Serão as armas chinesas mais baratas do que as russas?

J31

J 31, F 60

Serão as armas chinesas mais baratas do que russas? A asseguradora russa Sogaz publicou uma informação sobre um acordo que havia concluído com o Ministério da Defesa sobre o seguro de bombardeiros Su-34. O seguro cobre os riscos relacionados com a destruição ou danificação desses aviões em voos de treino e de estudo. O montante de seguro para um bombardeiro constitui 40 milhões de dólares.

O preço é inesperadamente baixo para um avião bastante grande de dois motores, com um peso de despegue máximo de 45 toneladas, uma autonomia de voo superior a 4 mil quilômetros e equipamentos eletrônicos complexos. Em 2007, quando foram anunciados os planos do Paquistão de adquirir duas esquadrilhas de caças chineses J-10, o preço de um avião chinês referido na altura constituía 41 milhões de dólares.

Está claro que o preço de exportação do J-10 inclui despesas ligadas à formação do pessoal e aos fornecimentos de equipamentos para a manutenção do avião. No entanto, o J-10 sem equipamentos adicionais custou 27,8 milhões de dólares para a Força Aérea da China no início de 2010. Há alguns anos, o Su-34 foi também mais barato na produção, custando cerca de 33 milhões de dólares. Mas, à exceção do preço, todas outras características desses aviões são incomparáveis. O J-10 é um caça para um piloto, de um motor de produção russa, pesa em duas vezes menos que o Su-34, tem uma autonomia de voo inferior e transporta muito menos armamentos.

Su 34

Bombardeiro Su-34

Referindo os aviões russos que podem ser equipados ao J-10, podemos destacar que 34 caças MiG-29SMT foram comprados pela Força Aérea da Rússia em 2008 a um preço de 22 milhões de dólares por cada avião. Diferentemente do J-10, o MiG-29SMT tem dois motores, é um pouco mais pesado e dispõe de maior autonomia de voo.

Nos últimos anos, os preços de artigos da indústria defensiva chinesa crescem e, pelo visto, este processo irá continuar. Uma das causas da subida dos preços é um rápido crescimento de salários nas empresas defensivas. Por exemplo, a corporação aeronaval de Chengdu, que produz os J-10, anunciou nos últimos anos postos vacantes com os salários que superam consideravelmente a média na cidade. A indústria defensiva tem de concorrer por especialistas técnicos de qualidade com empresas civis altamente tecnológicas. Por outro lado, a indústria chinesa depara atualmente com a subida dos preços de meterias e energia, tornam-se mais caros também espaços de produção e lotes de terreno que ocupam. Uma vantagem importante das empresas defensivas da China é a possibilidade de obter créditos baratos de bancos estatais.

Ao mesmo tempo, na Rússia também são desenvolvidas diferentes formas de apoio financeiro à indústria defensiva. A aviação não é o único setor em que os artigos chineses de destino militar são mais caros em comparação com os russos. Por exemplo, no quadro de um contrato concluído com a Argentina em 2008 e realizado em 2010, quatro veículos blindados WZ-551 munidos de metralhadoras de 12,7 mm foram vendidos a um preço de 650 mil dólares por unidade. Mesmo levando em conta o caráter limitado da transação, este preço supera consideravelmente o dos veículos blindados russos BTR-80 e BTR-82. Geralmente, os BTR-80 vendem-se aos consumidores russos a um preço que não supera muito 300 mil dólares por uma máquina.

Fonte: Voz da Rússia

12 Comentários

  1. A fonte é russa, portanto suspeita para falar de sí mesma… Más mesmo assim, se confirmadas, são informações muito interessantes para quem está a procura de equipamentos bélicos.

    • O Su-34 ( apesar de sua função original ) conserva características multifuncionais, podendo até mesmo bater-se em combate BVR. A grosso modo, pode ser comparado ao F-15E em funções ( sendo que este também mantem a capacidade de combate ar-ar )…

      Contudo, o Su-34 é uma aeronave consideravelmente mais pesada… Logo, não cabe mesmo comparação com o J-10 ou Mig-29…

      O que é de se surpreender é o preço, com o Su-34 tendo custado um valor tão próximo do J-10…

  2. As armas russas são robustas, confiáveis, eficientes e baratas. As armas chinesas não são nada disso, e ainda soltam pecinha né?…rs!

