Defesa & Geopolítica

Embraer Defesa & Segurança (EDS) confirma, primeiro protótipo do KC-390 voará até o final de 2014

Posted by

Ivan Plavetz

O avião militar de transporte tático e de reabastecimento aéreo KC- 390 está tornando-se uma realidade, disse Paulo Gastão Silva, vice-presidente da  Embraer Defesa & Segurança (EDS) para o programa, durante coletiva de imprensa acontecida ontem (14) na mostra internacional aeroespacial Farnborough 2014.

O projeto está dando importantes passos à frente e o protótipo vai ganhando forma nas linhas de montagem da empresa, localizada no município paulista de Gavião Peixoto, devendo decolar pela primeira vez antes do final do corrente ano.

Paulo Gastão confirmou que a entrega do primeiro exemplar de série para a Força Aérea Brasileira (FAB), usuária de lançamento da aeronave, está marcada para o segundo semestre de 2016.

Ao contrário do que acontece com outros aviões militares de transporte, os motores  International Aero Engines V2500, desenvolvidos para o KC-390, não requerem manutenção específica do fabricante. Os requerimentos estarão alinhados com aqueles existentes na aviação civil, sendo um dia para cheques nível “A”, a cada 600 horas de funcionamento, e o mais completo, nível “C”, a cada 10 anos.

A FAB, na condição de gerenciadora do programa, está encomendando 28 unidades. Colômbia, Chile, Portugal, Argentina e República Tcheca assinaram cartas de intenção para compra de outros 32 KC-390.

Fonte: Tecnologia & Defesa

12 Comments

shared on wplocker.com