Defesa & Geopolítica

Colômbia demostra interesse em adquirir veículos blindados 8×8 para seus fuzileiros

Posted by

A Marinha Colombiana (Armada), mais especificamente o  Cuerpo de Infantería de Marina, demostrou interesse em adquirir veículos blindados anfíbios 8×8. A declaração foi feita pelo comandante da Marinha colombiana Almirante Ernesto Durán González após sua visita ao Peru. O Almirante Ernesto Durán teve a oportunidade de embarcar em um LAV-II da Infanteria de Marina do Peru que realizou diversas manobras incluindo navegação no mar e desembarque na praia.

A compra faz parte de um plano de repotencialização das forças anfíbias Colombiana de dotar seus Infantes de Marina com um veículo Blindado de transporte. Caso os veículos venham a ser adquiridos os mesmos serão incorporados ao  Batallón de Movilidad Nº1 (BAMIM Nº1). O Batallón de Movilidad de Intanteria de Marina Nº 1 (BAMIN Nº1) faz parte da Primeira Brigada de Infanteria de Marina (Brigada de Infantería de Marina No.1 ) que esta sediada na cidade de Corozal estado de Sucre. O mesmo tem a missão de prover a mobilidade terrestre da tropa, transporte de cargas e apoio logístico a Armada Colombiana.

A criação de tal unidade faz parte dos esforços da Infanteria de Marina colombiana para a ampliação de sua capacidade de mobilidade.  Segundo informações os veículos blindados devem ser anfíbios característica adotada após a experiência do Almirante Ernesto Durán com os LAV-II peruanos. Recentemente foi divulgado a intenção da Marinha colombiana em adquirir um uma embarcação de desembarque doca para assalto anfíbio. Anteriormente a General Dynamics Land Systems (GDLS) colocou a disposição dos Fuzileiros Navais colombianos ( Infantería de Marina de Colombia) uma oferta para 32 unidades do veículo blindado 8X8 LAV III em sua versão NZLAV mas sem resposta por parte dos Colombianos. Atualmente os Infantes de marina colombianos utilizam o BTR-80 Caribe.

2 Comments

  1. Com a entrada da Colombia na OTAN , as forças colombianas vão mudar da água para o vinho

  2. Claudio Moreno says:

    Bom dia Senhores!

    Contagem regressiva para os “especialistas” descerem o malho no Guarani.

    NOTA:
    Na Colômbia o MD deles entendeu que para o TO local e eventual, 8×8 é a resposta.
    Se eles terão dinheiro para comprar e fazer isso em quantidades expressivas (tal como o Guarani), aí é outra história.

    CM

shared on wplocker.com