Defesa & Geopolítica

O viés totalitário do povo brasileiro

Posted by

Para combater problemas complexos, a população prefere esse caminho, que é mais fácil e ilusório

Manifestante pedem intervenção militar no país durante protesto no Rio de Janeiro em março de 2014 – Fernando Frazão (AGÊNCIA BRASIL)

LUIZ RUFFATO

A candidatura de extrema-direita do deputado Jair Bolsonaro, que aparece nas pesquisas de opinião pública como forte nome para disputar um segundo turno das eleições presidenciais do ano que vem, seja contra o petista Luiz Inácio Lula da Silva, seja contra qualquer outro candidato, na ausência deste, deve ser pensada no contexto do viés totalitário da população brasileira. Para resolver o descalabro da corrupção do sistema político e para colocar um ponto final na decomposição do sistema de segurança pública, problemas complexos e de resolução a longo prazo, a população, de maneira geral, prefere o caminho mais fácil, e ilusório, do autoritarismo.

Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a sociedade brasileira, numa escala de zero a dez, atinge a altíssima nota de 8,1 no Índice de Propensão ao Apoio de Posições Autoritárias. A tendência é mais acentuada entre os menos escolarizados, os de menor renda, os mais velhos, os pardos, aqueles que habitam municípios menos populosos e os que vivem no Nordeste. Na curva etária, a faixa de 16 a 24 anos mostra-se mais inclinada ao autoritarismo do que as duas subsequentes (25 a 34 e 35 a 44 anos).

A mais recente pesquisa Datafolha, divulgada no início de outubro, mostra que Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro disputariam um segundo turno, com 35% e 16% das intenções de voto, respectivamente. É interessante observar que, na ausência de Lula, que ainda pode ter sua candidatura impugnada pela justiça, Bolsonaro poderia crescer justamente naqueles bolsões de autoritarismoapontados pela pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, anotados no parágrafo acima, e, curiosamente, onde Lula tem seu melhor desempenho.

O candidato da extrema-direita lidera no Norte (25%) e Centro-Oeste (23%) e Lula no Nordeste (57%). Bolsonaro consegue suas melhores intenções de voto nos municípios entre 200 mil e 500 mil habitantes e nos acima de 500 mil habitantes (nos dois grupos, 21%), enquanto o petista tem preferência maior entre os que moram em municípios de até 50 mil habitantes (45%). Por idade, Lula lidera em todas as faixas, enquanto Bolsonaro tem seu melhor desempenho entre jovens de 16 a 24 anos (24%).

Além disso, Lula tem maior aceitação entre os que estudaram até o ensino fundamental (49%) e possuem renda familiar de até dois salários mínimos (46%), enquanto Bolsonaro lidera em grupos de maior renda familiar (29% entre cinco e dez salários mínimos e 30% acima de dez salários mínimos) e com nível superior completo (21%). Segundo o Índice de Propensão ao Apoio de Posições Autoritárias, as pessoas mais ricas, que ganham mais de dez salários mínimos são aquelas que, proporcionalmente, mais rejeitam a ideia de ampliação dos direitos humanos e civis, como por exemplo, da população LGBT, das mulheres e dos negros. Nesse caso, o índice atinge 7,83 numa escala de zero a dez.

Uma pesquisa realizada pelo Fórum Econômico Mundial, que se reúne anualmente em Davos, Suíça, constatou que, entre os 137 países que compõem seu Índice de Competitividade Global, o Brasil ficou em último lugar no quesito “Confiança do público nos políticos”, ou seja, a nossa percepção de que lidamos com a pior classe de políticos do mundo é verdadeira. Quando passou por aqui, no começo de outubro, o ex-presidente norte-americano, Barack Obama, afirmou que a distância entre os cidadãos e o poder político é o combustível que alimenta o crescimento de movimentos nacionalistas e autoritários, e fez referência explícita ao caso do Brasil. O quadro que se pinta para o ano que vem não é nada alentador…

Fonte: El País

 

 

63 Comments

  1. Pingback: O viés totalitário do povo brasileiro | DFNS.net em Português

  2. Sabem quem em contrapartida e muito democrático? Os donos dos morros de Hell de Janeiro, baile funk na frente da casa de trabalhador ate 5 da manhã, regados a muito pino.E quem discordar ganha um microondas de pneus de presente em vez de repressão, olha que belezura. 😀

    “No meu governo policia não sobe morro”
    Leonel (Fugiu vestido de mulher) Brizola.

