Obama: China não representa ameaça para EUA em negócios na África

Os Estados Unidos não se sentem ameaçados pelo crescimento do comércio e dos investimentos da China e de outras nações emergentes na África, disse o presidente dos EUA, Barack Obama, neste sábado.

Insinuações de que os EUA perderam terreno em negócios na África para a China têm perseguido o presidente norte-americano, mas ele disse que o aumento da participação chinesa foi benéfica para todos.

“Eu não me se sinto ameaçado por eles. Sinto que é uma coisa boa”, disse Obama em uma entrevista coletiva durante uma visita à África do Sul.

Quanto mais for investido na África, mais rapidamente o continente menos desenvolvido do mundo pode ser integrado à economia global, afirmou o primeiro presidente dos EUA afro-americano.

“Eu quero todo mundo jogando na África. Quanto mais, melhor.”

A China tem expandido seu alcance na África desde o início do novo século. O país ultrapassou os Estados Unidos como o maior parceiro comercial da África, em 2009, informou um relatório de fevereiro do governo dos EUA.

(Por Jeff Mason e Mark Felsenthal)

REUTERS

 

Fonte: Terra

2 Comentários

  1. Os EUA são uma beleza mesmo falam uma coisa mas queriam dizer outra. Só o fato dele estar falando isso é porque tem cheiro de fumaça no ar, bom e como é que vão resolver isso.
    A China tem reservas cambiais astronômicas, o suficiente para comprar bons terrenos em uma Africa “loteada” por anos de descaso por parte de potencias ocidentais. A essas reservas está atrelada uma parte da divida dos EUA, que diga-se de passagem não é preciso dizer que esta “matando cachorro a grito” desde 2008 — Empresas dos EUA ajudaram a China na modernização de seu parque industrial, atraídas por mão de obra barata, benefícios fiscais e a possibilidade de exportar para os EUA e lucrar muito mais do que se estivessem fabricando lá — como lá as empresas tem um papel crucial no financiamento de campanhas politicas, assim como aqui, não vejo perspectivas de que algum politico tome alguma providencia ou seja enquanto estiver dando lucro a coisa vai andando.
    A coisa vai andando assim por enquanto ate que ocorra um embate mais agudo, que por sorte (nossa) será na costa leste do continente Africano.

Comentários não permitidos.