Arábia Saudita mostra interesse sistema de mísseis de defesa aérea israelense Iron Dome

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

PUBLICADO EM SEXTA-FEIRA, 12 DE JANEIRO DE 2018 09:04

De acordo com o site do jornal suíço Basler Zeitung, a Arabia Saudita mostrou interesse em adquirir o sistema de defesa israelense “Iron Dome”, um sistema de mísseis de defesa aérea de curto alcance capaz de detectar, avaliar e interceptar foguetes e munições de artilharia.

Israel e Arábia Saudita não têm nenhuma relação diplomática oficial. No entanto, surgiram relatos de notícias que indicam a cooperação diplomática e de inteligência nos bastidores entre os dois países.

O jornal árabe Rai al-Youm, com sede em Londres referindo-se ao The Times of Israel,  informou que Israel havia oferecido à Arábia Saudita a tecnologia do Iron Dome contra foguetes da fronteira com o Iêmen. A proposta foi enviada por meio de diplomatas americanos durante uma reunião em Amã, na Jordânia, e posteriormente foi recusada. As fontes oficiais não confirmaram o fato.

O Sistema de Arma Iron Dome, desenvolvido pela Empresa Israelense Rafael Advanced Defense Systems, trabalha para detectar, avaliar e interceptar foguetes, artilharia e munições morteiros. A empresa americana Raytheon trabalha com a Rafael na produção dos mísseis interceptores “Tamir” do Iron Dome, que derrubam ameaças lançadas a partir de distâncias de 4-70 km.

O Iron Dome é o único sistema de dupla missão no mundo que fornece uma solução de defesa eficaz para combater foguetes, artilharia e obuses, bem como aeronaves, helicópteros, UAV. O sistema é eficaz para contra ameaças C-RAM com intervalos de até 70 km e proteção VSHORAD (até 10 km). O sistema opera em todas as condições climáticas, incluindo nuvens baixas, chuva, tempestades de poeira ou nevoeiro.

Desde que entrou em operação pela Força Aérea de Israel em abril de 2011, a Iron Dome interceptou com sucesso mais de 500 foguetes que foram disparados da Faixa de Gaza no sul e centro de Israel. O sistema Iron Dome alcançou uma taxa muito alta de intercepções bem-sucedidas. Ao fazê-lo, o sistema salvou vidas e impediu danos sérios à propriedade.

Embora Israel continue a ser o único operador da Iron Dome, vários países manifestaram interesse no sistema, incluindo os Estados Unidos. A Raytheon está trabalhando para a produção de uma versão americana da Iron Dome chamada ” SkyHunter missile ™” que poderia algum dia defender forças americanas.

Em outubro de 2017, na AUSA, na exposição e conferência da Associação dos Exércitos dos Estados Unidos em Washington D.C., a Raytheon apresentou o SkyHunter, uma versão certificada pelos EUA do Iron Dome.

Fonte: Army Recognition

2 Comentários

  1. Balela, Os EAU são inimigos de morte de Israel e caso se aventurassem nessa fantasia sofreriam pressão interna tanto de xiitas e sunitas que vivem guerreando mas quando se trata de Israel concordam que deve ser erradicada do mundo. Alem disso Israel não arriscará o pilar de sua defesa com inimigo que já enfrentou a defesa israelense e perdeu e agora quer comprar.

    Seria o mesmo que Hitler vender máquinas segredos para os aliados evitarem a decifração de seus planos para o eixo.

Comentários não permitidos.