    • AZISQUERDAS estão no poder a 34 anos e NADA MUDOU… nada de reforma agrária, nada de distribuição de renda e muito menos capricho na condução da política educacional que, aliás, é outra ilusão, graças ao projeto educacional dazisquerdas que não contempla a independência intelectual do cidadão, antes a idiocracia… desde a tal “constituição cidadã” que vivemos um espiral de silêncio politicamente correto que impede qualquer manifestação popular que será imediatamente atacada pela ala esquerdalha da política nacional como “viés totalitário”… oras bolas, é só verificar com quem se anda que logo se poderá dizer quem tu és… azisquerdas sempre andaram de mãos dadas com punguistas, desconstrutores e ditadores… logo, qual a moral dazisquerdas de apontar o dedo e dizer que o outro lado é “totalitarista”… A HISTÓRIA NÃO MENTE… bem ali ao lado, temos um regime TOTALITARISTA de esquerda que, mesmo nesse presente momento é apoiado pelos representantes esquerdistas brasileiros… falo da Venezuela, cujo povo está sendo massacrado por seu líder através de mecanismo tergiversosos de construção legal que em nada representa a vontade popular… mesmo assim chamam esse arremedo mentiroso de lei de “democracia”… quem é que vai acreditar num editor que considera um pretenso candidato a presidencia no Brasil como “extrema direita” se nem direita direito temos… é claro que é um texto tendencioso e falso em suas análises… foge da realidade como o diabo da cruz… mas porque isso é tão comum no Brasil ???… porque a direita foi desconstruida por décadas de engenharia social da mais vil por parte dazisquerdas e que tem inúmeros atores atuando nesse palco com os mais variados interesses… desde doentes mentais de cunho patológico sexual até verdadeiros exemplares de Hitler, que não por coincidência, chegou ao poder através de um partido SOCIALISTA… contrariamente ao pensamento pessimista do El, vejo com muita boa perspectiva as mudanças de paradigma que a sociedade brasileira está buscando, farta das mentiras e ilusões que azisquerdas vem plantando no Brasil a mais de 80 anos… em um país cujo modelo de desenvolvimento histórico foi baseado em capitanias hereditárias e não no conceito de indivíduos formadores de nação, fica fácil entender como os socialistas ganharam espaço mesmo em uma nação majoritariamente cristã: a ignorância política da população é surreal… compra-se o que se vende sem olhar o prazo de validade e nem os componentes formadores do escárnio em questão… então, para se situar e olhar o país de fora para dentro, tentando ao máximo não se iludir, basta dar uma olhada na vizinhança… de um lado temos exemplos como o Chile e de outro exemplos como cuba e Venezuela… basta isso para nos situarmos e sabermos escolher o que nos convém… o atraso ou a consolidação do desenvolvimento tecnológico e social… saudações…

