Defesa & Geopolítica

Futuro da Embraer é assunto de reunião de emergência entre FAB e fabricante sueco de caças

Posted by

O encontro ocorreu nesta quinta-feira (11) em Brasília

Gripen – Foto: Peter Liander/Saab

O Comando da Força Aérea Brasileira (FAB) e diretores da empresa sueca Saab se reuniram em Brasília, nesta quinta-feira (11), para tratar das negociações para a compra da Embraer pela americana Boeing.

Fontes ouvidas por EXPRESSO revelaram que o clima na FAB e na companhia europeia é de irritação com a empresa americana, que passaria a ter atuação no andamento do projeto FX-2.

O projeto prevê a produção de 36 caças suecos Gripen com transferência de tecnologia para o país, além de permitir ao Brasil vender as aeronaves com a nova tecnologia para outros países.

Por parte da Saab também pesam a preocupação de perder espaço nas futuras aquisições de aviões pelo governo federal e até a possibilidade de as instalações criadas para o desenvolvimento dos caças suecos no Brasil ficarem paradas após a entrega das 36 aeronaves, já que não interessaria à Boeing produzir o modelo concorrente.

Fonte: EXPRESSO | Época

 

18 Comments

  1. Pingback: Futuro da Embraer é assunto de reunião de emergência entre FAB e fabricante sueco de caças | DFNS.net em Português

  2. “Fontes ouvidas por EXPRESSO revelaram que o clima na FAB e na companhia europeia é de irritação com a empresa americana, que passaria a ter atuação no andamento do projeto FX-2.”

    Bem feito!! Excluíram o Su-35!! Ainda acredito que este FX-2 será cancelado e a FAB ficará a ver F-5 por pelo menos mais uma década! É o que eles merecem!

    • Não adianta culpar os políticos. Pois, em se tratando de aquisições para as forças armadas os civis não apitam em nada. Tudo o que está acontecendo hoje é fruto de decisões erradas dos comandantes. A China e a India só ganharam e evoluíram tecnologicamente com a compra de equipamentos russos. E o Brasil, o que ganhou até hoje com aquisições norte-americanas?
      Enquanto no Brasil perdurar a paranóia anti-comunista e a submissão a US ARMY o quadro não muda. As F.A vão continuar obsoletas e culpando os políticos por isso.

  3. A Máquina Troll says:

    ” Futuro da Embraer é assunto de reunião de emergência entre FAB e fabricante sueco de caças

    Posted by Konner”

    O califa tá de olho no decote dela
    Tá de olho no biquinho do peitinho dela
    Tá de olho na marquinha da calcinha dela
    Tá de olho na quebrança das cadeiras dela

    😛

    Rala, ralando o Tchan, aê
    Rala, ralando o Tchan
    Rala, ralando o Tchan, aê
    Rala, ralando o Tchan

    😀

    BOEING COMPRA A EMBRAER :

    https://www.youtube.com/watch?v=9O4kjJu1Rao

  4. O NG virou vespão.

  5. Não é admissível SAAB desconsiderar essa mudança. O projeto custa bilhões, além de um capital intelectual inestimável e vai de brinde para Boeing que quer tudo de “porteira” fechada”? E muita muita ingenuidade do Brasil! Já que a Embraer deseja tanto ser a biscate da Boeing. Deve-se desvincular qualquer capital público Nacional para incentivar uma empresa estrangeira. O realoque em um projeto de interesse a defesa e economia Nacional. Se houvesse governo do “Brasil” e não fantoches do mercado apostados no Planalto, deveriam repassar à Novaer / Avibras (adquirindo parte da empresa com efeito de Ações de Ouro, e devidas salvaguardas para que não se repita tal situação) toda a parte defesa incluindo o seu pessoal e estrutura como condicionante mínima para qualquer mudança de ações com poder de comando na Embraer. Da um upgrade na empresa viabilizado em escala o treinador Tc-xc como substituto do exausto Neiva T-25. Para fazer valer, ainda propor a SAAB que talvez se interesse em uma família turbo hélice para o mercado cívil. Alavacar empresas satélites e parcerias simétricas que possam diminuir a dependência fornecedores com grande possiblidade de veto. Há muitos engenheiros brasileiros exepcionais que desejam ter a oportunidade de alavancar este país e não querem como única opção fazer as malas e ir embora. Projetos de mísseis que caíram no limbo deveriam ser integralmente repassados a AVIBRAS (mantendo as mesma salvaguardas) contando com uma encomenda viável do Guará cujos os análogos são comprados da prateleira. E em nada agravam a indústria, emprego ou econômica local.

  6. “Em nada agregam a”

  7. Ferreira Junior says:

    Esse governo entreguista está estimulando a desagregação do Brasil.

