Embraer Defesa & Segurança (EDS) confirma, primeiro protótipo do KC-390 voará até o final de 2014

Ivan Plavetz

O avião militar de transporte tático e de reabastecimento aéreo KC- 390 está tornando-se uma realidade, disse Paulo Gastão Silva, vice-presidente da  Embraer Defesa & Segurança (EDS) para o programa, durante coletiva de imprensa acontecida ontem (14) na mostra internacional aeroespacial Farnborough 2014.

O projeto está dando importantes passos à frente e o protótipo vai ganhando forma nas linhas de montagem da empresa, localizada no município paulista de Gavião Peixoto, devendo decolar pela primeira vez antes do final do corrente ano.

Paulo Gastão confirmou que a entrega do primeiro exemplar de série para a Força Aérea Brasileira (FAB), usuária de lançamento da aeronave, está marcada para o segundo semestre de 2016.

Ao contrário do que acontece com outros aviões militares de transporte, os motores  International Aero Engines V2500, desenvolvidos para o KC-390, não requerem manutenção específica do fabricante. Os requerimentos estarão alinhados com aqueles existentes na aviação civil, sendo um dia para cheques nível “A”, a cada 600 horas de funcionamento, e o mais completo, nível “C”, a cada 10 anos.

A FAB, na condição de gerenciadora do programa, está encomendando 28 unidades. Colômbia, Chile, Portugal, Argentina e República Tcheca assinaram cartas de intenção para compra de outros 32 KC-390.

Fonte: Tecnologia & Defesa

12 Comentários

  1. Primeiro vôo para daqui seis meses então, isso que entendi .
    Nem preciso dizer pra ficar esperto né ??? Muita gente não quer que ele saia do chão ou pior …

    • por LUCENA
      .
      .
      Sr.Stadeu
      .
      Tem muita gente de espirito-de-porco que não quer que nada deste pais dê certo !!! ..acham que deveríamos continuar sendo aquele totozinho que lambia as botas do tio Sam . 😉

    • Stadeu, discordo de você, acho que todo mundo deve estar mais é querendo que ele saia do chão, sim. A Embraer há muito é a namoradinha do Brasil. Quando ainda era totalmente controlada pelo então Ministério da Aeronáutica ela sofria muito com nossa mídia que era contra tudo que tinha dedo de militar, como ainda é em parte hoje. Mas após sua privatização, não tinha como acusar o M.Aer por nada e ela se tornou um diamante.
      Embraer é um orgulho nacional, apesar do fato de que grande parte do valor agregado ser importado, o que não diminui seu valor e competência, até porque com o tempo essa dependência será minimizada. Acho que a Embraer é um grande símbolo nacional e nunca mais vi ou li sobre alguém torcendo contra. Com exceção da Bombardier e da Raytheon, claro. 🙂

      • Muita hora nessa calma, me refiro inteiramente a segurança dos testes e pessoas envolvidas, não quero outra Alcântara.
        Nem pensei em política … ainda .

      • é vc deve manjar muito de segurança, informação, contra-informação ,contra incêndio, salvamento aquático\terrestre, investigação,infiltração, cavalo de tróia etc etc etc … pega o beco meu chapa …

    • Depois daquele fiasco com o nosso lançamento espacial, até hoje muito mal explicado… tem que manter os olhos abertos mesmo… nosso sucesso significa independência financeira na área… e isso é ruim pra quem vende pra nós! Aqueles cujo “nome” não pode ser pronunciado!… mas cujo tio chama-se Sam… que por sinal também é o míssil! 🙂

      Pior de tudo… “ELES” (pronome indefinido super manjado) sabem que podemos mandar bem, não só pelo Osório, mas por vários outros projetos internacionais… e assim como a Rússia… se der corda, não conseguem segurar depois! 🙂

      Por isso que é legal ter parceria multinacional aqui… quero ver mandarem cacos de todas as pátrias para tudo quanto é lado pra ver o que acontece… 🙂 Brasileiros não tão nem aí… a gente não tem CSI mesmo! 🙁 Lamentável… lamentável!

  2. Grande potencial comercial e antes de mais nada grande força das forças armadas e deste governo para a nossa industria aeronáutica e todas as consequências que isso acarreta. E mais importante ainda cronograma perfeito e grana fluindo para o projeto. Em outros tempos certamente iríamos atras de algum bufalo yanke com 20/30 anos de uso retificado e lanternado, para cumprir esse papel e os yanke dependentes viralatas ficavam todos felizes roendo o osso.

  3. por LUCENA
    .
    .
    Isso é só o começo pessoal, ainda ouviremos e veremos muita coisa boa acontecendo no Brasil, quem acredita neste pais e no seu povo brasileiro,se orgulhará desta nação !!!

Comentários não permitidos.