Defesa & Geopolítica

Ministério da defesa russo planeja comprar mais de 100 aeronaves Il-76MD-90A antes de 2030

Posted by

E.M.Pinto

O Ministério da Defesa da Rússia planeja comprar mais de 100 aviões de transporte militar Ilyushin Il-76MD-90A antes de 2030, bem como aviões-tanque desenvolvidos a partir desta aeronave, foi o que afirmou o vice-primeiro-ministro Yuri Borisov a jornalistas à TASS.

“Esta é a principal aeronave nos planos do Ministério da Defesa. Potencialmente, o Ministério da Defesa planeja comprar mais de 100 aeronaves, e esse número aumenta se somarmos aviões-tanque produzidos com base neste avião”, disse o vice-primeiro-ministro.

Histórico

O Ministério da Defesa da Rússia assinou um contrato em 2012 segundo o qual a empresa Aviastar-SP deve fabricar 39 Il-76MD-90A para as Forças Armadas da Rússia.

A nova aeronave de carga basicamente compartilha a aparência exterior com o seu modelo mais antigo, por dentro, é outro avião que possui um sistema de controle de voo totalmente digital, aviônica em estado de arte, capacidade de operação noturna integrada a NVG, comunicação por satélite e sistemas de alerta RWR dentre outros.

O Il-76MD possui aviônica atualizada com sistema de controle de voo totalmente digital, , capacidade de operação noturna integrada a NVG, comunicação por satélite e sistemas de alerta RWR e alerta de mísseis dentre outros.

O programa de melhorias do Il-476 se baseou na nova motorização o PS-90A-76 que possui sistemas de controle de eficiência de combustível melhorados que varia entre 13 e 17% a menos de consumo e aumento de cerca de 20% no alcance operacional. O programa exigiu o desenvolvimento de uma nova asa, mais resistente e mais leve que traz consigo novos avanços em processos construtivos.

O IL-76MD-90A é uma versão profundamente modernizada do IL-76, que possui um sistema de controle de vôo totalmente digital, novos motores PS-90A-76 com sistemas de eficiência de combustível aprimorados.

O governo russo publicou em 20 de Dezembro de 2006, uma diretriz que versou sobre o desenvolvimento e produção do Il-476 (Il-76MD-90A) atualizado em Ulyanovsk. Os dois primeiros protótipos do Il-76MD-90A iniciaram o processo de avaliação em 2009. Um terceiro protótipo do teste de resistência foi levado para Zhukovsky, Região de Moscou, no outono de 2011 para testes estáticos no TsAGI (instituto de Hidoraerodinâmica) e um protótipo de voos de teste  iniciou seus ensaios um ano depois.

Em fevereiro de 2013 Sergei Artyukhov, vice-diretor da Ilyushin afirmou que espera que em 2020 a VTA já terá recebido 39 dessas aeronaves e que o novo programa para 2019-2025 prevê a entrega de mais IL-76 MD-90A . Esta encomenda expande ainda mais o número de vetores disponíveis a VTA.

 Atualmente o Ministério da Defesa russo está em passo de recebimento da nova aeronave bem como de duas outras variantes, a aeronave de alerta antecipado A-100, baseado no Il76M-90A  o reabastecedor Il-478 ou Il-78M-90A e o cargueiro Il-76MD ou Il 476 como também é conhecido.

Leia Também:

Editorial:Panorama da Aviação de Transporte Militar Russa Parte 4

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

shared on wplocker.com