  3. Palavra da moda e essa .. ”’autoritarismo” … isso pq parte da pop apoia um candidato q realmente quer declarar guerra ao crime organizado .. tudo bem
    Parte da pop defende de imediato essa dita ”intervenção militar” ..e falo o pq .. nossa classe politica legislando em causa própria e totalmente corrupta e cara..
    nossa judiciário e burocrático ineficiente e igualmente corrupto e caro .. onde determinado juízes interpretam a lei a bel prazer e se acham semi deuses na terra .. (por vezes juiz fica de birrinha um com outro ) ..
    nosso supremo completamente corrompido por ideologias ”baratas” ….
    nosso imprensa vive numa bolha e propaga o politicamente correto alem de propagar a inversão de valores (bom e ser menor bandido .. pois são coitadinhos oprimidos pela sociedade )…
    pais hj onde a vida de um bandido e mais importante q de um trabalhador de bem ,onde um preso recebem mais beneficio q o próprio trabalhador (nego recebe pra ficar preso kkkkkkk )
    Pais q esta perto de alcançar a ”gloriosa” marca de praticamente 1000000 de homicídios nesse inicio seculo (se ja n passou)
    sistema de saúde ,transporte .segurança .. etc tudo completamente falido ( isso pra um pais q tem uma das maiores cargas de impostos no mundo )
    e tantas outras coisas ..q fica complicado ate enumerar ..
    Ai agora vem surgindo essa corja de intelectuais ( esquerda e direita ) .. condenando e ”abominando” esse ”grito” de parte da sociedade q pede a dita ‘intervenção” .. sem ter a a humildade de se perguntar o ”’Porque disso ?” entender o momento , do pq desse grito cada vez mais presente e ganhando cada vez mais força .. ”jornalista”’ julga essa ”onda” de autoritarismo ”tupiniquim” com base numa realidade fictícia vivem numa bolha .. associam a ”palavra’ ou o termo a uma realidade de uma Suécia da vida , ai fica complicado ,,.. esse grito de intervenção pra mim e nada mais nada menos …q um pedido de socorro .. simples ,pois o Brasileiro de bem , q acredita , trabalha e sustenta esse pais , já n tem pra quem recorrer nem aguenta mais essa realidade ,,… Brasileiro hj esta entre a Cruz e espada…..
    Hj o Brasil ao meu ver ja vive um clima eleitoral … povão entrou em compasso de espera pra 2018 .. e se as pesquisas estiverem minimamente certas .. o segundo torno vai ser entre Bolsonaro (cara vem sendo perseguido de todas as formas possíveis e ate covarde , como eu nunca vi antes .. e isso pra mim e um ótimo sinal. ) e Lula ( este q pode ainda ser preso) .. veremos o q vai ser , e se de fato o Brasil vai mostra a sua cara …

    • CORRETO Bruno… a população não quer mais saber de mimimi desconstrutivista que só promete e não cumpre NADA na prática… tipos como pézão, garotinho, lula, dilma, haddad e cia não tem mais vez no cenário nacional… senão para os que fuçam e roncam com os narizes baixos…

  4. Brasileiro de Verdade says:

    Desafio ao autor dessa matéria a me dizer onde a República Brasileira funcionou. É intervenção militar ou restauração da monarquia parlamentarista.

    • A Máquina Troll says:

      prestem atenção e reparem como de uns tempos pra cá campanhas agressivas e extensivas de ataques veem sendo perpetrados pelos meios de comunicação do pais contra os movimentos pela intervenção militar e o monarquismo…

      percebam como as épocas do Brasil Império e do Governo Militar são sistematicamente alvos de ataques pelas mídias…isto se deve ao crescimento destes movimentos no pais que ameaçam este governo fantoche…

      neste sentido eles começam a se movimentar e tentar se aproveitar desses movimentos para usa-los para seus fins…começam sistematicamente a se infiltrar nestes movimentos para direciona-los e usa-los para seus fins…

      vemos cada vez mais dos movimentos subversivos deste pessoal se travestindo de movimentos monarquistas ou usando-se dos movimentos pela intervenção militar para doutrinar as pessoas a um cego e incondicional alinhamento a estrangeiros e sua “política” em detrimento de nossa nação e os interesses dela…doutrinar que nos conformemos em ser uma republiqueta de bananas capacha, submissa e subserviente destas nações estrangeiras…e que este é o melhor caminho para o pais…os “manifestos” do mourão & cia ilustram com exatidão tudo isso…

      • Cumpadre MAQUINA.
        Sou convicto Monarquista e me orgulho muito disso.
        Cumpadre a midia intelectual boiolada e dependente quimica pensa que curvar-se a um Monarca é vergonha,submissão inadimissivel. Preferem curvarem-se para quadrilhas politicas e ainda se prostam de quatro para levarem dedadas no rabo e ainda rebolam felizes.
        Preferem a descaracterização de toda uma sociedade que drogada é mais viavel e rentavel.
        Se ousarem reclamar os bandidos atiram encima de todos os cães do Estado para darem tiros e porradas a torto e a direito.
        Tudo no Brasil esta errado cumpadre,a começar pelo proprio Estado que prioriza o confronto como politica de segurança publica,enves de priorizar inteligencia,coordenação.
        Eu acabaria de pronto com o militarismo ESTADUAL e unificaria as POLICIAS ESTADUAIS.
        Mas ninguem quer perder regalias e status né !

