Irônico, Putin oferece asilo a ex-chefe do FBI

Em tradicional programa de TV, líder russo comparou James Comey a Edward Snowden e disse estar disposto a dar-lhe asilo político. Ele também afirmou querer a normalização das relações com os EUA.

Presidente russo Vladimir Putin, respondeu perguntas dos cidadãos em programa anual de TV

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta quinta-feira (15/06) estar disposto a dar asilo politico ao ex-diretor do FBI James Comey, no caso de ele ser perseguido pela Justiça dos Estados Unidos.

Putin fez afirmação, em tom irônico, ao responder perguntas de cidadãos russos durante um tradicional programa de televisão transmitido ao vivo. Ele disse considerar “muito estranho” que um diretor de uma agência de inteligência faça notas de conversas com o presidente Donald Trump e depois as vaze para o público. Putin comparou o caso de Comey com o do ex-agente Edward Snowden, ao qual a Rússia concedeu asilo em 2013, após ele ter revelado o sistema internacional de escutas dos serviços secretos dos EUA.

“Qual a diferença entre o diretor do FBI e Snowden?”, questionou. “Naquele caso, ele é menos diretor de um serviço de inteligência e mais um ativista de direitos civis advogando uma certa causa”, argumentou.

Em seu depoimento diante do Senado dos EUA na semana passada, Comey disse que “não há dúvida” de que a Rússia interferiu na eleição presidencial de novembro e disse que a ação teve origem dos mais altos escalões do Estado russo.

“Não vemos EUA como inimigo”

O presidente russo participa tradicionalmente do programa anual da televisão russa em que cidadãos fazem perguntas a ele sobre uma variedade de temas ao longo de várias horas.

Putin também se mostrou disposto a buscar uma normalização das relações com os EUA. “Nós não vemos os EUA como um inimigo”, assegurou, observando que sem uma cooperação construtiva com Washington não é possível, por exemplo, uma solução para o conflito na Síria. Ao mesmo tempo, o chefe do Kremlin criticou a posição hostil à Rússia dos meios de comunicação americanos.

Durante o programa, Putin comentou, ainda, os protestos antigoverno realizados em toda a Rússia, os quais ele afirma que foram organizados pela oposição para “autopromoção”. “Estou pronto para falar com todos que realmente tenham objetivo de tornar a vida das pessoas melhor e resolver os problemas que o país enfrenta”, disse ele, acrescentando que alguns líderes da oposição estão “especulando” em cima de agitação ou tentando tirar proveito de tais problemas.

Ele também comentou sobre seu possível sucessor. “Antes de tudo, eu ainda estou no cargo”, ressaltou. “Em segundo lugar, claro que vou me decidir em algum momento e não teria problema em declarar minhas preferências [sobre um sucessor], afirmou. “Mas, acima de tudo, apenas os eleitores, os cidadãos russos, podem decidir quem vai governar sua região, cidade, estado ou país.”

Fonte: DW

21 Comentários

  1. boa usando de ironia para o ganso do fbi que trabalha para os Clinton
    trump não é nenhum santo ,mas os Clinton são bem piores ,sera que os estados unidos vao se transformar em uma republicas de bananas e dar um golpe no presidente eleito democraticamente
    os Clinton esta parecendo o aebrio never o rei dos coxinhas .

  2. Putin cometeu um erro diplomático e histórico gigante que afundou por décadas o sonho dos russos de fazerem parte do Ocidente branquelo.. A tal anexação forçada e prepotente da Crimeia.
    Não adianta querer dar uma de bom moço para a mídia da Europa ou EUA o estrago foi feito.
    E levará muitos anos para os cossacos reconquistarem a confiança perdida, que com a queda da URSS vinha sendo conquistada.

    E pelo jeito a tal oposição interna não é cega.

    • O Putin só mostrou para o resto do mundo …que o planeta não é do ocidente como os americanos e europeus pensam … não sei se você percebeu que ultimamente até a mídia ocidental … vem falando que eixo do poder global econômico aos poucos está inclinando para o lado do oriente … deve ser esse o desespero dos poderosos do ocidente … em especial dos americanos

    • Diplomaticamente pode não ter sido uma boa. Mas se você entende de geopolítica, a OTAN queria tomar a base russa e encurralar a frota russa no mar negro. Será que os EUA tolerariam a tomada do México pela Rússia ou China e o fechamento do Golfo do México pelos russos ou chineses?

    • A ocupação da Criméia foi o grande acerto de Putin, retirou das mãos dos EUA a vitoria que pretendiam obter com a “revolução colorida da praça Maidan”: Sebastopol.