  8. A Máquina Troll says:

    Uns fazem tanto pelo Brasil…outros roubam tanto do Brasil….O homem é o mesmo….as atitudes que são diferentes…

    • Pois então o mantra sempre foi que deveriamos nos livrar das estatais por uma serie de motivos, por estratégicas que elas possam ser. Agora q Embraer que privada, também está indo embora. Ninguem mais se preocupa em em disfarçar o desmonte.
      Esse presidente não tem passado, presente ou futuro e por isso não se importa em sacrificar o futuro do Brasil.

    • A Máquina Troll says:

      estes bandidos ate então SÓ CRIAM LEIS OU INTERVÊM PRA BENEFICIAR AS EMPRESAS ESTRANGEIRAS QUE DOAM OU REPASSAM CX II A ELES!!..

      a Petrobras só não foi “privatizada” ainda porque ela ainda respira com vida…o valor de mercado da empresa foi derrubado para pouco mais de um décimo do que era…de US$ 310 bilhões em 2009 para US$ 39 bilhões em 2015…pois o intuito é sabotar até quebrar e provocar uma crise na empresa para assim “legitimar” a sua “privatização” aos estrangeiros…

      o intento é manter tudo parado e não funcionando mesmo…é desmantelar, quebrar, falir e acabar com tudo no pais para abrir caminho para os estrangeiros tomarem o controle e o monopólio sobre tudo…estão desmantelando todo o pais…para que nos mantenhamos como uma republiqueta de bananas ao estilo Fulgencio Batista…

      querem a Embraer, a Petrobras, o espaço aéreo, os portos, aeroportos, estradas, usinas de álcool, refinarias, TODO O PETRÓLEO…já até aprovaram leis que permitem ROUBAR grandes proporções do Território Nacional, mais de 2 mil kms quadrados…

      depois da Petrobras e da Embraer o próximo alvo deve ser a Embrapa ou BNDES…depois do que fizeram com a casa da moeda daqui eu não duvido de mais nada…até o Cristo Redentor e os eventos de desfile das escolas de samba daqui podem serem os próximos alvos…rs…

    • A Máquina Troll says:

      A troco de propina entregam para pilhagem todas nossas riquezas e patrimônios…sabotam o nosso desenvolvimento econômico e industrial para que nos mantenhamos atrasados, subdesenvolvidos e dependentes dos estrangeiros para quais estão a serviço…as licenças de exploração são vendidas por mixaria em troca de doações para campanha eleitoral e depósitos em contas pessoais no exterior…é pavorosa e dramática a situação deste pais…

  9. Haroldo C. Penedo says:

    Ai está a comprovação do quanto é negativo o o um país ficar submisso a tecnologias de outros, principalmente quando falamos dos trairas dos americanos, os aviões da Embraer e também da Saab possuem partes importadas dos americanos onde os mesmos podem rataliar, isto é sabotar gerando dificuldades para liberação das mesmas ou impedir que o Brasil ou Suécia vendam para A ou B. Agora numa negociação que está na cara que não é boa para o Brasil e para a Suécia pois, já há um relacionamento muito estreito entre Brasil e Suécia quanto a garantia de transferência de tecnologias, agora como ficará , será que os brasileiros terão a cara de pau de trair os suecos pois está na cara que ai, eles irão parar de transferir as tecnologias coisa que os americanos não farão o pior disso tudo que nosso pseudo governo já se submeteu aos americanos construindo uma fabrica nos estados unidos e sem contar que agora há um sensor americano que decide se os atos da Embraer são honestos ou não. Resumo estamos no fim da picada , estamos voltando aos idos do início do século XX quando eramos totalmente dependentes dos ingleses que nos comandavam e nos sabotavam.

    • “sem contar que agora há um sensor americano que decide se os atos da Embraer são honestos ou não”. Não é só da Embraer, a lista engloba qualquer empresa que tiver o nome sitado na lava jato. O judiciário de lá é tão “bom”, que leis de lá e a jurisdição da Secretaria de Estado Americana valem aqui! Temos até4 juízes e promotores, notóriamente chefes de uma operação para passar o Brasil a “limpo”, que viajam para lá semestralmente com nosso dinheiro para da lhes satisfação de exatamente não sei de que. O Brasil tá de joelhos, más o pior e que tem muito “brasileiro” que quer vê-lo de quatro

      • “O Brasil tá de joelhos, más o pior e que tem muito “brasileiro” que quer vê-lo de quatro”
        ——-

        Estes são a pseudo-direita-burra, é o Brasil coxinha mentalmente subjugado e colonizado, eles adoram o “Big Stick” midiático/judicial gringo:

  10. Profeta_Lunatico says:

    Se fugir o bicho pega.. se ficar o bicho come! Ta na cara que vai dar merda. Se o Brasil não baixar as calças mais uma vez, os EUA pode retaliar ao mesmo tempo se baixar as calças pode dizer bye bye ao Jacu Cigano Gripen e pagar uma bela multa bilionaria por não cumprimento do acordo com a Saab. Alguns paises Europeus enfrentam o mesmo problema. Se näo compra sucata diretamente dos EUA nao compra de empresas que usam tecnologias dos EUA porque a casa branca nao deixa por retaliação.

shared on wplocker.com