    • Não somente a RESTAURAÇÃO cumpadre,mas tambem a separação dos poderes de Estado. Estando o poder de Estado e a segurança nacional a cargo do Monarca e o poder de governo com o parlamento.
      Muitas coisas precisam serem mudadas um exemplo é a revisão da constituição que é parlamentarista,mas apenas outorga direitos se estabelecer fontes provedoras. Alem de ter ranhuras em entrelinhas que expõe o interesse nacional a ganancia externa.
      Na minha visão Cumpadre tudo o que é essencial e extrategico deve estar sob a tutela do Estado e isso inclue inclusive agua,alimentos,energeticos e minerios.
      Temos toda a condição se sermos um pais desenvolvido JUSTO E IGUAL para todos os Brasileiros.
      Isso é bater de frente contra GLOBALISTAS,náo confunda com globalização,em defesa do interesse nacional Brasileiro.
      Interagir com todos que queiram serem parceiros e defendendo a nação contra o interesse dominador externo.
      Sim é possivel tudo isso desde que se extingua este sistema prostituido e desumano que na verdade é uma REPUBLICA DE RATAZANAS e se priorize o merecimento e a capacidade do Brasileiro.
      MERITOCRACIA envês de PLUTOCRACIA.
      Um parlamento totalmente formado por capazes e não mais por politicos,que selecionados dentre aptidões e capacidades sejam exibidos a pleito popular.

      • A Máquina Troll says:

        e se a monarquia for corrupta e pilantra igual da espanha?…e se o monarca for mais um Fulgêncio Batista da vida travestido de rei?…

        • Ai é que ta.
          A Monarquia Brasileira sempre foi alicerçada no patriotismo incondicional e na meritocracia. Sempre foi um sistema unico e diferenciado das demais que são apenas mero fantoche.
          Na Monarquia Brasileira o Monarca é o comandante em chefe das forças armadas e o elo intermediario entre o povo e o parlamento.
          Hoje se o parlamento é traidor e corrupto arrasta-se anos em desgaste politico,economico e social.
          Na Monarquia Brasileira se o parlamento é traidor e corrupto,basta o povo exigir,que o Monarca o dissolve e convoca novas eleições.
          Todos sabem que com a Monarquia Brasileira não tem previlegios e regalias,nem o parlamento e muito menos o Monarca podem aumentar seus salarios. Tudo é estabelecido e regulado pela constituição e leis Brasileiras.
          Inexiste traidores corruptos e boçais fazerem leis e alterarem leis e constituição sem um regimento de consulta e aprovação popular.
          Ate mesmo no meio militar Brasileiro sabem de tudo isso e o Monarquismo cresce vertiginosamente no meio militar Brasileiro.
          É o unico sistema que prioriza o interesse nacional Brasileiro,com merecimento e fidelidade nacional.
          Politica no Brasil é organização criminosa.
          A Monarquia Brasileira prioriza o nacional e o bem estar da população Brasileira.

    • Brasileiros, os nossos DITADORES congressistas dazisquerdas JAMAIS irão permitir isso sem guerra declarada… eles jamais armarão a sociedade… então terá que ser na base do porrete, machado, facão e estilingue e com muito, mas muito sangue… só assim para ganharmos nossa independência e pararmos de sermos roubados… eles brincam com fogo o tempo todo… o povo é bovino mas é boi sonso que arromba porteira… que ponham as cuecas vermelhas de molho… aquele maluco da venefavela, por exemplo, tá com os dias contados… vai ser trucidado logo logo… chega uma hora que o povo perde a paciência… que venham as apostas…

