Rússia propõe ao Irã acordo para resolver ação judicial sobre sistemas antiaéreos S-300 PMU-1

S-300P

Tradução e adaptação: konner

A Rússia propôs ao Irã uma conciliação para tentar resolver um processo judicial por violação de um contrato para venda de sistemas antiaéreos S-300 a Teerã, disse ontem o chefe da corporação Rostejnologuii (Tecnologías da Rússia), Sergei Chemezov.

“Infelizmente, temos pouca chance de ganhar a ação, e o melhor é tentar negociar com o Irã um acordo, mas ainda não tivemos sucesso”, disse Chemezov em Amã, capital da Jordânia, onde participou da cerimônia de abertura de uma fábrica de lança-granadas RPG-32 russo.

De acordo com um contrato assinado no final de 2007, a Rússia deve entregar ao Irã cinco unidades do S-300PMU-1 por um total de US $ 800 milhões. Mas em setembro de 2010, o então presidente russo, Dmitry Medvedev assinou um decreto que proibiu a entrega ao Irã dos sistemas S-300 e veículos blindados, bem como aviões de combate e navios de guerra em apoio à resolução 1929 do Conselho de Segurança das Nações Unidas (Junho de 2010).

Pouco tempo depois, o Irã processou a estatal russa exportadora de armas Rosoboronexport em 4.000 milhões de dólares em indenização ao Tribunal Arbitral, em Genebra.

 

Fonte: RIANOVOSTI

 

3 Comentários

  1. Se a Russia vender pra nóis com transferência de tecnologia , pode encomendar umas meias duzia 🙂

  2. Se a Rússia descumpriu um contrato assinado, o Iran tem todo direito de processar, como aliás, o próprio chefe da corporação Rostejnologuii , Sergei Chemezov, reconhece ao dizer que:

    “temos pouca chance de ganhar a ação”

    Acredito que o interesse maior dos iranianos seja receber as armas e não o dinheiro resultante da ação indenizatória. Más por outro lado não convém ao Iran estremecer suas relações com a Rússia. Por isto acho que as chances de um acerto entre as partes são grandes…

Comentários não permitidos.