Prefeitura de São Bernardo está preocupada com a indefinição da SAAB sobre o local da fábrica no município.

A Prefeitura de São Bernardo manifestou preocupação com a indefinição sobre o local da fábrica da Saab no município. A empresa sueca, que deve fabricar suprimentos dos aviões-caça Gripen NG, não entrou em contato, segundo o Paço, sobre a sequência do projeto.

Na visão do Executivo, faltam detalhes sobre o início da produção e o impacto do programa para o município. “A empresa pode vir se instalar na cidade. O que tenho sobre a produção dos caças é notícia de jornal. Ouvi falar sobre aluguel de imóvel também. Considero importante (a instalação), pode ser novo case da indústria da região. Mas precisam trazer fato concreto”, comentou o prefeito Orlando Morando (PSDB).

Procurada pelo Diário, a Saab comunicou, por meio de nota, que divulgará mais informações sobre o projeto em breve. “Os detalhes da fábrica de suprimentos do programa Gripen estão sendo finalizados e serão anunciados no devido tempo. Este investimento faz parte do nosso comprometimento, dentro do programa Gripen, de contribuir para que a indústria de defesa e a Força Aérea brasileiras dominem todo o conhecimento necessário para o desenvolvimento futuro de caças, a partir do programa de transferência de tecnologia iniciado em outubro de 2015”, completou.

De acordo com a empresa, mais de 50 engenheiros brasileiros estão sendo treinados nas instalações da Saab, na Suécia, e mais de 100 profissionais já voltaram para o Brasil e estão trabalhando no desenvolvimento da aeronave. Até 2024, segundo a companhia, mais de 350 profissionais brasileiros participarão de cursos e treinamento na Europa.

Os aviões-caça Gripen NG substituirão a frota de 36 aeronaves da FAB (Força Aérea Brasileira) entre os anos de 2019 e 2024.

No fim do ano passado, a Saab inaugurou, junto com a Embraer, um centro de desenvolvimento do Gripen NG, em Gavião Peixoto, no Interior de São Paulo.

Durante a inauguração, o CEO da Saab, Hakan Buskhe, afirmou que a companhia estava verificando locais para construir a fábrica de aeroestruturas e que, apesar de São Bernardo ser o principal lugar estudado, o endereço seria anunciado apenas no começo deste ano, o que ainda não ocorreu.

O centro de Gavião Peixoto, conforme dados da empresa, funciona como hub (peça de transmissão de dados) de desenvolvimento tecnológico do Gripen NG no Brasil junto às empresas parceiras. A estrutura contempla o ambiente e os simuladores necessários para o desenvolvimento dos caças.

Além disso, o centro está conectado à Saab na Suécia e aos parceiros industriais brasileiros, tendo como foco a transferência de tecnologia e desenvolvimento eficientes. (Colaborou Raphael Rocha) 

Fonte: Diário do Grande ABC

16 Comentários

  1. com esse governo federal e corrupto do temer e capaz da fabrica ir para Miami .

    e ja que estamos falando do abc de sao Paulo em Diadema roubaram mais de 300 armas de um forum

    e nao e aprimeira vez.

      • Rodrigo MF,
        O pé de cão, não mencionou nada sobre PT, no comentário dele, a sua resposta insinua o contrário. E já que você fez uma crítica ao PT, eu te faço uma proposta; Cite um partido político no Brasil que seja menos corrupto que o PT.
        Chega de polarização, tanto a direita como a esquerda são lixo. A demonização de um partido o outro não resolve o problema. O problema é a corrupção sistêmica, a justiça ineficiente, também corrupta, e interferências externas, principalmente americana. A ideologia petista de cunho socialista no continente foi um fracasso e custou uma fortuna aos cofres públicos, mas a interferência Americana também tem causado prejuízos incalculáveis. Só não vê quem não quer, e quem é pago pra fazer vista grossa.

      • Partidos demoníacos tem que ser tratados como demônios… quem defende esses trastes traste é… aplicar 171 em noviços, tudo bem… mas aqui, entre as jararacas e águias, é passar por militonto se fazendo de besta… tá certo o Rodrigo… honesto como sempre… não fica dourando a pílula como alguns mal intencionados…

      • o temer pmdb foi colocado la pelo fhc que era do pmdb controlado pelo Quércia sem ter a chave do cofre o fhc formou um novo partido o psdb filhote do pmdb

        esse pmdb compos governo no collor no itamar no saney no fhc e no pt

        entao vai se informar o pobre de direita eleitor do psdb

        alias como pode existir esses tipos dizem ser de direita mas na verdade sao eleitores do serra do alkimim do aloisio nunes Aécio fhc

        vai ser burro assim so la em Hollywood

        e a mesma coisa de um jumento dizer que e filho de uma baleia ?

        eleitor do psdb se achando a ultima bolacha do pacote

        o temer esta na politica a mais tempo do que vc esta vivo

        chupa mais essa entreguistas americanofilo

  2. É patética essa postura de culpar os EUA pelas nossas mazelas, eles jogam o jogo deles, e nós lamentamos, se fôssemos uma nação séria saberíamos jogar bem esse jogo é diminuiriamos nossa dependência dos caras, fico puto quando ouço anúncio dos EUA vendendo super tucanos, por sermos incompetentes. Agora discutir políticos safados e pilantras é coisa de brasileiro.

    Abs

    • CORRETO Atirador33… querer dominar todos querem… os que se deixam dominar são no mínimo INCOMPETENTES e ASININOS… pra não ser muito enfático… parabéns…

  3. Esse Gripado é uma Bicheira! “Made in São Bernardo do Campo”, vixxiíí!
    Os EUA não quiseram nem para treinador KKKKKKKKK! Até o Forévis Five foi treinador nos EUA HAHAHAHA!!
    Que decadência!

Comentários não permitidos.