  5. Renato de Mello Machado says:

    Uma intervenção militar é algo hoje, sem utilidade.A de 64 tinha o perigo real do comunismo rondando nosso país, e nesse tempo as Forças Armadas com apoio da sociedade civil bastou.Hoje os religiosos,donos de terras e imóveis,fortunas,jornais,empresas,colégios,faculdades,donos de TV etc como eles não vão ter seus bens expropriados pelo estado, eles desdém do apoio militar.Um barulhinho qualquer nesse sentido,voltam todos as portas dos quartéis.Mais é a vida.Se tivesse um controle de armas rigoroso no nosso país já estava por satisfeito,pois no tempo de regime de 64 os militares cometeram o erro de não admitir a existência de presos políticos no país, e eles interagiam com a população carceraria comum culminando com o que existe hoje, de gente que não gosta de PM e outras polícias,estatuto de menor adolescente,Rede Globo apoiadora de bandido e outras espécies mas vamos por aí,na esperança da restauração da nossa Pátria,Mas com os filhotes do bolsa família e da pátria educadora o abismo ronda nossa sociedade.

    • “gente que não gosta de PM”. Quem é que gosta? Polícia estatal é simplesmente uma enganação, uma mentira, não serve para nada. A quantidade de homicídios não solucionados e objetos furtados ou roubados que não são recuperados é assustadora. Conheço gente que foi roubada 5 vezes e nunca teve nenhum pertence recuperado, nem apareceu uma viatura para socorrer. Estamos pagando caro por um serviço que não presta. Segurança pública é arma na mão do cidadão. O resto é balela.

      • Então a solução para segurança publica é arma na mão do cidadão heim kkkkkk
        Em que mudo tu habita cara,em Troia kkkkk
        Ttem gente demais nas ruas andando armados e ainda querem dar armas de fogo para despreparados.
        Policiais que são treinados para andarem armados ja fazem merdas,imagine Guardas Municipais e cidadões !
        A solução cumpadre é desarmar inclusive juizes e outros mais. Armas de fogo devem serem portadas somente por policiais e forças armadas quando necessario.
        Porque voces Bolsolixeiros não se importam com a moralização e depuração da maquina publica,policias e Justiça e somente introduzem mantras do velho oeste ? Falta de raciocineo e bom senso né !

        • A Suíça deve ser o inferno para você então. Acho que a Alice aí deveria voltar do país das maravilhas, veja que com o maldito estatuto do desarmamento a violência só fez aumentar, apesar do programa ser um verdadeiro fiasco pois nunca atingiu suas metas de recolhimento de armas, tampouco de reduzir homicídios. Se acha que a polícia estatal é tão eficiente assim, me explique por que maioria dos assassinatos não são solucionados e objetos de roubos e furtos não são recuperados.

          • Outro povo outra cultura outra mentalidade,outra situação.
            Mas vc teima em generalizar desconhecendo a realidade !

      • A Máquina Troll says:

        “Rafael
        11 de novembro de 2017 at 21:02

        “gente que não gosta de PM”. Quem é que gosta? Polícia estatal é simplesmente uma enganação, uma mentira, não serve para nada. A quantidade de homicídios não solucionados e objetos furtados ou roubados que não são recuperados é assustadora. ”

        mas é claro que nada nunca é solucionado…e nunca será…o pais é governado literalmente por bandidos envolvidos no crime organizado e chefes de trafico de drogas …o que vc esperava?…porque que tu acha que tudo é mantido sucateado, mal funcionando ou parado intencionalmente?!..rs..

      • “A solução cumpadre é desarmar inclusive juizes e outros mais. Armas de fogo devem serem portadas somente por policiais e forças armadas quando necessario”
        _
        O cara diz não confiar no governo mas quer armas somente nas mãos do governo que ele diz não confiar?!?!
        Pense numa pessoas “enteligente” 😛

    • Renato teu raciocineo e entendimento esta perfeito.
      Nem nossos militares querem ditadura cumpadre.
      Eles respeitam a constituição e a democracia,alias são os unicos que respeitam né !
      A exceção é um ou outro oportunista de botas que se aproveita do momento para incitar a tropa almejando tornar-se Rei do Brasil.
      Mas não rola mas o cerol amplo total e irrestrito rola e esta na portinha !

  6. A quantidade de homicios não solucionados kkkkkkk desde quando policia se importa em investigar crime cometido contra vagabundos kkkkkk
    Quando é crime de repercusão rapidamente se investiga e se soluciona !

