SEJONG – KDX-III

770px-roks_sejong_the_great_ddg_991

SOBRE O PROJETO

Os navios da classe SEJONG ou simplesmente KDX-III, são na verdade a terceira classe de navios categorizados como Destroyers otimizados a defesa anti-aérea da Marinha da República da Koreia do sul.

Os KDX-III são navios muito semlhantes aos Norte Americanos da classe Arleigh Burke e aos Japonêses da classe Atago, inclusive no que se refere aos seus sistemas, especificamnete na utilização do radar multi-função AN/SPY-1.

No entanto uma análise mais profundo mostra que as semlhanças param por ai, já que no quesito poder de fogo os KDX-III superam seus concorrentes, com uma destacável diferença na capacidade de fogo anti-áereo de 33% sobre estes.

Além do fato de poderem embarcar e suprir uma componente aérea de até 2 helicópetros do tipo sper Linx ou semelhantes, capacidade esta inesistente na classe Burke.

Em suma os KDX-III são navios em estado-de-arte desenvolvidos para suprir defesa anti-mísseis balísticos, possuem acapacidade anti-superfície e de projeção de poder em águas azuis, conferindo substancial poder naval, à marinha da Korea do Sul.

SISTEMAS ELETRÔNICOS

O sistema de radares é baseado no radar multi-função 3D AN/SPY-1D (V5), os KDX-III são capazes de rastrear mais de 1.000 alvos simultâneamente ao redor do navio e permitir o engajamento simultâneo de até 20 alvos preferenciais.

O sistema de controle de fogo é baseado no radar AN/SPG-62 que está totalmente integrado aos sistemas de armas, a ntegração dos sistemas permitem aos KDX-III iluminar simultanemante até 600 alvos, entre navios, submarinos e aeronaves o que demonstra a capaciade destes navios.

Para guerra Anti-submarina o principal sensor é o sonar Atlas Elektronik DSQS BZ-21-M no entanto os Sejong contam ainda com sonar rebocado MTeQ que amplia as capacidades de guerra anti-submarina dos navios.

Finalizando, os KDX-III contam ainda com uma moderna e complexa suite de guerra eletrônica baseada no sistema LIG Nex1 SLQ-200 (V) 1K Sonata guerra eletrônica, que lhe confere capacidades superiores aos demasi destroyers comparativos.

SISTEMAS DE ARMAS


Os Sejong possuem como principal arma de cano o 1 canhão 127mm/L62 Mk. 45 Mod 4, versão melhorada do MK-45 canhão padrão em muitas marinhas pelo mundo afora.

Para a defesa de ponto os navios contam com um completo sistema de defesa baseado em uma bateria de Goal Keeper CIWS 30 mm e uma bateria de mísseis de RIM-116 Rolling Células Missile Block 1 21.

O sistema de defesa anti-aéreo é um dos mais poderosos do mundo e conta com 80 células VLS para mísseis standart SM-2 Block IIIB.

É de se destacar que comparavelmente aos Burke os Sejong operarão um total de 128 mísseis, muito superiores aos 96 operados pelos Burke e Atago Japoneses.

A capacidade anti-submarino também é um pouco superlativa, dado que estes navios foram concebidos para operarem 32 mísseis-torpedo tipo ASROC, de uma versão nacional, conhecida como, K-ASROC além de outros 32 torpedos PV K745.

O armamento Anti-navio baseia-se em 16 mísseis de longo alcance de ataque naval SSM-700K de desempenho declaradamente semelhante ao Norte Americano Harpoon.

Completando a suite de armamentos, osnavios contam ainda com a capacidade de lançamento de 32 mísseis de cruzeiro semelhantes aos Norte americanos Tomahawk, arecém-desenvolvida Hyunmoo IIIC.

PROPULSÃO


Os KDX-III deslocam um máximo de 10 290 toneladas embora o seu deslocamento padrão seja de 7 650 toneladas, para tanto estes navios contam com grupos propulsores do tipo CODAG baseados em 4 plantas General Electric LM 2500 de 75 MW, o que lhes garante uma velocidade máxima e 56 km/h e um.

FICHA TÉCNICA

Tipo: Destróier multi-função.

Tripulação: estimada entre 300 e 400 tripulantes.

Deslocamento: máximo de 10 290 toneladas.

Comprimento: 165.9 m.

Boca: 21 m.

Propulsão: 4 turbinas a gás GE LM 2500 de 75 MW.

Velocidade máxima: 56 km/h.

Autonomia: 10 186 Km

Sistemas eletrônicos: Radar SPY-1D (V5), AEGIS multifuncional estimado em 450km de alcance, radar de controle de fogo AN/SPG-62 sonar Atlas Elektronik DSQS BZ-21-M ne sonar rebocado MTeQ suite de guerra eletrônica LIG Nex1 SLQ-200 (V) 1K Sonata.

Sistemas de Armas: 1 canhão 127mm/L62 Mk. 45 Mod 4, versão melhorada do MK-45, 1 bateria de Goal Keeper CIWS 30 mm, 1 bateria de mísseis de RIM-116 Rolling Células Missile Block 1 21. 1 sistema de defesa anti-aéreo com 80 células VLS para 128 mísseis standart SM-2 Block IIIB, 32 mísseis-torpedo tipo ASROC, K-ASROC e 32 torpedos PV K745. 16 mísseis de longo alcance de ataque naval SSM-700K e 32 mísseis de cruzeiro Hyunmoo IIIC.

Grupamento aéreo: Heliponto e hangar para 2 helicópteros mk-99 Super linx ou equivalente.

3 replies on “SEJONG – KDX-III”

Tenho uma sombra de dúvida sobre o potencial real dessa belonave,uma vez que foi descoberto recentemente dos americanos terem mandado para a Coréia radares velhos como se fossem novos…será que a SABOTAGEM deles ficou só nisso !?…

Mais de US$ 1 bilhão cada belezinha dessas… O duro é lembrar que estávamos MUITO à frente da Coreia nos anos 50 e 60… A diferença é que lá eles se preocuparam com a educação e estão colhendo os frutos 40 anos depois…

a marinha brasileira merecia ter no minimo umas 9 destas tres em cada versão,digo anti aérea, anti submarino e tres de superficie,e se realmente comprovar-se eficiente fabricar aqui muitas outras,se é a melhor o brasil merece o melhor.

Leave a Reply

Your email address will not be published.