EUA anunciam venda bilionária de caças ao Catar

Em meio à crise no Oriente Médio, Washington fecha venda de aviões de guerra no valor de US$ 12 bilhões e faz operações navais conjuntas com país árabe, que abriga maior base militar americana na região.

Caças F15: negócio entre EUA e Catar vale 12 bilhões de dólares e pode envolver até 36 jatos

Os Estados Unidos fecharam uma venda bilionária de caças ao Catar e começaram manobras navais conjuntas com o país nesta quinta-feira (15/06), ressaltando seu compromisso com seu aliado militar, apesar da crise entre Doha e governos vizinhos.

Washington tem enviado sinais contraditórios a seu aliado de longa data em relação à sua posição sobre a crise diplomática, desatada após a Arábia Saudita e seus aliados suspenderem relações com o Catar, impondo sanções ao emirado.

Na semana passada, o presidente dos EUA, Donald Trump, expressou seu apoio às acusações contra o Qatar, afirmando que o emirado tem sido “historicamente um financiador do terrorismo em um nível muito alto”.

Mas funcionários do Pentágono e do Departamento de Estado têm se esforçado desde então para tranquilizar o emirado, que abriga cerca de 10 mil soldados americanos, a maior base aérea dos EUA no Oriente Médio e a central de comando para operações militares dos EUA no Iraque, Síria e Afeganistão.

Visita a Washington

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Jim Mattis, recebeu seu homólogo do Qatar, Khalid al-Attiyah, em Washington nesta quarta-feira, para a assinatura do acordo para a venda de caças F-15. “A venda de 12 bilhões de dólares dará ao Qatar uma capacidade detecnologia avançada e aumentará a cooperação de segurança e de interoperabilidade entre os Estados Unidos e Qatar”, disse o Pentágono, sem fornecer detalhes adicionais sobre a venda. A agência de notícias Bloomberg relatou que ela pode envolver até 36 caças.

“O Catar e os Estados Unidos solidificaram sua cooperação militar lutando lado a lado por muitos anos, em um esforço para erradicar o terrorismo e promover um futuro de dignidade
e prosperidade”, disse Attiyah em comunicado.

Os militares americanos haviam anunciado um negócio semelhante de 21,1 bilhões de dólares em novembro, envolvendo 72 caças F-15 para o Catar nos dias finais da administração Obama. Não ficou imediatamente claro se os dois negócios se tratam do mesmo acordo. Representantes do governo do Qatar não responderam imediatamente à essa questão na quinta-feira.

Exercícios militares conjuntos

O Pentágono enviou dois navios de guerra para realizar manobras conjuntas com a Marinha do Catar, no Golfo. Os navios atracaram no Porto Hamad, ao sul da capital Doha, na quarta-feira, segundo o Ministério da Defesa do Catar.

Washington expressou crescente preocupação com o impacto da crise diplomática em suas operações militares contra o “Estado Islâmico”. O secretário de Estado americano, Rex Tillerson, disse na semana passada que a crise estava “atrapalhando” a campanha e pediu que a Arábia Saudita e seus aliados aliviassem seu “bloqueio”.

A Arábia Saudita e seus aliados Emirados Árabes Unidos, Egito e Bahrein disseram que não haverá retomada das relações até o Qatar suspender seu apoio a organizações como a Irmandade Muçulmana, que os quatro governos consideram um grupo terrorista.

Mas o Qatar e seus aliados – liderados pela Turquia – dizem que o emirado tem todo o direito de conduzir uma política externa independente e chamaram as sanções impostas como “desumanas e anti-islâmicas”.

Foto: Meramente ilustrativa

Fonte: DW

8 Comentários

    • Aviões, treinamento ( pilotos e mecânicos) armamento, peças de reposição e manutenção, isso por sei lá, 30 anos? Não, tá no preço justo, é um F15!!!

  1. Se alguėm achava que a temperatura ia escaldar pelos lados do Qatar …ta ai uma balde de agua fria para cima de Riad.. os especialistas do PB vāo dizer o que desta vez? Meia duzia acusavam o Qatar apoiar terrorismo ate Mr Trump apoiou a acçāo de outros paises Arabes contra o Qatar por este apoiar Terrorismo e agora vem vender caças…negocio ė negocio politica aparte mesmo com paises apoiadores de terrorismo?

    • Cada vez mais eu acredito que nos EUA existe dois governos paralelos, um na Casa Branca e outro no Pentágono… difícil saber quem manda por lá !?

  2. “”Washington expressou crescente preocupação com o impacto da crise diplomática em suas operações militares contra o “Estado Islâmico”. O secretário de Estado americano, Rex Tillerson, disse na semana passada que a crise estava “atrapalhando” a campanha “”””
    Atrapalha em que mesmo? De que forma?

  3. Americano e pior coisa tem nessa planeta , USA passa falsa informação para os vizinhos para acusar o Doha e apoiador de terrorista , e depois os americanos venda um grande lotes de armentos , isso já vir na cara , americano e deus e diabo no mesmo tempo , eles vivem com as vendas dos armentos se não morrer de fomer ..

    • vc tem parte de razão mas omitiu muita coisa, mas os EUA não fazem isso sozinhos, a URSS, China, japão imperial, e as outras potências militares antigas ou atuais SEMPRE fizeram isso, e continuam fazendo, umas mais, outras menos.

      a questão é que o EUA tem mais competência que os outros, por isso tem mais resultado de sucessos ao longo da história, ae vemos uma choradeira ideológica sem fim nos comentários.

Comentários não permitidos.