    • Como você sabe que são crimes cometidos contra vagabundos, se os casos não são elucidados? Está falando de usuários de drogas? Acha que uma pessoa deve morrer pelas mãos de outras por que caiu na fraqueza de usar drogas? Que belo humanista é você, só não me diga que é cristão por favor, se for está cometendo pecado grave.

    • Aqui na minha cidade uma menina de 7 anos de idade foi assassinada há dois anos, o que mais teve foi repercussão desse crime. A polícia até agora acho que nunca nem sentiu o cheiro do assassino.

      • Então vc imagina que o policial deva ser telepata e dotado de poderes paranormais né !
        Cumpadre pára haver investigação deve haver não somente a denuncia mas vestigios para que se chegue a suspeitos.
        Teu papinho é todo enlatado de ativista anarquista.

        • Ser efetivo não significa ter super poderes, e questão de efetividade a polícia brasileira deixa muito a desejar, principalmente pelo muito que custa para o contribuinte.

          • Para de caozada ativista pra cima de mim cumpadre vc não tem filosofia é um doutrinado e age por instintos

  7. Voltando a materia…Eu nem digo que as pessoas preferem um viés mais facil e ilusorio como o autoritarismo. O momento de caos social é usado como instrumento escuso de oportunistas e conspiradores.
    O que realmente esta ascendendo no Brasil é a anti-democracia. Oportunistas e conspiradores que não aceitam multipolaridades e muito menos o oposto,se aproveitam da demanda social !

  8. Não confunda prerrogativas e previlegios de um sistema podre,imundo e desumano com uma ditadura civil ou militar que estás apenas atestando a tua burrice !

  9. E CUMPADRE entenda e aceite,os covardes que vc acusa na verdade é a tua direita reacionara nazista que foi varrida do poder pelo povo Brasileiro.
    Brasileiro não vota em traidor entreguista.
    Então na tua visão nazistinha qual é o verdadeiro nacionalismo e o verdadeiro patriotismo,o defendido por voces traidor entreguista ou o nacional patriota defendido pelos que voces acusam de terroristas e comunistas ?
    Voces não ganham mais eleição direta nenhuma no Brasil e pensam que podem enganar novamente nossos guerreiros para tirarem do poder quem la estiver e entregar de mão beijada para voces.
    Acontece cumpadre que todo mundo esta vendo tudo e ciente de tudo e ate os oportunistas de ocasião militar temem muito mais a insatisfação da tropa com toda pilantragem que estão insatisfeitos e bem divididos.
    Esse viés de deuses azuis contra demonios vermelhos é a carta velha que voces insistem jogar para persuadir e enganar,porque nesse Brasil tem-se Bandidos de todos o tipos e formatos.
    Nosso humilde e sofrido povo é muito mais patriota e fiel do que podem imaginar e arrastarem nossa nação e nosso povo a guerra civil ela sera a mais sangrenta e inemaginavel que a humanidade jamais conheceu. A anos vos alerto sobre isto e eis que o momento é chegado.
    Brasil acima de tudo,ate mesmo de Deus. Liberdade !
    Para o bem estar de todos e felicidade geral da nação o verme de voces sera uma vez por todas exterminado do solo Brasileiro !

    • “Brasileiro não vota em traidor entreguista”

      Tem saido pouco de sua caverna ne fi ??
      Vou te dar alguns nomes,:
      Maluf, Collor, Calheiros, Aécio, E tu só não vai votar no Cabral de novo porque ele ta no xadrez.

    • Votaram no Lula e Dilma, que entregaram refinarias e Bilhões ao estrangeiro, além dos corruptos é claro, e o Brasil não terá nenhum retorno além do aumento da pobreza, devidamente promovido pela esquerda!

      • Mais um bucefalo. Eu não votei no Lula e nem tampouco votei na Dilma. Voces Nazi-Fascistas classificam todos que discordam dos seus entreguismos traidores como Comunista.
        Essa é a generalização usada por voces quando lhes faltam argumentos,pois como cães adestrados não possuem raciocineo e agem apenas condicionados por instinto,bem ao estilo cadela hibrida !