      Apenas uma pessoa cega para os desenvolvimentos geopolíticos pode afirmar que isto foi um “erro”…

      ademais, caríssimo personagem, os “cossacos” não querem ganhar confiança de ninguém. É a sua ótica subserviente que se revela nas suas palavras.

      • Os ucranianos apenas, como toda pessoa lúcida do mundo, acreditam muito mais nos valores humanos cristãos ocidentais que na mixórdia de valores e desvalores dos orientais, e assim estavam determinados a fazerem parte ativa da Europa, até que seu presidente Viktor Yanukovych, pró Rússia, resolveu botar tudo a perder. O escorraçaram do Poder com toda a razão. Absolutamente nada de revolução colorida alienígena, mas ucraniana preto no branco.
        E,
        Ironicamente na Rússia seus cossacos tanto querem confiança e até integração ocidental que seu ditador Putin volta e meia vem com a historinha de que não entende a prevenção europeia quanto a Rússia, um país que não é ameaça para ninguém.
        Só que para azar dele a história do século passado e a recente “Crimeia” atestam o contrário.
        A anexação da Crimeia foi mesmo um chute no balde na integração ocidental da Rússia (que afinal é de maioria cristã), doravante será um país em permanente conflito com a tal caracterização euro asiática.

        Quanto a geopolítica: Os russos possuem várias cidades no litoral do Mar Negro. Ainda que tenham acumulado forças numa base importante em Sebastopol, Suas posses no Mar Negro não se resumem a esta cidade certamente ucraniana. Essa desculpa geopolítica para anexação da Crimeia não cola. Tanto é que nunca foi a argumentação de Moscou. A desculpa desde o início foi os moradores com sangue e idioma russo na região necessitados da proteção da Rússia.

        Quanto a atual Crimeia, os seus cidadãos russos estão mais pobres do que quando ligados a Ucrânia, a coisa de apenas cerca de três anos. Entraram pelo cano.

      • “”Quanto a atual Crimeia, os seus cidadãos russos estão mais pobres do que quando ligados a Ucrânia”” onde vc viu isso? Pode mostrar?

      • (…)Os ucranianos apenas, como toda pessoa lúcida do mundo, acreditam muito mais nos valores humanos cristãos ocidentais que na mixórdia de valores e desvalores dos orientais, e assim estavam determinados a fazerem parte ativa da Europa, (…)
        .
        .
        Primeiro .. a Russia, é considerada uma nação europeia ou asiática ?
        .
        Segundo … até onde sei, a maioria da população russa, a sua base religiosa é de cristão ortodoxo .

      • Esse é um dos motivos porque a anos, desde o Afeganistão, e agora na Síria, lutam contra os fundamentalistas do Islã.

      • A questão ai e de ranço histórico mesmo, ucranianos detestam russos (Poloneses,thecos e albaneses também)

  3. essa é vantagem de ser ocidental, pelo menos o cara ainda tem chances de se defender num tribunal, ou se quiser fugir e pedir asilo em outro país, já se fosse o contrário, no lado oriente como por exemplo a Rússia ou China, ninguém saberia do caso, pq o fulano estaria morto há muito tempo, ou trancafiado num calabouço pro resto da vida.

    Viva o mundo ocidental judaico-cristão !!

    pode não ser perfeito, mas ainda é o mais justo.

      • ao contrário, concordam comigo ! vc é que não interpretou corretamente meu comentário

        mas leia de novo, uma hora vc consegue entender rsrs..

      • Concordam tanto que deram suas vidas e reputação para se tornarem infiltrados no mundo euro-asiático… menino bobinho… sabe nada… INOCENTE… 🙂

    • O problema dos extremistas fundamentalista é esse ..comunista Vs capitalista,conservador Vs liberal, esquerda Vs direita, cristão Vs não-cristão ( outras religiões ), brancos Vs negros,vermelho, amarelos… agora é … ocidente Vs oriente .. adora ter um inimigo na sua amarga vidinha para se sentir que viver vale apena .. sempre precisam de um inimigo para chamar de seu … rsrsr… no paraíso onde não existe guerras, morte, desgraça em geral .. deve ser um verdadeiro inferno .. um tédio .. para essa gente … e depois tem deles que bate no peito e se diz cristão e quer defender valores cristão, até parece que é conhece os valores cristão e os ensinamentos de Cristo, como ” amar o próximo até mesmo aqueles que vos odeiam e te persegue “.
      .
      Não sabem viverem no meio do contraditório, para eles .. a diferencia entre as pessoas é um problema e não uma característica de cada povo e a sua cultura que só faz enriquecer a humanidade e que serve para a evolução do bicho Homem…. buscar a confraternização e ser solidário para com o próximo … é um grande tabu .

Comentários não permitidos.