukhoi Su-34 é um caça bombardeiro tático multifuncional de 4.5 G desenvolvido para substituir os caças de terceira geração Mikoyan-Gurevich MIG-23, Sukhoi Su-17 e Sukhoi Su-24 em suas variadas versões; aeronaves estas que eram pouco manobráveis e/ou com capacidade de combate bastante limitada para contrapor os novos inimigos americanos e europeus em um contato direto.
Para tanto, o Su-34 foi desenvolvido para poder confrontar aeronaves supermanobráveis em um combate aproximado à baixa altitude, e qualquer vetor de sua geração no cenário BVR.
O Su-34 combina as capacidades de caça de superioridade aérea, de supressão de defesa aérea e antiaérea, bombardeiro tático, vigilância aérea marítima e aeronave ASW (Anti-Submarine Warfare – Guerra Anti-Submarino), podendo combater inimigos aéreos, terrestres e navais de superfície ou submersíveis.
Ele também é capaz de realizar ataques de precisão contra alvos na superfície altamente defendidos, sobre quaisquer condições meteorológicas de dia ou de noite.
[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1nrVGr6″ standard=”http://www.youtube.com/v/yP6pNQdgBzg?fs=1″ vars=”ytid=yP6pNQdgBzg&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=¬es=” id=”ep2546″ /]
O Fullback pode voar e combater em todas as fases de vôo, incluindo a baixa atitude NOE – Flying (Nap Of the Earth – Flying); pode controlar grupos de aeronaves de combate (Mini-AWACS); e realizar jammer defensivo e de escolta.
confesso q esses seriam os caças p a n MB assim como os Su-35″S” p a n FAB e p ontem. Sds. 😉
por LUCENA
.
.
MAGNÍFICO …
por LUCENA
.
.
MAGNÍFICO … como diz em russo ? … é SU- 34 ? 🙂
“Se queres paz, se prepara para a guerra. Se não queres nada, descansa em paz”
As mais belas imagens do vetor que encontrei até agora. O vídeo está incrível.
Entre F-18 e Fullback… vou de Fullback… a questão é: será que conseguiríamos operar isso num porta-aviões !?
Se sim, seria sem dúvida a melhor escolha “multitarefa”. Gostei muito da idéia do “mini-awacs” e do “jammer defensivo”.
Ainda lembro daquela história do caça antigo contra o navio americano… muito boa!). Se o velho deixou a pessoal com as calças na mão, imagina um bicho desses.
Precisava muito não… 36 para a Marinha, distribuído em 3 bases costeiras, com 8 embarcados, e 4 de reposição… fora os Su-27/27 puro sangue, também na Marinha e Aeronáutica… = tempo fechado para gracinhas e babaquices internacionais !!
Quem nos dera tananha envergadura nos céus, nos resta sonhar com um Gripen surpreendente ( pois é isso o que ele precisa ser) e sonhar com um pedido decente ao inves dessa maldita merreca de 36 andorinhas, me perdoem os moderadores, mas que pais de merda esse nosso Brasil.
Na verdade o Su-34 veio substituir o Mig-27 Flogger (que era basicamente uma versão do Mig-23 especializada em ataque ao solo) e o Su-24 que apesar da boa velocidade era pesando e pouco manobrável, o Mig-17 já tava mais que obsoleto na época.
O Su-34 Fullback é mais uma aeronave de ataque do que um caça de superioridade aérea, ele até tem capacidade de autodefesa, porém não é sua missão básica.
O Su-34 é lento para ser um caça interceptador mas é boa para atacar alvos em terra e marítimos o que o faz ao meu modo de um caça muito bom para o Brasil mesmo sendo adquirido em pequenas quantidades e sem transferência de tecnologia, seria um que não concorreria com o nosso Gripen e seria fundamental para a defesa do pré-sal.