        • Socialistas, do qual os Comunistas fazem parte, nunca tiveram vergonha de se infiltrarem nas posições inimigas, com o intuito de influenciar, manipular e usar os verdadeiros bucéfalos a favor do socialismo, e parece que você é um destes que se deixa manipular pelos socialistas!

          • Ching Ling to nem ai para socialistas democratas comunistas ou capitalistas,odeio todos.
            Sou MNonarquista,nacionalista e patriota.procure outro pra vender seu sushi

      • Mariano S Silva says:

        Saito, será que você não fez uma “ligeira” confusão: Lula e Dilma entregaram refinarias aos gringos? TODAS as refinarias do Brasil pertencem à Petrobrás, pelo menos até agora, a não ser que o teu parente venha a privadoa-las.

        • Caro Mariano, não soube da refinaria da Petrobras na Bolívia ENTREGUE DE GRAÇA pelo Lula? ou o dinheiro dado a Cuba para a construção do porto de Mariel além da modernização dos aeroportos com dinheiro do BNDES, ambos sem retorno nem sequer compensações ao Brasil?

          • Cara vc conhece o acordo de exploraçlão do porto de Mariel por 50 anos,não né.Então é melhor ficar de boca fechada pra não deixar na reta e pedir e pedir para ser devidamente entronchado.
            voces vomitam qualquer mentirada.
            Entreguistas traidores da patria.

  10. nao acredito que a esquerda cor-de-rosa está com medo do bozonaro. é mais do mesmo. se for eleito vai ter que negociar com os capos. e o circulo vicioso continuará o mesmo.

  11. Bolsolixo a solução nacional de viés facil kkkkkkkk o SUBVERSIVO SINDICALIZADO o ultimo dos Moicanos kkkkkkk – “eu não sou corrupto e quando vi que vinha da Friboi fui ao gerente para estornar repassando ao partido que redepositou na minha conta e na de meu filho” kkkkkkkk Falem para este idiota que isto é corrupção e LAVAGEM DE DINHEIRO kkkkkkkkkkkkkk
    Cadeia pra esse safado corrupto enganador !

    • Amiguinho tudo o que ele fez foi dentro da lei, ele tinha direito a essa grana que depois ele buscou no partido dele, tudo as claras e registrado. Mas olhando pelos seus comentários você deve ser mais um que acredita na lista de furnas kkkkkkk. Seu lunático, o Brasil ja superou gente que nem você. E por favor já que você acusou o cara, (o onus da prova é de quem acusa) enquadre exatamente o que voce disse seu troll sobre ele ter cometido, corrupção e lavagem de dinheiro, no artigo correspondente com provas, caso contrario vou ter o prazer de mandar um print, seu guerreiro dos teclados, para a assessoria do cara. (Apesar que não acho que eles vão te levar a serio). Liberdade de expressão não significa calunia e injuria, antes de falar pense e aja com responsabilidade seu moleque.

      • Lavagem de dinheiro legalizada kkkkkkk aprendeu com Alexandre Frota que depois de queimar a rosca em filme porno agora posa de hetero mnoralista kkkkkkkkkkkkkkk

  12. CORRETÍSSIMO ALESSANDRO… a malta esquerdalha não se assume porque tem o furico já acostumado a aceitar toda e qualquer maluquice que azisquerdas lhe enfiam goela (sic) abaixo… pra eles, loucos somos nós que não vestimos chapéus de espécie alguma como fazia Napoleão…

  13. Os comunas estão descontrolados porque sabem que podem ser enquadrados em crime de lesa pátria se um homem direito tomar o poder e tiver apoio de ampla maioria da população esclarecida… o furico deles estão ardendo de medo… porque sabem que tem o rabo sujo e preso com projetos de poder entreguistas que dizem não fazer parte mas até vídeo temos para comprovar… esses LACAIOS, filhos de belial, que se dizem patriotas mas entregam a nação por alinhamento ideológico e por muita grana de países da ex cortina de ferro, são os piores cães que temos que degolar para livrarmos estepais das patas dessa gente obscena e perversa…

    lula falando sobre a criação do FORO DE SÃO PAULO:

    https://www.youtube.com/watch?v=1la_jq_SLvw

    Observem como ele trata de “democracia” dentro dos padrões de indução popular e controle do sistema eleitoral… essa é a “democracia” que interessa a eles… como é na Venezuela… “democracia” de curral… como se fazia entre os coronéis nordestinos… logo eles, tão críticos desse sistema…

  14. Alejandro Perez says:

    Totalitario ou AUTORITARIO?

