Rússia testará ainda esse ano mais dois protótipos do PAK-FA T-50

Sukhoi T-50 em voo de formação

A Rússia testará ainda esse ano outros dois protótipos do seu novo caça de quinta geração, o PAK-FA T-50, declarou hoje Mikhail Pogosyan, presidente da empresa aeronáutica russa OAK. Mikhail Pogosyan destacou que outros três protótipos estão em fase de testes.

“Antes do término do ano, outros dois protótipos do T-50 vão participar de provas de voo que realizaremos conjuntamente com o Ministério da Defesa”, afirmou Mikhail Pogosyan ao comparecer hoje na abertura da 10ª edição da Feira Aeronáutica MASK 2011 que acontece na cidade de Zhukovsky, nas cercanias de Moscou.

O caça russo de quinta geração Sukhoi PAK-FA T-50 voará pela primeira vez ante o público em Zhukovsky e será o “carro-chefe” do aparato militar mostrado na feira.

Fonte: O Informante

12 Comentários

  1. Caro Fério,

    Apesar de termos perdido a chance de entrar no desenvolvimento, nada impede compremos esse caça no futuro. Vai depender mais da disposição econômica e política que outra coisa.

    Apesar que, com os políticos que temos, não se pode ter muitas esperanças.

    []’s

  2. Nick o problema de operarmos esse vetor não é uma questão política ou econômica e sim a disposição da nossa Força Aerea em utilizar esse caça.

  3. e pensar que o PAK-FA T-50 é apenas o primeiro de muito, vai ter um modelo especial para india com apenas uma turbina igual o F 35.

    acho que o brasil tinha que compra uns 100 T-50 e mais uns 200 modelo indiano com apenas uma turbina aew sim teriamos poder pra dizer não pro eua.

  4. Caro barca,

    Apesar de existirem opiniões de que a FAB tem “alergia” à equipamentos russos, não acredito muito nisso não. O que existe é a tradição da FAB em operar equipamentos americanos. E por vários bons motivos. Mas, por exemplo os Mirage são franceses. E a FAB chegou a considerar comprar MIG-21 de origem chinesa.

    Mas se fosse oferecido o PAKFA, duvido que a FAB não quisesse operar.

    []’s

  5. Alguns continuam com visão limitada de pensarem que impressões ou preferencias de alguns significa a vontade da maioria ou mesmo se traduz em filosofia.Os tempos mudaram amiguinhos.Durante a LAAD a FAB confirmou aos Russos que ainda este ano assinaria o contrato para mais aquisições de MIs.A MB ja namora este Heli ou outros modelos da mesma procedencia.O EB testa algumas coisinhas e ate o momento nenhum deles se manisfetou contrario a estas tecnologias e nem tampouco como muitos mentiam internet afora estarem insatisfeitos com prestação de serviços Russos e a logistica.Encontrem outro argumento para continuarem embasando seus raciocineos tendenciosos movidos por ideologia e aficcionado fanatismo.A aquisição de tecnologias de defesa significam proteção nacional e buscamos com elas autosuficiencia sem subjugações e condicionamentos pois nosso povo estara pagando para isso.

  6. Brasil precissa de T-50 para serem a ponta de lança e uma versão mais barata pra ser a base, igual o modelo que os indianos estão querendo.

    alem de uma versão naval do T-50 pros 2 futuros NAes nucleares do Brasil

  7. Infortunate,
    O assunto “defesa” é consumido nos EUA. Metade do PIB americano está de algum modo ligado ou a defesa ou a indústria aeroespacial.
    Milhões vivem e dependem de modo direto da “defesa”, indo desde o complexo industrial militar, passando pelas forças armadas e chegando a Hollywood.
    Lá, tudo sobre defesa vira notícia. O fato dos problemas do F-22 e F-35 estarem sendo noticiados é reflexo da sociedade americana.
    Não se iluda. Um programa grandioso como o do T-50 é cheio de percalços no caminho, só não são e nem serão noticiados, pelo menos não no mesmo nível dos americanos

  8. Acho que o PAK-FA está sendo conduzido diante de objetivos realistas e mais modestos que os americanos.

    Embora seja um novo projeto, tem algo do Flanker nele. Só essas turbinas já indicam algo mais ‘clássico’. Sem contar que o acabamento dos protótipos parece ainda bem básico…

    Só podemos supor que nem todos os problemas são revelados ao público, mas diante do cronograma, o projeto parece ir bem. Com exceção do F-22 e do F-35, creio que ele vá superar qualquer coisa desenvolvida na Europa e na China por décadas…

    Na falta de outro projeto mais atualizado para complementar o PAK-FA, o caça ‘light’ deverá ser o MIG-35 mesmo. Nada mal, se tiver tudo que prometeram aos indianos, com AESA, TVC, etc, vai ser o caça de geração 4+ dos mais baratos…

    http://en.rian.ru/mlitary_news/20110816/165828040.html

    http://en.rian.ru/mlitary_news/20110816/165821999.html

Comentários não permitidos.