  3. Radar Chinês adquirido pelo Equador.

    A Ministra da Defesa do Equador, María Fernanda Espinosa, reafirmou aos meios de comunicação do país que a busca por sistemas de radar continua, inclusive colocando sob análise equipamentos oriundos do Brasil, Espanha e França.
    O contrato que o Equador havia fechado com a China, para a aquisição de radares de vigilância aérea YLC 2 e YLC 18 da empresa CETC, foi cancelado no início de maio, depois do fiasco de tentar fazê-los funcionar desde 2009, sem sucesso.
    Os quatro radares implicariam em uma venda de U$ 60 milhões, além da abertura de mercado para o nicho desse tipo de equipamento mas, em cinco anos de trabalho, não foram capazes de entrar em operação.

    Segundo a Ministra, o Equador recuperou completamente o investimento, com a devolução dos pagamentos, e que, em cerca de um ano e meio, novos radares terão sido adquiridos.

    • É como diz aquele ditado: “Errar é humano. Permanecer no erro é norteamericano. Jactar-se do erro é bolivariano”

  4. E quanto o J-10 pra mim é uma mistura louca de LAVI,EUROFIGHTER E MIG 21,COM MOTOR RUSSO,E ELETROCA EUROPEIA,QUANTO AO QUE EU DISSE SOBRE OS EQUIPAMENTOS CHINESES,ACHO UM LIXO,ADORAM BATER FOTOS E COLOCAREM NA NET,ATÉ ACHO QUE EXISTE UM JABÁ ENTRE ESSES LOBISTAS AMERICANOS DO SETOR DE ARMAS E OS CHINESES,PORQUE A VERDADE É UMA SÓ,SEM O DISK RÚSSIA ESSES EQUIPAMENTOS NÃO FUNCIONAM E SOLTAM PECINHAS.
    Veja o exemplo do J-20,se a china esta desenvolvendo dois caças 5G,porque eles estão loucos para comprar o SU35,SE ALGUM DIA O BICHO PEGAR NA ASIA,A CHINA PEGA CORRENDO O TELEFONE E USA O DISK RÚSSIA.

    Querer comparar material belico russo com o chinês é o fim,pode ser até barato mais que não funciona como deveria isso é uma verdade,veja o caso da VENEZUELA e o Equador

  5. Na minha humilde opinião, a china está longe de ser um exportador de armas sofisticadas como caças, até porque depende ainda muito dos russos e dos israelenses no que tange à motorização e eletrônica.
    não duvido que em 20 anos ela seja um importante negociador especialmente para as nações africanas. Por hora vejo apenas uma importante demanda das nações muçulmanas em pé de guerra com o ocidente e sobre o olhar duvidoso Russo, que não vê com bons olhos apoiar países que dão abrigo aso radicais caucasianos. Por hora vejo a China restrita ao Paquistão e a uma meia dúzia de outros clientes.
    resta saber só o seguinte, será que a china tem intenção de exportar armas sofisticadas?
    Sds
    E.M.Pinto

  6. Fica claro que a política industrial militar chinesa é de longo prazo e começa a incomodar seus rivais. Veremos cada vez mais notícias como estas, armas mais avançadas, e menos “pecinhas” caindo por aí. Enquanto isto, na terra brazilis…

  7. Eu não confio nas armas chinesas, mas admiro o que eles tem feito.Podem não ter o mesmo nível de confiabilidade dos congêneres ocidentais só na tentativa e erro que temos evolução.Foi assim que tanto EUA quanto a Rússia conseguiram os resultados tem hoje.Pesquisa ,desenvolvimento e tentativa e erro.O Su-35 e Pak-fa não surgiram da noite para o dia,o Su-35 é a mais nova variante do Su-27 que vem desde a década de 70, fora os outros Sukhois como Su-7,Su-11, Su-15 até chegar nas gerações atuais.
    Os Russos também,no passado,fizeram cópias bizarras de aviões americanos como o SuKhoi T4 que era pra uma versão soviética do XB-70 dos EUA.

    segue o vídeo abaixo

    http://www.youtube.com/watch?v=e-6sbAv8t2c

    • Ele está de volta, Jamais pensei que diria isto mas Carlos Argus, seja bem vindo de volta ao Plano Brasil, você pode não acreditar, mas muitos aqui sentiram a sua falta.
      Grande abraço e senta o dedo nos comentários
      E.M.Pinto

Comentários não permitidos.