    • Boa questão… a maioria não sabe a diferença ou os pontos de contato… confundem até conservadorismo com nazismo… propositalmente, é certo… mas cria uma legião de desinformados que passam a rezar o mantra mentiroso como se verdade fosse… fruto da ignorância e da maledicência política, é claro…

  15. Monarquia so pode ser sacanagem! ao inves de ser parasitas temporarios teremoas parasitas hereditarios pro inferno!!!.
    Precisamos e de uma granse revolucao do povo para mostrar a elite entreguista que esse calhorda do Bolsonaro representa, e ao populismo do Lula, que queremos desenvolvimento real de toda a nacao, e nao so o enrequecimento de muito poucos e enganacao da massa com consumismo.burro.

  16. Parece que o fato do condenado e multi- réu Lula ser candidato não incomoda nem um pouco o nobre autor do texto. Enquanto essa corja esquerdista não for varrida do mapa o Brasil não terá futuro.

    • São os mesmo alinhados aos comentaristas que acusam o Bolsonaro de cometer crimes mas não apresentam provas… são os moleques de sempre que estão por aqui só para sambar no terreiro e fazer barulho… não servem para nada… mas esses nós mesmo varremos daqui… em pouco tempo metem as mãos pelos pés e ganham um chuveiro grátis… os mesmo iníquos de sempre… não mudam nem a paranóia e nem a boquejação esquerdalha de sempre, ainda que se finjam desonrados ao serem acusados de esquerdopatas… não passam de infiltrados que merecem ter as bocas sujas rasgadas…

  17. democracia é quando eu mando em você. ditadura é quando você manda em mim.

  18. sergio ribamar ferreira says:

    Viés autoritário? Se fosse assim não haveria nem CF de 88 nem tão pouco um partido sequer desde que os militares deixaram o poder em 85. Alguém desse site serviu de 80 a 86 ou antes? Se algum comentarista é daquela época por favor me conte como era viver naquele período. Eu vivi.

    • Renato de Mello Machado says:

      Era maravilhoso viver naquele período tínhamos liberdade de ir e vir,e ficou ruim depois quê os bandidos voltaram do exílio. Mas já era o período da anistia e quase o fim do regime militar.Agora bandido não gosta desse período mesmo,pois o destino deles era a vala.

      • sergio ribamar ferreira says:

        Nunca tive problemas . nasci e me criei em Niterói-RJ. chegava a qualquer hora sem problema. estudava e muito e mesmo no segundo grau ia para UFF DCE e não via nada demais. Tamoio, Mauá. amigos trabalhavam nos estaleiros na ponta Da Areia. carteira assinada aos quinze anos. sem problemas. vagabundo não se criava. número de mortes e desaparecidos pelo que chamavam ditadura. 260. Hoje este número ultrapassa fim de semana no Rio de Janeiro. Outros tempos e digo meu pai dizia que na década de cinquenta( com todas as dificuldades financeiras -econômicas e sociais) era melhor nos relacionamentos entre pessoas. Existia respeito. Sr Renato não éramos ricos porém vivíamos com mais dignidade do que atualmente. hoje , concordo com o parlamentarismo e com a volta da monarquia. Se é para fazer uma reparação que o povo devolva os direitos ao Império e acabemos com este processo doloroso de uma República que nunca deu certo. Sou mais de esperar por dias melhores. Só um louco não deseja que o país melhore e que seu povo seja firme e confiante. aqueles que falam mal do período ou lutaram pela ditadura do proletariado(Palavras do próprio Gabeira) ou não viveram à época. Grande abraço.

      • Foram os milicos que deram mole e ainda não cumpriram a missão cumpadre e hoje temos todos esses bandidos na vida publica nos roubando,se tivessem passado o cerol e não anistiado não estariamos nesta situação

  19. sergio ribamar ferreira says:

    Errata: Viés totalitário?????????…..

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

shared on wplocker.com