Rheinmetall apresenta proposta do carro de combate KF51 Panther à Romênia em nova joint venture

A Rheinmetall ofereceu o carro de combate principal KF51 Panther à Romênia durante a cerimônia de criação da joint venture Rheinmetall Victoria SA, formada com a empresa local Pirochim Victoria, informou o portal romeno EconMedia. O anúncio ocorre no contexto do programa romeno para modernizar sua frota blindada.

A nova empresa envolve investimento de 500 milhões de euros para estabelecer capacidade de produção anual de 20.000 toneladas de pólvora até 2030, com participação de 49% do lado romeno. Segundo o CEO da Rheinmetall, Armin Papperger, o grupo também está engajado em projetos adicionais no país, incluindo o desenvolvimento de munições de médio calibre e o fornecimento de carros de combate.

A proposta da Rheinmetall ocorre enquanto o Ministério da Defesa da Romênia avança com o plano de substituição de seus carros de combate TR-85 e T-55. O programa prevê a aquisição de 270 carros de combate e 88 veículos de apoio em duas fases. A primeira já foi aprovada e inclui 54 carros de combate M1A2 SEPv3 Abrams e 12 veículos de apoio, ao custo de US$ 2,53 bilhões, por meio de acordo com os Estados Unidos.

Hoje, a Agência Europeia de Defesa (EDA) lançou um novo projeto para estabelecer uma extensão de comunicação segura para a Arquitetura Genérica de Veículos da OTAN (NGVA) em termos de segurança funcional. O projeto, que terá duração de 24 meses e um orçamento de € 3,5 milhões, é o primeiro passo de uma série de projetos Safe NGVA que visam, em última instância, desenvolver e testar demonstradores físicos em ambientes relevantes nas segunda e terceira fases.

A segunda fase, estimada em cerca de 6,5 bilhões de euros líquidos, prioriza a construção de capacidade industrial nacional. Essa etapa deverá definir a escolha entre três modelos: KF51 Panther (Rheinmetall), Leopard 2A8 (KNDS Deutschland) ou K2Ex (Hyundai Rotem), reduzindo a probabilidade de aquisição adicional de carros de combate norte-americanos.

No caso do KF51 Panther e do Leopard 2A8, parte do financiamento poderá vir do fundo europeu SAFE, do qual Bucareste tem acesso potencial a 16,68 bilhões de euros, embora cerca de 6 bilhões já estejam comprometidos com melhorias de infraestrutura.

O KF51 Panther, apresentado em 2022, é um projeto de nova geração equipado com canhão de 130 mm e sistemas digitais modulares. A Rheinmetall tem buscado parceiros europeus para produção local do modelo, uma abordagem alinhada ao foco romeno em desenvolver indústria de defesa própria.

A decisão final da Romênia está prevista para ocorrer após a conclusão dos estudos industriais e logísticos relacionados à segunda fase do programa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *